LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

TudoCelular Ensina: tire todo o proveito da câmera do seu celular com o modo manual

19 de fevereiro de 2018 8

Desde que a Nokia começou a implementar as configurações manuais em seus smartphones da era Lumia, várias outras companhias começaram a perceber que esta era uma excelente ideia. Com consumidores cada vez mais exigentes e softwares cada vez mais completos, hoje em dia é difícil encontrar um smartphone que não tenha o modo manual.

Por isso hoje o TudoCelular Ensina vai te ajudar a desvendar os nomes e mistérios de cada funcionalidade do modo manual da câmera do seu celular!

ISO

O controle de ISO é uma das funcionalidades que você precisa dominar. E também é muito simples: quanto maior o ISO, mais ruído você vai ter na câmera e mais sensível à luz ela vai ficar.

Isso significa que ISO de número 100 permite que pouca luz entre no sensor, mas garante a excelente qualidade da fotografia, praticamente sem nenhuma granulação. Em contrapartida, quanto maior o número, mais granulação a imagem vai ter, visto que a câmera terá que compensar com a baixa luminosidade.

Velocidade do obturador

Em conjunto com o ISO você deve ajustar a velocidade do obturador. Quanto maior o tempo, mais luz vai entrar no sensor, enquanto que menor o tempo, mais rápida a captura vai ser, e devido isso menos luz vai entrar no sensor.

Assim, quanto maior o tempo, mais estabilização você vai precisar. Celulares sem estabilização óptica acabam perdendo qualidade da imagem já que o aparelho fica tremendo devido o movimento das mãos. A maior velocidade do obturador é indicado para imagens noturnas e de longa duração. Já a velocidade mais curta é indicada para fotos de esportes ou de movimentos rápidos, mas claro que você não precisa seguir essas regras. Basta utilizar sua criatividade.

Exposição

O controle de exposição é o que você provavelmente mais utiliza: tocando na tela do seu celular você pode ajustar facilmente a exposição da imagem para ficar mais clara ou mais escura. Escolhendo isso manuelmente é possível tirar fotos muito mais diferenciadas dependendo do ângulo e assuntos escolhidos.

Foco

Meio alto-explicativo, ? O que a função de foco faz é exatamente isso: ajustar onde a imagem ficará mais nítida e onde ela estará desfocada. Com o ajuste manual você consegue capturar fotos diferentes do que estamos habitualmente acostumados ou garantir uma gravação de vídeo onde você mesmo controla o foco, criando tomadas mais cinematográficas e exclusivas.

Balanço de brancos

Este é um recurso voltado para o ajuste manual da cor da luz no ambiente. Quando você estiver em ambientes específicos é possível ajustar para cada um deles selecionando os modos de: sol (quando estiver em ambientes abertos e com forte incidência de luz solar), nublado, lâmpadas incandescentes ou lâmpadas fosforescentes.

Geralmente estas são quatro opções tradicionais, sendo variável de software para software e contando com mais variações dependendo da fabricante do seu smartphone.

É possível criar estilos diferenciados "brincando" com as opções e dar um tom mais azulado às fotografias ou mais quentes, dependendo do seu gosto e da composição.

TudoCelular Ensina!

Durante esta semana o TudoCelular Ensina vai te ajudar a controlar a sua câmera e a dar dicas para tirar total proveito da captura de imagem e vídeo em seu smartphone. Aplicativos, dicas e muito mais.


8

Comentários

TudoCelular Ensina: tire todo o proveito da câmera do seu celular com o modo manual

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas