LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Hands-on: Galaxy S8/S8 Plus com Android 8.0 Oreo com tutorial | Vídeo do TudoCelular

13 de fevereiro de 2018 57

A Samsung começou a liberar o Android 8.0 Oreo para o Galaxy S8 e S8 Plus em algumas partes do mundo. O TudoCelular conseguiu atualizar o modelo menor pela firmware, para já adiantarmos os testes e oferecer ao leitor as informações sobre bateria e desempenho com o update.

Mas antes, vamos trazer em primeira mão um rápido hands on da nova Samsung Experience 9.0 rodando por cima do Android Oreo. As mudanças valem tanto para o S8 quanto para o S8 Plus, então se você possui qualquer um dos dois, veja abaixo o que esperar quando o Android 8 chegar oficialmente aos usuários brasileiros.

Além das funções e mudanças visuais, as nossas primeiras impressões são de que o dispositivo ficou um pouco mais fluido, e a leitura das íris está bem mais rápida. Sobre a bateria, parece ter uma pequena melhoria em relação à atualização anterior, mas saberemos mais detalhes em breve. Vamos ao hands on.

Teclado

O teclado mudou bastante. Um novo menu superior te dá opções de emojis (com novos ícones), stickers e até GIFs para se expressar.

Ou, se você estiver na correria e não puder digitar naquele momento, pode ativar o microfone para transformar a sua fala em texto. É até bastante preciso, mas só testei em ambiente silencioso, por enquanto. Por fim, temos as opções do teclado. Lá na esquerda, dá para trocar esse menu superior por sugestões de palavras.

nas opções de acessibilidade do teclado, dá para escolher um modo de alto contraste, que altera a exibição, mostrando teclas com diferentes cores, deixando mais claro que são de grupos diferentes de funções.

Notificações

Para as notificações, agora é possível escolher entre dois tipos de selos nos ícones de app: um ponto, como foi introduzido pelo Google, ou a já clássica bola com o número, que existe há bastante tempo na Samsung Experience. Nessa mesma tela onde você escolhe entre as duas opções, também dá para ativar o menu com notificações ao pressionar um aplicativo na tela inicial.

E com o novo controle granular das notificações, dá para personalizar que tipo de avisos você recebe em notificações específicas. Por exemplo, no Twitter, ao receber uma mensagem direta, o S8 pode emitir um som exclusivo, vibrar ou não independentemente das configurações de outras notificações e por aí vai. Ainda não há tantos aplicativos com essa separação, mas é uma questão de tempo.

Também dá para fixar uma notificação ou ocultá-la do painel por 15 minutos a 2 horas. Já as notificações edge agora são bem mais personalizáveis, permitindo trocar cor, tipo de efeito, transparência e até a largura da linha. Essa opção aparece em Visor > notificações edge > estilo das notificações edge.

Atalhos

Nos atalhos para aplicativos, a Samsung incorporou os novos menus do Oreo em seu menu da Samsung Experience 8.1. Agora, você vê ícones de opções como selecionar múltiplos atalhos, remover e desabilitar com ícones na parte de cima, e as opções especiais do Google abaixo.

Ficou bem interessante e enriqueceu anda mais a experiência, unido dois recursos bacanas de maneira inteligente.

Ainda falando em ícones e atalhos nas telas iniciais e na gaveta de apps, as pastas receberam mais algumas opções de cores para o fundo, que pode ser qualquer uma personalizada.

Galeria de fotos

Já a galeria de fotos ganhou a opção de esconder álbuns específicos. É interessante pois não há necessidade de copiar os arquivos para a Pasta Segura e inserir uma senha. Mas não vá esconder um álbum de nudes dessa maneira, porque não é nem um pouco difícil de encontrar o que está oculto dessa maneira, beleza?

Tela de bloqueio

Na tela de bloqueio, uma mudança sutil é a possibilidade de desativar a leitura das íris. Se você só quer ver as notificações, por exemplo, pode desativar para evitar que o aparelho desbloqueie.

O Always on Display ganhou novas opções de aparência, algumas delas bem bacanas e diferentes.

E caso você não goste do fundo nas notificações, agora pode deixar tudo transparente, ficando só o texto aparente. Só tome cuidado pois, dependendo da sua imagem de fundo, essa é uma péssima ideia. Mas, claro, dá para escolher o nível de transparência, o que te permite ver seu papel de parede sem ficar com um texto ilegível na tela.

E mais...

O submenu de informações do telefone foi totalmente remodelado, também. Agora você tem o modelo do aparelho logo em cima e pode editar, colocando o nome que quiser.

Logo abaixo, há as informações importantes do número do telefone, se houver um chip ativo instalado, os números do modelo, de série e IMEI. Abaixo as opções de sempre: status, informações legais, informações de software e da bateria. Além do menuzinho que te ajuda a encontrar coisas importantes, como a restauração.

No campo de busca do menu de configurações, dá para ver um histórico com horário do que você já procurou. Bem útil para encontrar novamente um recurso que acabou perdido entre tantas opções.

Tem ainda outras mudanças, como uma leve alteração visual na busca por aplicativos, mudança visual no painel edge, que permite, assim como o Note 8, criar pares de apps para abrir já em multitarefas, e as notificações de músicas, que receberam uma leve repaginada. A Dex também foi atualizada, mas não temos como testar nesse momento, pois não estamos com o dock aqui na bancada nesse exato instante.

A Samsung Experience 9.0 ainda trouxe para o S8 o Dual Messenger, finalmente. Se você queria usar dois perfis do Facebook ou duas contas do Skype ou do WhatsApp do seu Galaxy S8, finalmente chegou será possível.

E outra função que já havia aparecido em outro dispositivo é a função de ativar o WiFi automaticamente quando você estiver em um local conhecido, com rede cadastrada, como foi anunciado no A8 e A8 Plus.

Como atualizar

O TudoCelular fez a atualização com arquivos oficiais da Samsung. Não é ROM customizada. Para atualizar o seu dispositivo, é só seguir o mesmo passo a passo que mostramos na atualização do Galaxy S7/S7 Edge para o Android Nougat, utilizando os arquivos correspondentes ao seu modelo do S8 (abaixo).

MAS ATENÇÃO: O TudoCelular não recomenda que você siga o procedimento. Não é garantido que vá funcionar, e há perigo de você perder o seu smartphone. Se mesmo assim você quiser seguir, existe mais um porém, ainda: os arquivos disponíveis aqui servem apenas os modelos Exynos globais (com um chip - e mesmo esses podem ter problemas). A Samsung Brasil só comercializa os modelos DUOS, com dois chips.

Os arquivos CRAP (não é erro, esse é realmente o nome da firmware) são os arquivos de instalação, de fato. Eles devem ser colocados em seu smartphone, preferencialmente via cartão micro SD. Se você não tiver um micro SD, terá que fazer o download desses arquivos de instalação via ADB. Há tutoriais na internet que ensinam o procedimento.

Para flashear os arquivos Odin pelo Odin para PC (download aqui), siga as instruções do vídeo tutorial do S7/S7 Edge. Para iniciar o dispositivo em modo download, segure os botões Ligar + Bixby + Baixar volume. Depois de instalados esses arquivos, o aparelho vai reiniciar. Desligue e religue em modo recuperação, segurando Ligar + Bixby + Aumentar volume.

Nesse modo de recuperação, basta navegar com os botões de volume para encontrar o arquivo update.zip, que deverá estar ou em seu micro SD ou no armazenamento interno. Para entrar em pastas e depois executar o arquivo, aperte o botão ligar. A instalação deverá ser realizada.

Lembrando que não nos responsabilizamos por eventuais problemas que possam ocorrer com seu dispositivo. E não garantimos que o procedimento funcionará com os modelos nacionais. Nosso S8 atualizado é o modelo global, com um só chip de operadora.

Conclusão

E aí, o que você achou? Está ansioso pelo Android 8.0 Oreo em seu Galaxy S8? Fique ligado aqui no TudoCelular para os testes de desempenho e bateria, que vão mostrar se há algum ganho (ou perda) na velocidade de abertura dos aplicativos ou na autonomia da bateria.

Assine o nosso canal no YouTube para não perder. Não esqueça de dar o play no vídeo que abre a matéria e deixar uma curtida para nos ajudar a crescer.

Roteiro, gravação e produção Felipe Junqueira.

  • O Samsung Galaxy S8 Plus ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Samsung Galaxy S8 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

57

Comentários

Hands-on: Galaxy S8/S8 Plus com Android 8.0 Oreo com tutorial | Vídeo do TudoCelular

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas