LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Desempenho do Alcatel A3 Plus | Teste de velocidade oficial do TudoCelular

24 de janeiro de 2018 4

O Alcatel A3 Plus desembarcou em solo brasileiro ao final de 2017, trazendo hardware básico e preço de lançamento fixado em R$ 599 para tentar agradar quem não demanda um poder de processamento tão grande ou outros diferenciais mais elaborados e não quer ou pode gastar muito em um modelo mais robusto.

Depois de realizarmos um rápido unboxing onde tiramos as primeiras impressões com o aparelho, fizemos também um completo teste de bateria, incluindo tempo de carregamento, consumo específico nas mais variadas tarefas e até mesmo um teste prático em tempo real durante todo o dia.

Mais Notícias

Agora, chegou a hora de realizarmos nosso teste de desempenho com o A3 Pus, onde colocaremos o aparelho para abrir alguns aplicativos, executaremos testes de benchmark e jogaremos alguns jogos para ver como ele se sai nestas tarefas, e assim definir se vale ou não pagar o preço cobrado pela Alcatel pelo conjunto oferecido.

Nas especificações técnicas, o A3 Plus conta com chipset Mediatek MT6737, GPU Mali-T720 MP2, 1 GB de RAM e 16 GB de espaço para o armazenamento interno, expansível via microSD. Ele tem ainda uma tela IPS LCD de 5,5 polegadas HD (720 x 1280 pixels), garantindo uma qualidade bacana ao jogar.

Teste prático de velocidade

O nosso primeiro teste consiste em medir quanto tempo o A3 Plus leva para abrir uma dúzia de apps. Na lista selecionada temos os apps nativos de Câmera, Galeria e Configurações, enquanto outros foram baixados, como Facebook, WhatsApp, Chrome, Netflix, Spotify, Photoshop, Pokémon Go e Asphalt 8.

Na primeira volta já vimos que o aparelho não se sairia nada bem, sendo necessários quase 2 minutos e 43 segundos para que todos os apps fossem abertos e pudéssemos retornar ao cronômetro, algo que pesou principalmente nos dois jogos da lista. Como nada é tão ruim que não possa piorar, a segunda volta demorou ainda mais, demonstrando que os apps em segundo plano pesaram o desempenho e tornaram o aparelho ainda mais lento.

Com isso, tivemos uma segunda rodada de 2 minutos e 53 segundos, totalizando inesgotáveis 5 minutos e 36 segundos. Com isso, o modelo da Alcatel ficou à frente apenas de Pop 4 (também da Alcatel), LG X Style, Asus Zenfone 2 Laser e Quantum Muv, conforme pode ser visto em nosso ranking.

AnTuTu

Partindo aos testes de benchmark, começamos pelo AnTuTu. Por aqui, tivemos a pontuação de 27.006 pontos, o que coloca o A3 Plus um pouco abaixo de outros modelos com o mesmo chipset, com estes ficando geralmente acima dos 30 mil pontos.

GeekBench

No GeekBench a situação não foi tão diferente, com o A3 Plus marcando 519 pontos no single-core e 1.331 pontos no multi-core, enquanto alguns rivais passaram dos 600 pontos no single-core e 1.500 pontos no multi-core. No teste de GPU da ferramenta o dispositivo da Alcatel chegou nos 903 pontos, sendo este o primeiro teste onde figurou acima dos rivais.

3D Mark

O 3D Mark foi o teste que mais mostrou as deficiências do A3 Plus, sendo o aparelho incapaz de concluir as versões Sling Shot e Sling Shot Extreme. Devido a isto, tivemos que executar o Ice Storm Extreme, onde o dispositivo ficou acima do Quantum Muv ao marcar 2.446 pontos.

GFX Bench

Fechamos os benchmarks com o GFX Bench, onde o A3 Plus marcou 4,8 fps no Manhattan onscreen, 2,2 fps no Manhattan offscreen, 11 fps no T-Rex onscreen e 6 fps no T-Rex offscreen, provando mais uma vez não ser minimamente capaz de lidar com aplicações gráficas um pouco mais pesadas.

Jogos

Chegamos então ao teste prático com jogos, onde usamos o GameBench para medir a taxa média de quadros por segundo alcançada por eles, bem como o consumo de CPU e RAM. Caso esteja interessado no app, estará disponível mais abaixo um link para download na Play Store, e você pode conferir também o tutorial que fizemos para ajudar a configurá-lo corretamente em seu aparelho.

No Asphalt 8 tivemos a média de 15 fps, com consumo de CPU em 16% e de RAM em 267 MB. Já no Vainglory, que substituiu o Asphalt Xtreme em nossos testes para dar uma maior diversidade, tivemos 29 fps em média, com consumo de CPU em 16% e de RAM em 261 MB. Fechando os títulos mais pesados, temos o Modern Combat 5, que rodou a 22 fps em média com CPU em 22% e RAM em 285 MB.

Nos jogos mais simples e casuais, tivemos 37 fps em média no Subway Surfers e 25 fps no Clash Royale, com o primeiro tendo CPU e RAM em 19% e 233 MB, enquanto o segundo ficou com 10% e 256 MB. O Injustice 2 não permitiu o GameBench rodar em segundo plano por limitações de hardware, então não foi possível fazer a medição nele.

GameBench

Desenvolvedor: GameBench Ltd

Preço: grátis - oferece compras no app

Tamanho: Depende do dispositivo

Conclusão

O Alcatel A3 Plus se mostrou ser um modelo extremamente básico mesmo para usuários que desejam apenas acessar redes sociais e navegar na internet, sendo praticamente inviável para jogos, apresentando lentidão mesmo nos títulos mais simples.

Unindo isso ao fato do dispositivo estar apenas cerca de R$ 70 mais barato que modelos como o Alcatel A3 XL Max, temos uma relação custo-benefício bem ruim, sendo recomendado buscar por outras opções caso você esteja com a grana curta e queira algo minimamente satisfatório.

Mas e você, o que achou da performance do A3 Plus? Compraria o aparelho da Alcatel? Deixe-nos seu comentário abaixo!

Roteiro, gravação e produção por Wallace Moté.

O Alcatel A3 Plus ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

4

Comentários

Desempenho do Alcatel A3 Plus | Teste de velocidade oficial do TudoCelular

OnePlus 6 e Redmi Note 5 entram na lista dos 15 aparelhos mais radioativos

Huawei no Brasil fará diferença? Positivo fecha trimestre no vermelho

Samsung Galaxy J7 Pro ou Motorola Moto G5S Plus? Comparativo TudoCelular ajuda a escolher

Ranking TudoCelular: gráficos com todos os testes de desempenho e autonomia até junho