LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Galaxy Note 8 vs iPhone X | Comparativo do TudoCelular

11 de fevereiro de 2018 47

Chegou a hora de colocar os smartphones mais caros da Samsung e Apple para se enfrentarem. De um lado temos o Galaxy Note 8 e do outro o iPhone X. Qual será que oferece o melhor custo-benefício? É isso que você descobrirá em nosso comparativo.

O smartphone da sul-coreana tem a proposta de oferecer uma experiência bastante completa, indo muito além do que vemos normalmente em outros smartphones Android. O da Apple, por outro, veio como uma alternativa para quem estava cansado do mesmo design usado pela empresa nos últimos anos em seus produtos.

O iPhone X é o mais caro dos dois, mas será que ele tem mais a oferecer que o Galaxy Note 8? Vamos conferir as diferenças em cada aspecto entre os modelos e vê quem estrega mais.

Design e construção

Ambos os modelos analisados contam com corpo feito em alumínio e traseira em vidro. O diferencial fica para o fato que o modelo da Samsung apresenta bordas mais curvas de ambos os lados, enquanto o da Apple aposta em vidro 2,5D.

O metal usado por ambas fabricantes tem acabamento brilhante, o que deixa o produto mais elegante, mas ao mesmo tempo facilita manchar o metal. Esse “problema” é mais crítico no iPhone X, por ter bordas mais largas. No Note 8, as duas camadas de vidro (frontal e traseira) adentram as laterais deixando a lateral de metal bastante fina.

Aqui não há muito o que escolher, os dois oferecem alta qualidade de construção, digna de smartphones topo de linha. Enquanto o Galaxy Note 8 vem com proteção Gorilla Glass 5 de ambos os lados, o da Apple traz proteção contra riscos da própria empresa. De qualquer forma, nenhum apresenta alta resistência contra quedas.

Outra característica em comum é que os smartphones apresentam ótimo aproveitamento frontal com 83,2% da frente do Note 8 sendo ocupada pela tela, enquanto o iPhone X entrega 82,9% de aproveitamento. É uma diferença pouca e que nem altera a forma como utilizamos cada um deles.

74.8 x 162.5 x 8.6 mm
6.3 polegadas - 2960x1440 px
70.9 x 143.6 x 7.7 mm
5.8 polegadas - 2436x1125 px
Ir para página de comparação

Como visto acima, o iPhone X é consideravelmente mais compacto que o Galaxy Note 8. Ele é menor e mais estreito, porém tem a mesma espessura (162,5 x 74,8 x 8,6 mm contra 143,6 x 70,9 x 8,6 mm). Em peso o modelo da Apple também sai em vantagem com 174 gramas contra 195 gramas do Note 8.

Na lateral direita temos o botão de ligar/desligar em ambos os modelos do nosso comparativo. Ele é consideravelmente maior no iPhone X, já que acaba sendo usado com muita frequência diante da falta de botão físico abaixo da tela (é nele que você acessa à Siri, por exemplo).

No lado esquerdo temos um botão dedicado para a Bixby no Galaxy Note 8 e o botão de controle de volume. No iPhone X, além do botão de volume, temos a clássica chave que serve para colocar o aparelho no silencioso.

O iPhone traz gaveta para apenas um chip, enquanto o Note 8 permite ao usuário escolher entre usar dois chips ao mesmo tempo ou usar o slot secundário para o cartão microSD, permitindo expandir a memória interna do dispositivo.

Na parte inferior temos outra diferença entre os dois: o Note 8 ainda oferece entrada P2 para fones de ouvido, enquanto no iPhone X é necessário usar o adaptador de Lightning para P2. Aqui também encontramos o microfone de chamadas e alto-falante. No caso do smartphone da Maçã, o alto-falante frontal usado para chamadas também reproduz demais sons.

Tela e som

O iPhone X é o primeiro smartphone da Apple com tela OLED, sendo esta fabricada pela Samsung. Assim como a tela do Galaxy Note 8, o painel usado no smartphone da Maçã apresenta subpixels em formato de diamante, o que indica que Samsung usou a mesma estrutura em ambas as telas.

E como esperado de um painel OLED, temos cores bastante vivas e que atraem vários olhares. A tela Super AMOLED do Galaxy Note 8 satura mais as cores por padrão, mas Samsung oferece alguns perfis de calibração de cores para quem prefere tons mais próximos do real.

Em ângulo de visão temos o mesmo excelente desempenho em ambas as telas, além de alcançarem um brilho muito alto. Aqui o iPhone X leva vantagem ao conseguir entregar um brilho mais forte do que a tela do Note 8, mas quando o aparelho começa a esquentar ele não segura o brilho forte por muito tempo.

Isso acaba comprometendo o desempenho em ambiente externo, especialmente sob luz solar, onde a tela do Galaxy Note 8 entrega melhor claridade. Na sombra, no entanto, os dois oferecem o mesmo nível de visibilidade, ficando acima de muitos outros flagships.

Os dois oferecem ótima tela e que vai agradar a grande maioria, mas a maior flexibilidade oferecida no Galaxy Note 8, além do melhor desempenho ao sol garante vitória para o smartphone da Samsung.

Por outro lado, em som é onde o iPhone X supera. O smartphone da Samsung conta com apenas um alto-falante, o que resulta em som mono. O da Apple usa o alto-falante frontal para reproduzir músicas e outros sons, o que amplia a imersão em vídeos e jogos. Além disso, ele alcança frequências mais baixas, sendo perceptível um grave mais presente.

Hardware e desempenho

Galaxy Note 8 iPhone X
Chipset Exynos 8895 Apple A11
CPU Octa-core de 2,3 GHz Hexa-core de 2,74 GHz
GPU Mali-G71 MP20 A11
RAM 6 GB 3 GB
Armazenamento 64/128 GB 64/256 GB

O Galaxy Note 8 nacional vem com chipset Exynos 8895, enquanto o modelo norte-americano conta com Snapdragon 835. O iPhone X, tanto o nacional quanto o que é vendido em outros países, vem com o chipset Apple A11. A diferença é que o Note 8 tem processador octa-core, mas que trabalha em velocidade mais baixa que o hexa-core do iPhone.

Em benchmarks, o iPhone X leva a melhor. Ele consegue números consideravelmente mais altos na maioria dos testes sintéticos. A boa notícia, para os fãs da Samsung, é que na prática a diferença em desempenho não é grande. Em nosso teste de velocidade o iPhone X realmente foi mais rápido, mas apenas 3s a frente do rival sul-coreano.

Quando os apps estão abertos em segundo plano, no entanto, a diferença fica ainda menor entre os dois.

Resultados em benchmarks:

  • AnTuTu: 166 mil (Galaxy Note 8) e 217 mil (iPhone X)
  • GeekBench: 1.989/6.740 (Galaxy Note 8) e 4.235/10.073 (iPhone X)
  • Asphalt 8: 30 FPS (Galaxy Note 8) e 60 FPS (iPhone X)
  • Asphalt Xtreme: 30 FPS (Galaxy Note 8) e 30 FPS (iPhone X)
  • MC5: 60 FPS (Galaxy Note 8) e 59 FPS (iPhone X)
  • Injustice 2: 30 FPS (Galaxy Note 8) e 59 FPS (iPhone X)
  • Clash Royale: 59 FPS (Galaxy Note 8) e 59 FPS (iPhone X)
  • Subway Surfers: 60 FPS (Galaxy Note 8) e 59 FPS (iPhone X)

Em jogos é onde vemos vantagem para o iPhone X, ou melhor, para o iOS. O sistema da Apple conta com maior suporte das desenvolvedoras. Apenas o Asphalt X vem com taxa de quadros travadas, o que permite que os demais jogos analisados rodem a 60 fps ou próximo disso.

No caso do Galaxy Note 8, e assim como em todos os outros smartphones Android testados, vemos que muitos jogos ainda chegam com taxa de quadros travada a 30 fps, o que limita o potencial dos flagships.

Para um uso geral, a diferença é pouca entre os dois aparelhos. Porém, para aqueles que buscam um smartphone para jogos, iPhone ainda leva a melhor.

Câmera

Ambos os modelos do nosso comparativo contam com câmera dupla de 12 megapixels na traseira. O que muda é que o Note 8 tem uma abertura focal um pouco maior (f/1.7 contra f/1.8), mas o iPhone X se destaca por ser capaz de gravar em 4K a 60 quadros por segundo, enquanto o da Samsung fica limitado a 30 fps.

Os dois aparelhos oferecem estabilização ótica e zoom ótico de 2x. Também é oferecido o modo retrato ou efeito bokeh, que permite desfocar o fundo das fotos. No Galaxy é possível escolher a intensidade do desfoque, mesmo após a foto ser salva. No iPhone é possível selecionar alguns efeitos, como deixar o fundo da foto todo preto.

Na parte frontal temos uma câmera de 8 megapixels no Note 8 com abertura f/1.7, enquanto no iPhone X há um sensor de 7 megapixels e abertura f/2.2. Aqui o Galaxy não leva vantagem apenas em fotos, mas também é capaz de filmar com resolução superior (Quad HD vs Full HD).

Galaxy Note 8

iPhone X

Em qualidade de imagens o Galaxy Note 8 leva a melhor. Ele entrega fotos mais claras e com menos ruídos, especialmente à noite. É bom estar ciente que a câmera da Samsung tende a saturar mais as cores, mas no modo Pro é possível reduzir tal saturação na opção de tom.

O iPhone X não traz qualquer controle manual, o que acaba limitando a capacidade do sensor. Claro que é possível usar apps de terceiros para suprir tal falta, mas é difícil encontrar algum que entregue a mesma qualidade do app nativo de câmera.

O modo retrato do iPhone X é mais natural que o do Note 8. É possível ver falhas no efeito ao redor do objeto ou a pessoa fotografada no modelo da Samsung. Em estabilização de imagem temos ótimos resultados em ambos, mas em qualidade de áudio vemos uma vantagem para o modelo sul-coreano, que grava em estéreo enquanto o iPhone X grava em mono.

Bateria

Galaxy Note 8 conta com bateria de 3.300 mAh, enquanto iPhone X oferece apenas 2.716 mAh. Aqui já vemos uma vantagem para o smartphone da Samsung, capaz de entregar uma autonomia maior, porém a diferença é pouca.

Em alguns testes o Note 8 apresentou resultados consideravelmente superiores, como em reprodução de vídeos e jogos. Em gravação de vídeos e videochamadas é o iPhone X que passa mais tempo longe da tomada. A maior diferença, no entanto, está no tempo de carga: Galaxy Note 8 leva 1h39 para chegar a 100% e o rival da Apple demora 3h08.

Apesar da autonomia do Galaxy Note 8 não ser muito superior à do iPhone X, Samsung oferece alguns perfis de economia de energia. O usuário pode limitar o uso de CPU, resolução de tela, brilho máximo, apps que atualizam em segundo plano, entre outras configurações. Isso ajuda a fazer a bateria render até o final do dia.

Sistema operacional

De um lado temos Android e do outro o iOS. Aqui a escolha fica pela preferência de cada um. O smartphone da Samsung traz uma interface bastante modificada comparado ao que é oferecido pela Google, mas entrega diversos recursos que você não encontra na linha Pixel e nem nos iPhones.

O maior diferencial do Galaxy Note 8 está na S Pen, que permite editar facilmente capturas de tela, fazer anotações rápidas, traduzir textos de forma simples, escrever mensagens animadas, desenhar, selecionar vários itens de forma mais prática, entre várias outras funcionalidades.

O ponto ruim para o modelo da Samsung está na demora das atualizações. O aparelho foi lançado no segundo semestre de 2017 com Android Nougat e ainda não recebeu o Oreo 8.0 e nem tão cedo deve receber a versão 8.1. A sul-coreana não é das mais rápidas e fica muito abaixo da Apple neste aspecto.

Pelo menos Samsung se esforça em entregar as correções mensais de segurança do Android, mesmo que cheguem com um mês de atraso ao modelo nacional do Galaxy Note 8.

Conclusão

Cada aparelho se destaca em algum ponto. Em design e construção ambos oferecem ótima qualidade, mas o Note 8 traz certificação IP68, o que garante maior proteção que a certificação IP67 do iPhone. A tela do smartphone da Samsung apresenta melhor visibilidade ao sol, mas a do iPhone X tem brilho superior. Em qualidade, no entanto, ambas ficam no mesmo nível.

O iPhone X tem alto-falante de melhor qualidade, mas o Galaxy Note 8 vem com fone da AKG que não só apenas entrega maior conforto como uma qualidade sonora superior. Outro ponto que o smartphone da Samsung também manda bem é em câmera, tanto com fotos quanto com vídeos.

Em bateria nenhum dos dois se destacam, já que é necessário dar uma pequena carga no final do dia para ter o aparelho funcionando até a hora de dormir. Pelo menos o da Samsung passa menos tempo na tomada, além de contar com vários modos de economia de energia.

Em software a escolha fica pela preferência entre Android e iOS, mas o Galaxy Note 8 não entrega apenas uma navegação mais intuitiva como também tem mais funcionalidade a entregar com a S Pen.

No geral, o Galaxy Note 8 leva com folga a vitória em nosso comparativo. Ele é um aparelho mais completo e que custa menos que o rival da Apple.

(atualizado em 23 de abril de 2019, às 14:12)

47

Comentários

Galaxy Note 8 vs iPhone X | Comparativo do TudoCelular

OnePlus 6 e Redmi Note 5 entram na lista dos 15 aparelhos mais radioativos

Huawei no Brasil fará diferença? Positivo fecha trimestre no vermelho

Samsung Galaxy J7 Pro ou Motorola Moto G5S Plus? Comparativo TudoCelular ajuda a escolher

Ranking TudoCelular: gráficos com todos os testes de desempenho e autonomia até junho