21 Junho 2018
A Asus liberou a atualização do Android Oreo para o ZenFone 4, e o TudoCelular fez o update e está refazendo os testes de bateria e velocidade para saber se algo mudou. O resultado da bateria você já viu, agora vamos acompanhar como ficou o desempenho.
Lembrando que nosso teste de desempenho se dá em duas etapas: o teste de velocidade oficial do TudoCelular, que cronometra o tempo de abertura e reabertura de 12 aplicativos selecionados; e as pontuações em benchmarks, utilizando ferramentas populares.
Para o nosso teste de velocidade, vamos cronometrar o tempo que o dispositivo demora para abrir e reabrir 12 aplicativos, começando pelo relógio e seguindo com os nativos Câmera, Galeria e Configurações, para depois partir para alguns populares: Facebook, WhatsApp, Chrome, Netflix, Spotify e Adobe Photoshop Mix. Para encerrar, os jogos Pokémon GO e Asphalt 8.
Estamos aqui com a variante que tem o Snapdragon 660, um chipset de oito núcleos, sendo que quatro rodam a 2,2GHz e outros quatro atingem o máximo de 1,8 GHz. A placa gráfica é a Adreno 512, e esse modelo tem 6GB de memória RAM. Um intermediário bastante poderoso.
E que conseguiu realizar a primeira rodada em 49 segundos e 32 milésimos, fechando a segunda com apenas 18 segundos e 16 milésimos, num total de 1 minuto e 7 segundos para o teste inteiro, reduzindo em dois segundos a marca obtida com o Android Nougat.
Passando para as ferramentas de benchmark, começamos com o AnTuTu, um dos aplicativos mais populares do segmento na Google Play Store.
O ZenFone 4 conseguiu rodar as imagens com bastante suavidade, mostrando um poder de renderização muito bom para um dispositivo intermediário.
O resultado final foi de pouco mais de 115 mil pontos, subindo uns 4 mil pontos do que obtivemos antes. Nada demais, visto que os resultados desses testes variam, e a faixa de pontos manteve-se a mesma.
No GeekBench a gente começa com o teste de CPU, para avaliar o desempenho dos núcleos do processador trabalhando individualmente e em conjunto.
No single-core, foram 1.611 pontos, enquanto no multi-core o ZenFone 4 atingiu 5.830 pontos. Praticamente a mesma pontuação que vimos com o Nougat.
Já no teste de GPU, que avalia o desempenho da placa gráfica, o GeekBench apontou 5.661 pontos, também quase a mesma coisa de antes.
Nossa terceira ferramenta é o 3D Mark, que faz pesadas renderizações em 3D para avaliar, novamente, o desempenho da GPU. Essa ferramenta passou por uma mudança recentemente, e passou a adotar testes com a API OpenGL e também com a Vulkan, apresentando duas pontuações distintas.
O aplicativo sugeriu para a gente o teste Sling Shot Extreme, então baixamos esse mesmo e passamos no ZenFone 4, que retornou uma taxa de 1.362 pontos pela API OpenGL 3.1 e 1.078 na API Vulkan. Mais uma vez, ficou na mesma casa do teste feito anteriormente.
O GFX Bench é mais um aplicativo de benchmark que foca no desempenho da GPU, com o qual o TudoCelular costuma passar dois testes, em situações on e offscreen.
No Manhattan 3.1, são duas resoluções de tela no offscreen, além da resolução nativa onscreen. No caso do ZenFone 4, foram testes em Quad HD e Full HD, sendo essa última a resolução utilizada pelo dispositivo. Nesse teste, é utilizada a API OpenGL 3.1.
O segundo teste é o T-Rex, que é realizado em Full HD offscreen e também na resolução nativa, que também é o 1080p aqui no smartphone da Asus. A API utilizada aqui é a OnpenGL 2.0.
Os resultados com a tela ligada foram de 15 fps no Manhattan e 49 quadros por segundo no T-Rex. Acima, você pode ver as capturas de tela com todos os resultados e mais alguns detalhes.
Para a medição da taxa de quadros em jogos, que realizamos com a ferramenta Gamebench, para a qual nos foi fornecida uma conta premium, tivemos problemas no ZenFone 4 atualizado para o Oreo.
Sempre que configurávamos o dispositivo para a coleta de dados, ele deixava de funcionar logo que desconectávamos do PC. Então, os testes foram feitos com o cabo conectado, o que nos impediu de medir o consumo de bateria.
Mas a taxa de quadros, ao menos, pode ser calculada. Eis os resultados que obtivemos nos seis títulos selecionados:
- Asphalt 8: 30 fps com 87% de estabilidade;
- Asphalt Xtreme: 30 fps com 94% de estabilidade;
- Clash Royale: 59 fps com 98%;
- Injustice 2: 30 fps com 73% de estabilidade;
- Modern Combat 5: 28 fps com 83% de estabilidade;
- Subway Surfers: 60 fps com 99% de estabilidade.
Apesar de termos visto o teste de desempenho ser realizado com dois segundos a menos, o que apenas reforça a segunda colocação deste smartphone na lista dos intermediários mais rápidos que já testamos, não há grande diferença no desempenho do ZenFone 4 com a atualização para o Android Oreo.
O dispositivo já era muito rápido, e contionua a entregar ótima performance para além das tarefas do dia a dia. Pelo preço que a Asus cobra pelo aparelho, é o mínimo que poderíamos esperar.
Lembrando que já fizemos o teste de bateria nesse dispositivo. Há uma variante com o processador Snapdragon 630 que o TudoCelular ainda vai testar, então fique ligado em nosso site e canal do YouTube.
Roteiro, gravação e produção Felipe Junqueira.
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