LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Pesquisa do IBGE revela que 138 milhões de brasileiros possuem um smartphone

22 de fevereiro de 2018 6

Ontem nós mostramos que uma pesquisa do IBGE revelou que 116 milhões de brasileiros se conectaram a internet durante o ano de 2016, sendo que a maioria usou smartphones para navegar. O estudo foi feito pela Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios Contínua, o PNAD C.

Agora, novos dados divulgados pelo instituto mostram que 77,1% da população, com 10 anos ou mais de idade, tinham um aparelho de celular próprio em 2016. Quando esses dados são cruzados com os que foram disponibilizados pela Anatel no período, temos uma média de 1,7 aparelho/linha ativa por usuário.

No entanto, com uma tendência cada vez maior para a consolidação das operadoras e com ofertas para que seus clientes se mantenham com apenas uma linha, é esperado que esse número de linhas ativas tenham uma queda considerável no ano de 2017.


Ainda de acordo com os dados da PNAD C, a região com maior penetração de telefonia celular foi a Centro-Oeste, onde 84,6% tinham um aparelho. Já o menor percentual foi registrado na região Norte com 65,1% da população tendo acesso a um smartphone.

Quando considerados dados etários, a faixa de pessoas entre 25 e 34 anos é a que mais concentra usuários de aparelhos de telefonia, sendo que o percentual de penetração chega a 88,6%. A pesquisa também constatou que quanto maior a idade, menor a concentração no uso de smartphones.

Com isso, entre pessoas com idades acima de 60 anos, o índice de uso de aparelhos de telefonia chega a apenas 60,9%, sendo que esses dados podem ser justificados porque essa população encontra mais dificuldade em acessar novas tecnologias.

Mesmo assim, o diretor do departamento de banda larga do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Artur Coimbra, destacou que o percentual de acesso a smartphones por parte de pessoas jovens pode ser comparado ao índice registrado em países desenvolvidos.

O IBGE também constatou que, quanto maior o grau de escolaridade, maior o uso de smartphones. Apenas 43,6% das pessoas com nenhum grau de escolaridade possuíam um aparelho em 2016, já entre aquelas que possuem o ensino fundamental incompleto o número cresce para 62%.

Agora, entre pessoas com ensino superior completo, esse número chega a 97,5% de penetração, sendo que entre estudantes esse índice é de 68%. Na rede pública a penetração chega a 59,4%, enquanto na rede privada o índice é de 90,3%.


6

Comentários

Pesquisa do IBGE revela que 138 milhões de brasileiros possuem um smartphone

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas