LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Resultados: OnePlus 5T, iPhone X, Razer Phone e PH-1 | Comparativo de câmeras TudoCelular

21 de janeiro de 2018 39

Após uma semana de votação chegou a hora de revelar o vencedor do nosso comparativo de câmeras. O iPhone X já havia participado de outro comparativo, onde acabou perdendo para o Galaxy Note 8. Agora vemos que o smartphone da Apple teve melhores resultados contra o OnePlus 5T, Razer Phone e Essential PH-1.

Em nosso comparativo usamos o modo automático de cada câmera, mesmo em aparelhos que oferecem ajustes manuais, como é o caso do OnePlus 5T. No entanto, tenha em mente que é possível registrar fotos melhores do que foi visto em nosso comparativo ao regular ISO, exposição, balanço de branco e velocidade do obturador corretamente em cada cena.

Especificações técnicas

Todos os aparelhos do nosso comparativo contam com câmera dupla na traseira. O OnePlus 5T é o que entrega a maior resolução nas suas três câmeras, sendo 16 e 20 MP na traseira e 16 MP na frontal. iPhone X e Razer Phone entregam 12 MP em ambos os sensores na traseira, mas o smartphone voltado para gamers tem câmera frontal com resolução superior, sendo 8 MP contra 7 MP.

O OnePlus 5T é o que apresenta a maior abertura focal, mas não é o smartphone que registra as fotos mais claras em ambientes com pouca luz. Neste tipo de cenário é o Razer Phone que se sobressai, mas forçando ISO e exposição para registrar fotos claras, o que resultada em imagens granuladas. Na parte frontal ele e o 5T entregam a maior abertura (f/2.0), contra f/2.2 do iPhone X e Essential PH-1.

Todos os modelos gravam vídeos na resolução 4K. O diferencial fica para o iPhone X que captura 60 quadros por segundo, entregando uma imagem mais fluida do que os 30 fps registrados pelos demais aparelhos. Na parte frontal, no entanto, quem se destaca é o Essential PH-1, capaz de gravar em 4K, enquanto os demais filmam em Full HD.

Agora descubra a ordem dos smartphones usados no teste:

  • Smartphone 1: Razer Phone
  • Smartphone 2: Essential PH-1
  • Smartphone 3: iPhone X
  • Smartphone 4: OnePlus 5T
77.7 x 158.5 x 8 mm
5.7 polegadas - 2560x1440 px
71.1 x 141.5 x 7.8 mm
5.71 polegadas - 2560x1312 px
70.9 x 143.6 x 7.7 mm
5.8 polegadas - 2436x1125 px
75 x 156.1 x 7.3 mm
6.01 polegadas - 2160x1080 px
Ir para página de comparação

Para chegarmos aos resultados que estão listados mais abaixo, utilizamos a seguinte metodologia com criação do ranking individual e final. Cada smartphone recebeu uma pontuação em cada comparativo individual, onde a soma de todos os pontos revelou o vencedor. Foram usados os seguintes pesos:

  • Primeiro colocado: 4 pontos
  • Segundo colocado: 3 pontos
  • Terceiro colocado: 2 pontos
  • Quarto colocado: 1 ponto

Explicações básicas dadas, vamos aos resultados!

Foto 1

No primeiro comparativo vemos o Razer Phone sair na frente, com uma imagem mais equilibrada que os demais. O PH-1 deixou a foto muito clara, o que sacrificou alguns detalhes do cenário. O iPhone X e o OnePlus 5T registraram as fotos mais escuras, sendo o modelo chinês o pior neste aspecto.

Foto 2

Em nosso segundo comparativo temos um objeto fotografado sob luz solar direta. O iPhone X apresentou as cores mais frias dos quatro aparelhos analisados, enquanto os demais apresentaram um bom equilíbrio entre luz e contraste. A vitória vai para o PH-1 que entregou a imagem mais clara, e também com o maior nível de detalhes, seguido do Razer Phone.

Foto 3

Os leitores acabaram elegendo o Razer Phone como o melhor neste comparativo, mas se você ampliar a imagem verá que há uma perda de detalhes considerável nos objetos mais distantes do cenário – o mesmo acontece com o PH-1. Aqui o OnePlus 5T fez um melhor trabalho, mantendo boa parte dos detalhes e entregando um melhor equilíbrio que o iPhone X.

Foto 4

Em nosso primeiro comparativo de macro vemos uma boa disputa entre o Razer Phone e o iPhone X. O primeiro foi o mais votado dos leitores, mas ele acabou perdendo os detalhes de algumas pétalas das flores devido à exposição exagerada. O smartphone da Maçã entregou um melhor equilíbrio aqui. O PH-1 deixou a imagem muito amarelada, além de entregar uma foto inferior à do OnePlus 5T.

Foto 5

Agora com o HDR ligado, vemos o OnePlus 5T ficar em último, com uma imagem cheia de artefatos e objetos fora de foco. O PH-1 acabou registrando uma imagem inferior com o HDR, reduzindo o contraste ao entregar cores sem vida. O iPhone X fez um bom trabalho, mas as sombras muito saturadas mataram alguns detalhes da imagem, deixando a vitória para o Razer Phone.

Foto 6

Aqui temos um cenário mais complexo. Ao analisar apenas a captura de luz e cores, o Razer Phone foi o que fez o melhor trabalho – sendo este o mais votado pelos leitores. No entanto, o foco deste comparativo está em analisar os objetos distantes, e aqui é onde o Razer é justamente o pior. O OnePlus 5T e iPhone X levam a melhor, sendo a vitória do smartphone da Apple.

Foto 7

Para quem curte tirar fotos de comida, saiba que o OnePlus 5T é o melhor neste aspecto. Ele foi capaz de registrar os detalhes dos grãos de café no topo do milk-shake. No entanto, ele não ofereceu o mesmo bom equilíbrio entre luz e saturação como visto no iPhone X ou a nitidez do Razer Phone. O Essential PH-1 foi que entregou as cores mais frias, o que não agradou aos leitores do TudoCelular, deixando o smartphone em último colocado.

Foto 8

Com exceção do PH-1, os demais aparelhos oferecem um atalho para aplicar zoom de 2x. No caso do iPhone X e Razer Phone este zoom é óptico, enquanto no OnePlus 5T é digital. Curiosamente, o Razer ofereceu uma imagem menos nítida do que a do PH-1, que precisou “esticar” a imagem para aplicar o efeito de zoom. Desta forma, o smartphone da Essential leva a vitória, mas o iPhone X e OnePlus 5T também registraram boas imagens.

Foto 9

O Razer Phone exagera na exposição em fotos com pouca luz, gerando imagens muito claras e com muitos ruídos. Algumas pessoas preferem fotos mais claras, mesmo que ofereçam imagens mais granuladas. OnePlus 5T e PH-1 apresentaram grande perda de qualidade, dando a vitória para o iPhone X que entregou a imagem mais nítida dos quatro.

Foto 10

Em foto noturna vermos o mesmo problema de exposição exagerada do Razer Phone, o que resultou em uma imagem muito clara e granulada. O PH-1 não ficou muito atrás e também revelou uma foto cheia de ruídos. O OnePlus 5T não peca tanto neste aspecto, mas ficou abaixo do iPhone X, o vencedor de mais um comparativo com pouca luz.

Foto 11

Agora com o HDR ligado vemos o OnePlus 5T matar todos os detalhes dos cantos escuros da imagem, enquanto o Razer entregou as cores mais lavadas, mostrando que o aparelho faz melhor uso do HDR quando há boa iluminação. O PH-1 buscou oferecer um bom equilíbrio entre luz e contraste, mas perdeu para o iPhone X, que leva mais uma vitória em comparativo noturno.

Foto 12

O Razer Phone com sua mania de deixar as fotos mais claras acabou matando os detalhes das flores. O PH-1 fez um melhor trabalho, mas ficou abaixo do que foi entregue pelo iPhone e OnePlus. O smartphone da Apple, no entanto, acabou deixando a imagem amarelada, enquanto o 5T foi o que chegou mais próximo do cenário real.

Foto 13

Também tiramos fotos com flash ligado para ver qual oferece a iluminação mais equilibrada. Todos os modelos trazem flash duplo em LED, onde apenas o OnePlus 5T não oferece dois tons diferentes. O PH-1 acabou deixando a imagem mais amarelada, enquanto os demais apresentaram o mesmo tom e nível de iluminação. No geral, o iPhone X foi o que entregou o melhor equilíbrio.

Foto 14

Em nosso comparativo com a câmera frontal vemos que alguns smartphones usam pós-processamento agressivo para entregar uma selfie mais bonita. O OnePlus 5T é um exemplo disso, que resultou na imagem mais artificial dos quatro, mas sendo a favorita dos leitores do TudoCelular. O PH-1, no geral, foi o que entregou a imagem mais equilibrada dos quatro, sendo o vencedor em nosso comparativo.

Foto 15

Por fim, temos um comparativo com a câmera frontal em cenário noturno. Aqui o iPhone X e PH-1 entregaram as imagens mais granuladas e com grande perda de detalhes. O Razer Phone tentou fazer um bom trabalho, mas não entregou a mesma nitidez do rival chinês. Desta forma, a vitória acaba indo para o OnePlus 5T, mesmo com seu embelezamento facial artificial.

Pontuação final

Talvez este tenha sido um dos comparativos de câmera mais acirrados do TudoCelular. Nenhum smartphone se destacou de forma evidente sobre os demais, em muitos casos foi necessário ampliar as fotos para vermos as diferenças entre cada. Computando os pontos dos votos dos leitores e da equipe do TudoCelular chegamos ao total abaixo:

  • iPhone X: 417 pontos
  • OnePlus 5T: 396 pontos
  • Essential PH-1: 346 pontos
  • Razer Phone: 342 pontos
Potência do flash

Em nosso comparativo de câmeras também medimos a potência da iluminação do flash de cada smartphone, recurso que pode influenciar na qualidade de capturas noturnas. Utilizando um luxímetro chegamos aos números apresentados mais acima, em unidades de medição de luz por metro quadrado (100x lux), indicando que quanto mais alto for o número, mais potente é o flash para iluminar ambientes escuros.

Resultados:

  • Razer Phone: 1.520 lux
  • Essential PH-1: 1.360 lux
  • iPhone X: 1.670 lux
  • OnePlus 5T: 1.050 lux
Conclusão em fotos

O Razer Phone é capaz de registrar boas fotos em ambientes bem iluminados, muitas vezes entregando resultados mais equilibrados que seus rivais. Seu maior ponto fraco está nos ambientes com pouca luz, onde a câmera exagera na exposição e ISO para entregar fotos mais claras, mas em contrapartida registra imagens muito granuladas. Além disso, seu zoom óptico não é muito eficiente e o foco automático do aparelho é o mais lento dos quatro.

O PH-1 fez uma disputa bastante acirrada com o Razer, revezando pela medalha de ouro em alguns cenários. Ele também peca em ambientes com pouca luz, mas não chega a exagerar na exposição para forçar entregar fotos mais claras. De qualquer forma, também apresenta um alto nível de ruído em cenas escuras. Seu foco automático é razoavelmente rápido e o zoom digital não gera tanta perda na qualidade das imagens.

O segundo mais votado, o OnePlus 5T, é o que tentou superar o iPhone, mas acabou perdendo por pequenos detalhes. Sua câmera não trabalha tão bem sob luz solar direta e também deixa um pouco a desejar em ambientes com pouca luz. No entanto, no geral ele entrega resultados mais equilibrados que o Razer Phone e o PH-1, se destacando especialmente com sua câmera frontal. O zoom digital e o foco automático trabalham bem, mas ficam abaixo do que é oferecido pelo smartphone da Apple.

E o campeão do nosso comparativo é o iPhone X. Ele não venceu a maioria dos testes, mas registou bons resultados em todos – exceto com as selfies, que mostram que a câmera frontal da Apple ainda precisa evoluir muito. O aparelho tem zoom óptico que funciona bem, além de ter o foco automático mais rápido dos modelos analisados. E não podemos esquecer do tão elogiado modo retrato, o mais completo dos modelos analisados. Seu maior ponto negativo está em não oferecer ajustes manuais, como visto no OnePlus 5T. Mas nada que um app de câmera de terceiros não resolva.

Conclusão em vídeos

Como dito anteriormente, todos os modelos do nosso comparativo gravam na resolução 4K. A vantagem para o iPhone X vai para o fato de ser o único capaz de filmar a 60 quadros por segundo. Em termos de estabilização de imagem o OnePlus 5T mostra um sistema eletrônico mais eficiente que o óptico da Apple, mas acaba cortando os cantos do vídeo para estabilizar a imagem, o que deixa o campo de visão mais limitado.

Com a câmera frontal também vemos um melhor trabalho por parte do OnePlus 5T, enquanto os demais entregam vídeos muito tremidos, especialmente o PH-1. O Razer Phone treme menos, mas por ter a menor distância focal acaba limitando o enquadramento, não permitindo que muitas pessoas participem do vídeo.

Em ambiente com pouca luz vemos o mesmo comportamento visto nas fotos. O Razer é o que busca entregar a imagem mais clara, mas exagera nos ruídos com vídeos granulados. O iPhone X tem uma imagem mais escura, mas peca menos que os demais no nível de detalhes. O OnePlus 5T captura uma imagem mais clara que o PH-1, além de melhor estabilização.

Na captura de áudio o Essential PH-1 leva a melhor. O OnePlus 5T registra um som alto, mas captura muito ruído do vento, enquanto o Razer Phone é o pior por registrar o som mais abafado e com ruído metálico de fundo (algo similar ao que vimos no Pixel 2 XL em seu lançamento). O iPhone X é o único que grava áudio mono, e também não entrega um áudio com muita qualidade.

Como importar

Você pode encontrar o OnePlus 5T com 6 GB de RAM por US$ 600 (~R$ 2 mil*) ou o OnePlus 5T com 8 GB de RAM por US$ 569 (preço promocional limitado de R$ 1.916) com frete grátis, mas sem considerar taxas de importação. E se você ainda não sabe como importar, basta conferir nosso passo a passo em uma pauta especial, lembrando que você pode parcelar a compra em até 12x no cartão de crédito.

*Cotação do dia 21/01

  • O OnePlus 5T ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Razer Phone ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Apple iPhone X ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Essential PH-1 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

39

Comentários

Resultados: OnePlus 5T, iPhone X, Razer Phone e PH-1 | Comparativo de câmeras TudoCelular

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas