LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Desempenho do Samsung Galaxy J7 Pro | Teste de velocidade oficial do TudoCelular

12 de janeiro de 2018 10

Estamos com o Galaxy J7 Pro em nossa bancada novamente para o teste de desempenho, que consiste em cronometrar o tempo de abertura de uma série de aplicativos, resultados em benchmarks e medição de quadros por segundo em jogos.

Primeiro, vamos rodar o teste de velocidade, que cronometra o tempo que o dispositivo leva para abrir e reabrir uma lista de 12 aplicativos selecionados. Depois, serão cinco ferramentas de benchmarks: AnTuTu, GeekBench, 3D Mark, GFX Bench e Gamebench.

Lembrando que estamos lidando com um dispositivo que tem o chipset Exynos 7870, um octa-core de clock máximo a 1.6 GHz e 3GB de memória RAM.

Teste de velocidade

Nosso teste de desempenho começa com a contagem do tempo que o dispositivo leva para abrir 12 aplicativos selecionados, em uma lista que começa com o relógio, para cronometrar, e vai para outras aplicações nativas, de câmera, galeria e configurações, e parte para apps populares, como Facebook, WhatsApp, Chrome, Netflix, Spotify e Adobe Photoshop Mix, fechando com os jogos Pokémon GO e Asphalt 8.

A abertura dos 12 aplicativos levou 1 minuto e 10 segundos, uma marca bastante interessante para um dispositivo intermediário.
E, apesar de ter 3GB de RAM, o dispositivo recarregou quase todos os aplicativos, precisando de mais minuto e 09 segundos para realizar a segunda volta.

O tempo total, que calcula também os milésimos, foi de 2 minutos e 20 segundos. Não chega a ser uma marca ruim, mas também não é suficiente para o J7 Pro se inserir entre os melhores da categoria.

AnTuTu

Então, vamos passar para os testes de benchmark. Vamos utilizar cinco ferramentas, sendo que a última é de medição em jogos. Mas vamos do início.

O AnTuTu é um dos aplicativos de benchmark mais populares. Passamos o teste no Galaxy J7 Pro, que rodou bastante travado, o que é normal para um dispositivo com hardware intermediário.

O resultado ficou na casa dos 48 mil pontos, o que está dentro do esperado para um chipset de oito núcleos que rodam no máximo a 1.6GHZ. O J5 Pro ficou cerca de 2 mil pontos abaixo, com 2GB de RAM e o mesmo processador.

GeekBench

A segunda ferramenta é o GeekBench, começando pelo teste de CPU, que avalia o desempenho dos núcleos do processador trabalhando individualmente e em conjunto. No single-core, o J7 Pro alcançou 730 pontos, resultado que pula para 3.701 no multi-core. Novamente, dentro do esperado.

Passamos também o teste de GPU, para avaliar o desempenho da placa Mali-T830 MP2 que tem no interior desse dispositivo. O resultado foi de 2.331 pontos. Mais uma vez, nada fora do comum.

3D Mark

A terceira ferramenta de benchmark que utilizamos é o 3D Mark, que avalia o desempenho da GPU com renderizações 3D bastante pesadas, que não rodam muito suave nem mesmo em dispositivos top de linha. O aplicativo sugeriu o teste Sling Shot Extreme para o J7 Pro, então instalamos esse mesmo e rodamos o teste.

Essa ferramenta agora calcula o resultado com duas APIs diferentes. Na OpenGL 3.1, o J7 Pro cravou 241 pontos. Já pela Vulkan, ficou em 178.

GFX Bench

Mais um aplicativo de benchmark que foca no desempenho da GPU. O TudoCelular roda aqui dois testes diferentes.

O primeiro deles é o Manhattan 3.1, que é feito na resolução Quad HD offscreen e em Full HD, também offscreen. Além desses dois, passamos o teste com a tela ligada, que utiliza a resolução nativa do aparelho, que é o 1080p nesse caso. Esse teste utiliza a API OpenGL 3.1.

O outro teste que passamos é o T-Rex, em dois casos: com a tela desligada, em Full HD, e com a tela ligada, na resolução do dispositivo, que também é Full HD no J7 Pro. Esse teste utiliza a API OpenGL 2.0.

Os resultados com a tela ligada foram de 3,2 fps no Manhattan e 12 fps no T-Rex. Você pode conferir todos os resultados na captura de tela acima.

Gamebench

Agora a medição de quadros por segundo em jogos. Essa etapa é realizada com o auxílio do Gamebench, aplicativo que nos ofereceu uma conta premium, permitindo que a gente realize testes mais profundos.

Escolhemos seis títulos bastante populares na Google Play Store para essa medição, indo de jogos mais leves e casuais até um mais pesado e bastante recente.

Começando por Asphalt 8, tivemos 18 fps com um estabilidade de 70%. Essa média ficou bem baixa para o que costumamos ver em intermediários. Já em Asphalt Xtreme, conseguimos a média esperada, de 30 fps, com uma estabilidade de 82%. Lembrando que boa parte dos jogos da Gameloft bem travada para rodar no máximo a 30 fps, e você pode obter desempenho mais suave ajustando as configurações.

Em Modern Combat 5 o J7 Pro alcançou 39 quadros por segundo, mas com 66% de estabilidade. O jogo mais pesado da lista, Injustice 2, teve uma média de 15 fps, com estabilidade de 48%, apenas. Apesar disso, dá para jogar até que tranquilamente, se você não for muito exigente.

E finalizando com os jogos mais leves, temos o Clash Royale, que marcou 54 fps com estabilidade de 73%. E o clássico Subway Surfers, que também não atingiu o máximo, ficando em 57 fps, com 95% de estabilidade.

Conclusão

No Galaxy J5 Pro, tivemos um desempenho um pouco melhor em jogos por conta da resolução HD. Mas o J7 Pro adotou o Full HD, com o mesmo chipset, e não sofreu tanto em comparação com o irmão menor, ficando bem próximo.

O desempenho geral de abertura de aplicativos é ainda melhor, por conta dos 3GB de memória RAM que, no entanto, não conseguiram segurar nossos 12 aplicativos abertos para a segunda volta.

Enfim, para quem quer um dispositivo intermediário, temos aqui uma boa opção, que não vai te deixar na mão nas tarefas do dia a dia e pode oferecer uma boa diversão com jogos, desde que você evite os mais pesados - ou não se importe com desempenho com alguns soluços.

Lembrando que já fizemos o teste de bateria nesse dispositivo. Mas, e aí, o que você achou? Compartilha sua impressão aí no campo de comentários.

Roteiro, gravação e produção Felipe Junqueira.

O Samsung Galaxy J7 Pro está disponível na Americanas por R$ 1.003. O custo-benefício é bom e esse é o melhor modelo nessa faixa de preço. Para ver as outras 37 ofertas clique aqui.
(atualizado em 14 de novembro de 2018, às 10:50)

10

Comentários

Desempenho do Samsung Galaxy J7 Pro | Teste de velocidade oficial do TudoCelular

OnePlus 6 e Redmi Note 5 entram na lista dos 15 aparelhos mais radioativos

Huawei no Brasil fará diferença? Positivo fecha trimestre no vermelho

Samsung Galaxy J7 Pro ou Motorola Moto G5S Plus? Comparativo TudoCelular ajuda a escolher

Ranking TudoCelular: gráficos com todos os testes de desempenho e autonomia até junho