LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Fique atento! Avisos por SMS de desastres naturais chegam a três estados brasileiros

16 de janeiro de 2018 2

Em setembro do ano passado, a Anatel anunciou que iria expandir o sistema de alertas de desastres naturais por SMS em todo o Brasil. No mês de novembro, os moradores de São Paulo foram agraciados com o serviço. Agora, mais três estados passam a receber as mensagens de texto com os avisos.

Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás passaram a integrar o sistema de avisos de desastres naturais por SMS desde esta segunda-feira. Desenvolvido por Anatel, Defesa Civil e operadoras de telefonia móvel, o torpedo poderá indicar quando há tempestades, vendavais e outros fenômenos, através da mensagem a seguir:

“Defesa Civil Nacional informa: novo serviço de envio de SMS gratuito com alertas de área de riscos. Para se cadastrar responda para 40199 com CEP de interesse”

O serviço, além de São Paulo, estava presente em outras localidades, como Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Até o momento, 1,9 milhão de pessoas se inscreveram no sistema, o qual já mandou 1,7 mil avisos e 24 milhões de torpedos desde 2017.

Quem envia os alertas são a própria Defesa Civil de cada estado e o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), auxiliados pela ABR Telecom, na parte tecnológica.

Em 19 de fevereiro, a Anatel ainda pretende expandir o projeto para Distrito Federal, Mato Grosso e Tocantins. Já no dia 19 de março, os estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão, Pará, Amapá, Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima completarão a lista.


2

Comentários

Fique atento! Avisos por SMS de desastres naturais chegam a três estados brasileiros

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas