LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Eelo: conversa com criador do "Android sem Google" que protege seus dados | TudoCelular Entrevista

29 de janeiro de 2018 20

Gaël Duval é um veterano em desenvolvimento na comunidade de software livre. Nascido na França e graduado na Caen University, ele criou o Mandrake em 1998, uma distribuição Linux que mais tarde foi renomeada para Mandriva, e se tornou uma das opções mais conhecidas pela sua filosofia de simplicidade.

Depois de sair do Mandriva, ele se tornou CEO da Ulteo, uma outra distro Linux com a mesma proposta de simplicidade. E é essa mesma filosofia que também orienta o eelo, seu novo projeto que oferece um Android sem os serviços da Google.

Após a divulgação da campanha no Kickstarter para viabilizar o eelo, houve uma grande repercussão na mídia. Na verdade, nem o próprio Duval esperava que tanta gente fosse se interessar pelo projeto, e aparentemente os planos ganharam ainda mais impulso.

Após o sucesso da campanha no Kickstarter - o eelo conseguiu quase 400% de sua meta - o TudoCelular conversou com Duval sobre privacidade, segurança, questões técnicas e o futuro do eelo.

Proposta do eelo

Um dos principais objetivos de Duval é se tornar independente das grandes companhias que armazenam dados de usuários. Para isso, o primeiro passo é se livrar de todos os serviços da Google (para quem usa Android) e Apple (para quem usa iOS). Depois, utilizar serviços web de empresas que prezam pela privacidade e seguem práticas éticas.

Além de oferecer um Android que não depende do Google, o eelo trará um conjunto de serviços web - email, mensageiro, hospedagem na nuvem, loja de aplicativos, etc. Mas não para por aí. No futuro, Gaël pretende expandir o ecossistema eelo com uma versão desktop e até mesmo assistente digital alimentado por inteligência artificial.

Gaël Duval, criador do eelo.

No momento, sua equipe ainda está decidindo alguns dos serviços que serão adotados como padrão. Por exemplo, ele pretende tornar o Telegram a opção padrão de mensageiro, mas descobrimos durante a conversa que isso ainda não foi decidido devido a controvérsias na comunidade sobre a segurança do app. O mecanismo de busca deverá ser o DuckDuckGo ou o Qwant. Para redes sociais, Duval confia no Mastodon.

Além disso, o eelo descartará os serviços de proprietários que normalmente usamos para acessar a web, como DNS do Google, em favor de opções mais confiáveis.

Eelo Tokens

Duval também pensa em lançar tokens do eelo, com base na criptomoeda Ethereum. Isso permitira aos usuários obterem acesso a alguns serviços pagos do eelo. Mas calma, estes serviços serão algo à parte, não essenciais para usuários, e terão como objetivo ajudar a manter toda a estrutura. Afinal, nada é de graça para estes desenvolvedores.

Como Duval destaca em seu blog, vender alguns serviços premium, smartphones top de linha com o eelo instalado e alguma consultoria será parte do modelo para manter o projeto e possibilitar os serviços gratuitos. O uso de tokens do eelo poderia ajudar muito nas transações, e também será possível enviar algum "agradecimento" para os contribuidores do eelo.

Design

Quanto ao design, Duval não gosta da interface gráfica de usuário padrão do Android. "Eu acho feio: os ícones não parecem bons, as cores são tristes e não gosto da ergonomia e do comportamento do launcher". Significa que deverá haver muitas mudanças, principalmente com o launcher do eelo.

Notificações também são um elemento que ele pretende alterar, além de grande parte das configurações. Ele pretende buscar algo mais atraente e melhor organizado.

Para ajudar nessa tarefa, ele conta com um "um desenvolvedor muito talentoso" que está interessado no projeto. Ele ajudou em sua primeira colaboração a criar o novo "BlissLauncher", um novo sistema de notificação e um novo "centro de controle".

Descobrimos que sua intenção inicial era criar o sistema para si próprio, mas agora, com o grande interesse do público, ele está disposto a levar o eelo para o maior número de pessoas possível - e não só isso, como também trazer informações e “fatos” sobre privacidade para os que não têm muito conhecimento a respeito.

Durante a conversa, ele nos contou que está criando um instalador geral, para que qualquer pessoa sem conhecimentos de como instalar uma ROM possa ter o eelo em seu dispositivo atual. Também revelou planos, como o de procurar fabricantes de dispositivos que utilizam hardware livre para fornecer um smartphone ainda mais protegido..

A entrevista foi realizada através de chat no Telegram. Confira na íntegra:

TC: Primeiramente, parabéns pelo sucesso no Kickstarter. O projeto alcançou 379%, um ótimo resultado. Você acredita - ou talvez já tenha constatado - que o eelo tenha potencial de atingir um público não tão familiarizado com a comunidade de software livre?

Gaël: Sim, essa é na verdade a finalidade do eelo. Nós não estamos fazendo um smartphone para geeks ou espiões, queremos trazer uma alternativa confiável ao Google e Apple para o maior número de pessoas.

TC: Muitas pessoas acreditam que é ilusão buscar proteção dos dados pessoais nos dias de hoje. O eelo é capaz de nos blindar completamente? Qual será o papel do usuário em manter a privacidade que o sistema proporciona?

Gaël: Provavelmente, usuários muito experientes e geeks podem tomar algumas ações para aumentar sua privacidade. Eles podem escolher quais aplicativos usar, qual rede usar, desabilitar algumas configurações. O eelo pode ajudar a maioria dos usuários a entender melhor os fatos e o desafio da privacidade. Isso é parte de nossa missão.

No entanto, a privacidade pode significar coisas muito diferentes: as pessoas geralmente não gostam de ser "espionadas" pelos estados. Pode acontecer, mas, em geral, em estados democráticos, isso só pode acontecer em um caso judiciário, quando algumas pessoas são suspeitas de cometerem atividades criminosas. Por outro lado, se você considerar as grandes gigantes da Internet, elas são empresas regulares, e as pessoas geralmente não se importam. Por quê?

A razão é que a maioria delas [as empresas] oferece alguns bons serviços gratuitos, e elas parecem legais. Mas "gratuito" como um preço. Na verdade, mais "gratuito" geralmente significa menos "liberdade": as gigantes estão arquivando pessoas, o que elas fazem, o que são, e isso em tempo real. Este é um comportamento maciço, na escala do planeta Terra. Eles fazem isso porque seu modelo de negócios é vender propaganda, e quanto mais o usuário é tem seu perfil traçado, maior será o preço dos anúncios.

Então, todos nós realmente compramos esses serviços "gratuitos" e, entretanto, concordamos em ter essas gigantes usando o perfil de forma massiva. Mas quem sabe o que eles realmente fazem com nossos dados? O que acontecerá se um mal governante pedir esses dados ou estiver os hackeando? Quem sabe se essas gigantes digitais não se transformarão em poderes tão grandes que elas vão ditar aos estados o que eles têm que fazer, incluindo o que cada pessoa deve fazer e quando?

Esse é um verdadeiro desafio ao longo do tempo. Se você considerar a história, essa situação nunca aconteceu antes.

Protótipo funcional do eelo.

TC: Você acredita que o lançamento do eelo chamará a atenção o suficiente para despertar esse incômodo em mais gente?

Gaël: Nossa missão é dupla: informar pessoas e prover a alternativa. Então, muito em breve você verá alguns “fatos” sobre privacidade no eelo.io, porque muitas coisas relacionadas à privacidade permanecem muito desconhecidas, embora estejam claramente descritas em sites como Wikipedia.

Honestamente, quando eu comecei o eelo, eu pensei que seria algo para mim, e meus amigos e família. Mas meus primeiros artigos e a campanha no Kickstarter provaram que muito mais pessoas que imaginei se importam com privacidade de dados. E este não é um assunto geek: quando você explica para pessoas, eles geralmente dizem “uau!”, e começam a se preocupar. Mas muitas mídias de massa não falam sobre isso. Adivinha por que?

TC: O eelo pretende ser simples, com design amigável e fácil de usar. Você espera que ele seja fácil para qualquer perfil de usuário?

Gaël: É exatamente sobre isso que o eelo se trata. Eelo não pretende lançar um dispositivo ultra-seguro para espiões ou agentes do governo. Nós queremos muito mais privacidade para o restante de nós, com produtos legais e atrativos. Nós queremos fazer uma alternativa aos produtos Google e Apple que tenha crédito, com mais privacidade e mais ética.

TC: Para muitos usuários é bastante complicado instalar uma ROM em um dispositivo Android. Como o eelo pretende chegar ao público sem tais conhecimentos?

Gaël: Verdade. Nós estamos trabalhando em um “instalador geral”, mas francamente, eu acho que o eelo estará disponível em dispositivos que usuários podem comprar. Quem gostaria de instalar o iOS em um hardware específico que já possui?

TC: Um projeto com propósitos semelhantes ao eelo (Librem 5) também atingiu a meta de crowdfunding, e eles usarão hardware livre da Purism. Pensa em futuras parcerias com fabricantes como esta para oferecer o eelo com hardware livre?

Gaël: Sim, provavelmente com hardware [livre]. Nós temos uma meta similar, com diferentes caminhos (eelo permitirá que as pessoas usem qualquer aplicação).

TC: Como a equipe pretende lidar com atualizações de sistema? O LineageOS ainda está no Nougat, embora já haja versões não oficiais do Oreo.

Gaël: Nós teremos atualizações on the air para o sistema.

Futuro ecossistema, com eelo para desktop, mobile e alto-falantes inteligentes.

TC: Serviços essenciais serão adotados como padrão, como serviço de e-mail e de armazenamento em nuvem. Quais são os critérios de seleção desses serviços e quantas pessoas fazem parte dessas decisões?

Gaël: O que queremos é oferecer serviços web padrão que vão garantir boa privacidade de dados: busca, email, hospedagem em nuvem em particular. Ao mesmo tempo, usuários avançados serão capazes de definir quais serviços querem usar, até mesmo hospedagem própria, se quiserem.

TC: Você cita a possibilidade de eleger o Telegram como um dos aplicativos padrões do eelo. Entretanto, há muitas discussões dentro da comunidade de criptografia e segurança da informação sobre as práticas do Telegram. Por que não alternativas como Signal, endossada pelo Edward Snowden, ou Wire?

Gaël: O Telegram realmente foi a minha primeira escolha, mas desde então eu li muitas discussões sobre o Telegram e Signal, então isso ainda não foi decidido. O que me vem à mente: se eu colocar o Telegram, eu faço com que os usuários do Signal se aborreçam. Se eu colocar o Signal, deixo os usuários do Telegram chateados. Se eu não colocar um aplicativo de mensagens padrão, a maioria dos usuários irá instalar o Messenger ou o WhatsApp.

Então, talvez eu coloque Telegram e Signal instalados por padrão.

TC: Pretende mexer com a maneira como o Android faz encriptação de armazenamento - um dos pontos frágeis do sistema?

Gaël: No momento, não. Nós não estamos fazendo um dispositivo rígido para serviço secreto. Nós buscamos lançar o mais sofisticado, seguro e privado dispositivo para usuários, com serviços web que não vaza dados do usuário para as gigantes da internet. Este é o primeiro passo do eelo.

TC: O eelo contará com recursos de acessibilidade?

Gaël: Nos primeiros lançamentos, o eelo incluirá recursos de acessibilidade já implementados no LineageOS. Depois podemos melhorar para oferecer melhor acessibilidade.

TC: Você pode nos falar um pouco dos planos para o futuro?

Gaël: Gostaria realmente de fazer do eelo uma alternativa muito visível e bem sucedida para proprietários de smartphones baseados em Android e iOS. Enquanto isso, acho que a "luta" será em breve na AI [inteligência artificial] e assistentes pessoais e assistentes domésticos [similar ao Google Home]. Isso é algo que eu tentei trabalhar por vários meses e também fornecerá produtos e serviços neste campo.

(Para mais detalhes sobre o eelo, visite o blog de Gaël Duval e o site do projeto)

Matéria por Daniele Cavalcante


20

Comentários

Eelo: conversa com criador do "Android sem Google" que protege seus dados | TudoCelular Entrevista

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas