Android 20 Nov
Uma nova versão do aplicativo nativo de SMS para o Android (Android Messages) mostra que a Google está prestes a incluir diversos recursos interessantes e super úteis em seu funcionamento.
De acordo com o Android Police, com base em uma análise de um APK do Messages, o aplicativo pode receber em breve algumas novidades que já existem em outros mensageiros e inclusive já são comuns para os usuários da Apple.
Trata-se de uma versão para ser usada na web e alguns recursos aprimorados de mensagens que poderão ser usados graças a implementação do RCS. As primeiras pistas dessas novidades aparecem sobre uma possível sincronização com navegador para uma versão web.
Foi descoberto no APK do Messages algumas frases como: "Mensagens para a Web", "Digitalizar seu código QR" e "Sair de todos os computadores".
Isso indica claramente que a gigante das buscas pretende criar uma versão web para a sincronização de mensagens com o PC, algo que o WhatsApp, Telegram e o Messenger já fazem.
Outra novidade descoberta vai usar o RCS para que o aplicativo se torne mais interessante para seus usuários. De acordo com o que foi revelado, frases como: "Novo! Texto sobre Wi-Fi e dados "," Recursos de bate-papo são alimentados pelo Google "e" Não, use apenas SMS " foram descobertas.
Para quem não conhece, o RCS é uma espécie de evolução do SMS, agora controlado por um aplicativo e possibilitando uma experiência similar àquela de serviços over the top (OTT), com conteúdo multimídia, como imagens, vídeos etc.
Isso daria ao usuário uma experiência semelhante a que vimos no WhatsApp e Telegram, por exemplo. Essa pode ser a visão de futuro da Google que já começou a fazer parceria com diversas operadoras, inclusive as brasileiras, para uma maior adoção do RCS.
Caso a tecnologia seja padronizada entre as operadoras, o RCS permitiria que a Google sincronizasse as mensagens por nuvem com PCs, o que justifica uma versão web do Messages.
Por enquanto, a Google não quis comentar o assunto, mas alguns rumores apontam que a empresa pode lançar essas novidades e mais a possibilidade de efetuar pagamento dentro do Messages durante a conferência I/O que acontece em maio.
O Messages pode se tornar um grande concorrente aos mensageiros atuais? Conte para nós a sua opinião aqui nos comentários.
Comentários