LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Desempenho do Galaxy S8 com Android Oreo | Teste de velocidade oficial do TudoCelular

20 de fevereiro de 2018 33

O Galaxy S8 começou a receber a atualização para o Android Oreo (que já foi interrompida temporariamente pela Samsung), e o TudoCelular conseguiu fazer o update no dispositivo para trazê-lo de volta à bancada.

Já fizemos um hands on e o teste de bateria, e agora é a vez do teste de desempenho. Vamos verificar a velocidade da abertura de aplicativos e passar novamente os testes de benchmark, além de fazer uma análise ainda mais aprofundada do comportamento em jogos.

É só rolar a página para conferir, ainda, capturas de tela com mais detalhes dos resultados.

Teste de velocidade

Nosso tradicional teste de velocidade dá o pontapé inicial aqui. Essa prova consiste em abrir 12 aplicativos em duas rodadas, cronometrando o tempo pelo próprio dispositivo. O relógio é o primeiro app, seguido de Câmera, Galeria, Configurações, Facebook, Whatsapp, Chrome, Netflix, Spotify, Photoshop Mix e fechando com os jogos Pokémon GO e Asphalt 8.

Na segunda volta, a gente vê se algum aplicativo precisa ser recarregado. O Galaxy S8 que temos na bancada é o modelo com o chipset Exynos 8895, que é a versão vendida no Brasil. A placa gráfica que compõe o conjunto é a Mali-G71 MP20. O top de linha da Samsung ainda tem 4GB de memória RAM e vem com 64GB de armazenamento interno.

A primeira rodada fechou em 53s65, pouco mais do que o obtido no teste com o Android Nougat. Porém, a segunda volta foi mais rápida dessa vez, fechando em 21s13, encerrando o teste no mesmo tempo: 1min14s79. É perceptível a maior fluidez no Oreo, mas parece que é uma questão mais visual do que velocidade bruta, de fato.

AnTuTu

O AnTuTu mudou recentemente. Além de uma nova aparência, a ferramenta está realizando testes onscreen um pouco diferentes, exibindo alguns processos que antes eram feitos offscreen.

E essa mudança alterou, também, a maneira como o benchmark faz seus cálculos. Com o Nougat e no teste anterior, o S8 somou cerca de 172 mil pontos. Esse número aumentou para 205.136 pontos agora com o Oreo e o novo algortimo.

GeekBench

Vamos saber se realmente foi uma mudança no cálculo do AnTuTu com mais ferramentas. No GeekBench, o single-core ficou na mesma faixa, com 2.008 pontos. Já no multi-core, tivemos um aumento de cerca de 200 pontos, para 6.805.

Já o teste de GPU teve um aumento significativo: de cerca de 8 mil pontos antes para 11.249.

3D Mark

Vamos ver se a placa gráfica realmente está com mais potência liberada em mais testes. O 3D Mark também mudou recentemente, agora oferecendo resultados com a API Open GL e com a API Vulkan.

Na primeira, que era a única utilizada até pouco tempo atrás, a pontuação do S8 baixou de 3.208 para 2.602 no Sling Shot Xtreme. Já a pontuação na API Vulkan ficou em 2.510.

GFX Bench

No GFX Bench, rodamos os testes chamados Manhattan e T-Rex. Aqui, vale a pena mencionar que o Galaxy S8 suporta a resolução Quad HD+, mas o padrão é o Full HD+, que foi a utilizada para os testes.

No Manhattan, o teste com a tela ligada, que foi realizado em Full HD, tivemos 41 fps. Com a tela desligada, essa taxa sobe para 44 fps, ficando mais ou menos na mesma faixa vista com o Android Nougat.

Já no T-Rex, o teste com a tela ligada alcançou 60 fps, enquanto a tela desligada pula para 121 fps. Resultados levemente superiores aos vistos antes.

Gamebench

Com a ferramenta Gamebench, verificamos a média de taxa de quadros em alguns jogos populares da Google Play Store. São seis títulos, os mesmos que utilizamos para o teste de bateria.

Caso esteja interessado no app, estará disponível mais abaixo um link para download na Play Store, e você pode conferir também o tutorial que fizemos para ajudar a configurá-lo corretamente em seu aparelho.

Os resultados obtidos pelo Galaxy S8 foram:

  • Asphalt 8: 30 fps e estabilidade de 91%;
  • Clash Royale: 58 fps e 98% de estabilidade;
  • Injustice 2: 30 fps e 49% de estabilidade;
  • Modern Combat 5: 45 fps e estabilidade de 75%;
  • Subway Surfers: 60 fps e estabilidade de 99%;
  • Vainglory: 59 fps e estabilidade de 85%.

GameBench

Desenvolvedor: GameBench Ltd

Preço: grátis - oferece compras no app

Tamanho: Depende do dispositivo

Conclusão

O S8 se mostrou um pouco mais suave para a jogatina, o que indica uma melhoria no desempenho da placa gráfica com a atualização para o Oreo. O desempenho parece mais fluido, mas pelo que vimos no teste de velocidade, é só impressão, talvez por uma mudada nas animações.

Enfim, quanto ao desempenho não há o que temer se você quiser atualizar seu Galaxy S8 para o Android Oreo. Não vai ter nenhuma perda, pelo contrário. O problema é a bateria, como já vimos na simulação de uso real. Apesar de não ser um problema tão grande assim.

No fim das contas, o update vale a pena pois há, também, a questão da segurança e novos recursos, que já mostramos no hands on.

Roteiro, gravação e produção Felipe Junqueira.

O Samsung Galaxy S8 está disponível na Shoptime por R$ 2.023 e na Americanas por R$ 2.299. O custo-benefício é bom e esse é o melhor modelo nessa faixa de preço. Para ver as outras 57 ofertas clique aqui.
(atualizado em 20 de março de 2019, às 03:32)

33

Comentários

Desempenho do Galaxy S8 com Android Oreo | Teste de velocidade oficial do TudoCelular

OnePlus 6 e Redmi Note 5 entram na lista dos 15 aparelhos mais radioativos

Huawei no Brasil fará diferença? Positivo fecha trimestre no vermelho

Samsung Galaxy J7 Pro ou Motorola Moto G5S Plus? Comparativo TudoCelular ajuda a escolher

Ranking TudoCelular: gráficos com todos os testes de desempenho e autonomia até junho