LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Cuidado! Pesquisa falsa dos Correios no Facebook instala vírus no PC

30 de janeiro de 2018 3

Segurança nunca é demais quando um computador está conectado à rede. A toda a hora, pessoas com intenções malignas se preparam para criar um novo tipo de golpe. Em busca de dinheiro fácil, os tais hackers inventam ferramentas quem enganam a vítima de várias maneiras diferentes.

Desta vez, os criminosos cibernéticos resolveram usar os Correios como uma bela armadilha para quem usa Facebook. Trata-se de uma pesquisa falsa chamada de ”Rastreio Total”. O pior de tudo é que o anúncio foi patrocinado na própria rede social, veja os detalhes na imagem abaixo:

Ao tentar pesquisar um número de rastreio, ele existindo ou não, uma página idêntica à dos Correios é aberta. Assim que a busca é concluída, todavia, um trojan é baixado automaticamente com o nome de “rastreio de objeto”. As vítimas, desconhecendo o risco, acabam instalando o vírus.

Como se proteger

Primeiro de tudo, sempre mantenha seu antivírus ativo e atualizado, mas não dependa apenas dele; você também consegue ajudar a manter seu PC limpo de ameaças. Basta verificar a procedência das informações e dos serviços antes de utilizá-los. Neste caso, note que:

  • A marca “Rastreiototal” que está sendo patrocinada no Facebook oferece um serviço próprio dos Correios, uma empresa estatal, que possui a marca de verificado Resultado de imagem para verified facebook icon na rede social.
  • O site aberto durante a pesquisa possui o domínio “rastreioveloz”. O site oficial dos Correios é "http://www2.correios.com.br".

Sempre fique atento aos detalhes, pois eles geralmente indicam se há, ou não, uma fraude. Infelizmente, o erro é do Facebook por deixar um anúncio de más intenções passar pelo seu filtro. É importante denunciar à rede social toda vez que se deparar com uma situação assim.


3

Comentários

Cuidado! Pesquisa falsa dos Correios no Facebook instala vírus no PC

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas