Android 19 Jan
Se você já conversou com algum chat bot, com certeza pôde perceber que as respostas deles são, bem, bastante robóticas, e o Facebook que consertar justamente isso com os bots disponíveis para o Messenger. Seu time de pesquisa vem testando uma nova abordagem que dá aos bots personalidades mais consistentes e capacidade de responderem a mensagens de forma mais natural.
O Facebook ensinou sua inteligência artificial a procurar por padrões em um banco de dados especial chamado Persona-Chat, que inclui diversos fatos úteis sobre a personalidade de bots. Funcionaria assim: uma IA tentando se passar por uma pessoa teria cinco pilares biográficos à sua disposição, como sua família e seus hobbies, e todos precisam ser revisados para as informações não se contradizerem durantes as conversas. Treinar bots já existentes com esta técnicas faz com que eles passem a "saber" do que gostam, sem deixar de manter o contexto da conversação e de falar de forma fluente.
Alguns resultados preliminares dos testes com o método mostraram que os bots do Facebook são muito mais consistentes que bots treinados apenas com frases de filmes por exemplo, o que não quer dizer que as IAs da rede social estejam super avançadas - elas com certeza não passariam em um teste de Turing. E como este é um projeto de pesquisa, não se sabe se os avanços alcançados nestes treinamentos serão aplicados apenas aos bots ou a outros sistemas de inteligência artificial, apesar de ser difícil de imaginar que o Facebook não aproveitaria seus avanços em outras oportunidades.
Comentários