LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Desempenho do Galaxy A9 com Android Nougat | Teste de velocidade oficial do TudoCelular

22 de fevereiro de 2018 4

O Galaxy A9 sempre foi conhecido como uma opção com ótima autonomia, mas o smartphone lançado em 2016 pela Samsung é mais do que apenas um monstro em bateria.

Com o Snapdragon 652 em seu interior, o dispositivo também entrega ótimo desempenho. E a atualização para o Android Nougat promete melhorar ainda mais a performance. Vamos descobrir se isso é verdade com alguns testes rápidos.

Vamos começar pelo tradicional teste de velocidade do TudoCelular, e depois passaremos alguns benchmarks para, por fim, verificar a performance em jogos. Aí, chegamos à conclusão. Para saber como o dispositivo se sai, é só dar o play no vídeo e rolar a página e acompanhar.

Teste de velocidade

Nosso tradicional teste de velocidade, para quem não conhece, consiste em abrir 12 aplicativos em duas rodadas, contando o tempo pelo relógio do dispositivo, que é o primeiro app. Aí a gente segue com Câmera, Galeria, Configurações, Facebook, WhatsApp, Chrome, Netflix, Spotify, Photoshop Mix e fecha com os jogos Pokémon GO e Asphalt 8. E aí reabrimos todos.

O Galaxy A9 tem o chipset Snapdragon 652, da Qualcomm, que conta com um processador de oito núcleos, sendo que os quatro mais rápidos rodam a 1.8 GHz em Cortex-A72. A placa gráfica é a Adreno 510, e o dispositivo ainda conta com 4GB de memória RAM.

A primeira volta demorou 1 minuto cravado, enquanto a segunda foi bem rápida, sendo concluída em 20 segundos. O total das duas voltas foi de um minuto e vinte, claro. Uma redução muito em comparação com o teste anterior com o Marshmallow, quando foi realizado em 1 minuto e 49 segundos.

AnTuTu

Agora vamos para as ferramentas de benchmark. Já tem mais de um ano que fizemos o teste de desempenho no A9, então colocaremos os resultados antigos de lado e focaremos apenas nos atuais, com algoritmos mais modernos.

No AnTuTu, que teve uma reformulação há bem pouco tempo e agora realiza testes onscreen um pouco diferentes, exibindo alguns processos que antes eram feitos offscreen, o A9 cravou 98.268 pontos.

GeekBench

Passando agora para o GeekBench, primeiro nos testes de CPU, o chipset da Qualcomm com a interface da Samsung anotou 1.356 pontos no single core e 4.414 pontos no multi-core.

Já no outro teste, que avalia o desempenho da placa gráfica, a Adreno 510 conseguiu chegar a 4.319 pontos.

3D Mark

E agora, vamos ao 3D Mark. Essa ferramenta também recebeu uma leve reformulação recentemente, e agora passa o teste com duas APIs gráficas.

Isso significa que a ferramenta agora renderiza as imagens duas vezes, passando primeiro com a API Open GL, com qual somou 899 pontos, e depois com a Vulkan, na qual ficou em 736 pontos.

GFX Bench

No GFX Bench, rodamos os testes chamados Manhattan e T-Rex. Ambos são realizados em duas etapas, com a tela ligada e, depois, com a tela desligada, sendo o processo realizado apenas internamente.

O Manhattan, que roda na API OpenGL ES 3.1, alcançou 9,8 fps no primeiro caso e ficou em 10 fps no segundo. Já T-Rex, que é um teste um pouco mais leve, realizado com a API OpenGL 2.0, ficou em 35 fps onscreen e também offscreen.

Gamebench

Para medir a taxa de quadros em jogos, utilizamos a ferramenta gamebench, que nos ofereceu uma conta premium, permitindo que a gente fizesse testes mais precisos. Escolhemos seis jogos populares da Google Play Store que englobam as principais categorias e níveis de exigência do hardware.

Caso esteja interessado no app, estará disponível mais abaixo um link para download na Play Store, e você pode conferir também o tutorial que fizemos para ajudar a configurá-lo corretamente em seu aparelho.

Os resultados obtidos pelo Galaxy A9 foram:

  • Asphalt 8: 28 fps e estabilidade de 89%;
  • Clash Royale: 58 fps e 94% de estabilidade;
  • Injustice 2: 30 fps e 61% de estabilidade;
  • Modern Combat 5: 27 fps e estabilidade em 87%;
  • Subway Surfers: 59 fps e estabilidade de 99%.
  • Vainglory: 50 fps e estabilidade de 69%.

Se você quiser baixar a ferramenta e testar os jogos em seu próprio dispositivo, eis o link para o aplicativo na loja. Não esqueça de conferir o nosso tutorial para saber como fazer o Gamebench funcionar em seu smartphone.

GameBench

Desenvolvedor: GameBench Ltd

Preço: grátis - oferece compras no app

Tamanho: Depende do dispositivo

Conclusão

Considerando as pontuações em benchmark, vimos uma melhora sutil nos resultados do GAlaxy A9 em comparação com os testes realizados com o Android Marshmallow. Mas, como testes de benchmark são variáveis, e não constantes, isso não significa muita coisa.

O que nós vimos, de fato, foi uma melhoria na velocidade de abertura dos aplicativos, muito mais suave e fluida agora do que era antes. Os jogos mostraram melhora no Asphalt 8, mas Modern Combat 5 havia alcançado taxa de quadros mais alta no teste anterior.

Enfim, é visível que o A9 é um belo dispositivo para quem tem exigência média para jogos, e tem desempenho que se equipara aos melhores intermediários de 2017, mesmo tendo sido lançado em 2016.

O Samsung Galaxy A9 2016 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

4

Comentários

Desempenho do Galaxy A9 com Android Nougat | Teste de velocidade oficial do TudoCelular
  • Qual é melhor para jogos? Moto Z2 Play ou Galaxy A8 ou Moto G6 Plus ou o Galaxy A9? Para jogar os mais pesados como Pubg Mobile e até mesmo o Madout 2 Big city online?

      • Vale apena comprar ele nesse ano de 2018 ? por ele ser um aparelho de 2016 ?

          • O que mais chama atençao nele seria a bateria se é por isso que vc quer vale a pena, pois unico celular nesse estilo seria um Xiami Mi Max1 ou 2 (que seria melhor opção)

              • Celulares esses que não são vendidos aqui no Brasil, A9 consegue oferecer entre 8 horas de tela em jogo no Nougat e cerca de 10 horas de tela no marshmalloow, outro celular nessa faixa de preço com o mesmo desempenho dificil de achar. Moto X4 não tem essa autonomia, e Zenfone 4 está um bocado acima do valor.

              Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

              Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

              Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

              Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas