Android 01 Fev
O Android Oreo (Go Edition) é um projeto da Google que visa disponibilizar um bom sistema operacional para aparelhos de baixo custo de até 1GB de memória RAM e 8GB de armazenamento interno. O mesmo tem como objetivo evitar travamentos e possibilitar aos seus usuários a melhor experiência Android possível.
Para tudo funcionar direitinho nesses smartphones mais básicos, a Google aposta em aplicativos mais leves como o YouTube Go, Twitter Go e Files Go. Recentemente, nós mostramos que o Assistant e o Gboard também já estavam com suas versões Go sendo testadas.
Agora, depois de passar um tempo em testes internos, a Google finalmente liberou na Play Store o acesso ao programa Beta do Maps Go. No entanto, apesar de ser uma boa medida, por enquanto a novidade só está disponível nos Estados Unidos.
Agora, quem estiver interessado pela versão mais leve do Google Maps, já pode instalar o aplicativo em seu aparelho mesmo que ele não faça parte do programa Android Go Edition.
No entanto, conforme já tínhamos adiantado anteriormente, o Maps Go não passa de um PWA (Progressive Web Apps) que é uma metodologia de desenvolvimento de software com uso de aplicações Web.
Com isso, na verdade, o app executa no Chrome versão web do Google Maps e permite com que seja adicionado um atalho na tela inicial de seu smartphone. O editor senior do Engadget, Richard Lawler, conseguiu usar o aplicativo e comentou a experiência:
É como usar o Google Maps em 2011, mas você encontra tudo para conseguir chegar ao seu destino
Com a disponibilização do programa Beta do aplicativo na Play Store, é bem provável que a Google não demore muito para liberar uma versão estável dele. Por isso, resta aguardar para sabermos quando teremos acesso a ele aqui no Brasil.
Comentários