10 Dezembro 2019
Recentemente, muito tem se falado sobre a decisão polêmica do órgão americano FCC (Federal Communications Commissions) de terminar com a neutralidade da rede no país. Essa resolução acaba permitindo que as empresas de internet aumentem os preços de seus planos e até mesmo cobrem a mais pela liberdade que nós possuímos atualmente.
Porém, há pouco tempo nós anunciamos aqui que falta apenas um voto para derrubar a decisão no congresso dos EUA. E somado a isso, visando ajudar as pessoas que podem estar sofrendo com essa sentença questionável, uma parceria entre a Northeastern University e a Universidade de Massachusetts originou o app "Wehe".
O mesmo está disponível de forma totalmente gratuita nas App Store e Play Store e tem a funcionalidade de analisar se a internet dos seus usuários está sofrendo algum tipo de limitação de velocidade que pode afetar de forma inconveniente aplicativos como Netflix, Skype, Vimeo, Amazon, Spotify e YouTube.
Foi explicado que o Wehe simula a utilização dos aplicativos citados anteriormente. Essa mecânica permite que ele faça uma análise da quantidade de dados que está sendo oferecida pelas operadoras de internet. Se nenhum problema for detectado, a mensagem “No differentiation detected” (Nenhuma diferenciação detectada) será exibida, caso contrário, aparecerá a frase "Differentiation detected” (Diferença detectada).
Essa é uma ferramenta bem útil para aqueles que estão sofrendo com o fim da neutralidade de rede, no entanto, a mesma também pode ser utilizada aqui no Brasil, visto que os provedores podem reduzir a velocidade da internet caso o usuário ultrapasse um determinado limite de dados, por exemplo. Todavia, ele só pode fazer a investigação nos apps citados anteriormente.
O que achou do app criado pelas universidades? Não deixe de comentar e confira que o fim da neutralidade da rede pode acabar com o empreendedorismo na internet, alerta professor.
Comentários