LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Zenfone 5 mostra que a Apple ainda inspira a concorrência | Hands-on do TudoCelular

27 de fevereiro de 2018 107

Faz cerca de meio ano que a Asus apresentou ao mundo o Zenfone 4, mas a companhia tenta acertar o passo para tornar seu calendário mais regular, com atualizações da linha sempre na Mobile World Congress, em Barcelona.

Para isso, a empresa correu para, ao menos, apresentar novos dispositivos da linha Zenfone 5 - que vai, realmente, repetir o nome do dispositivo de primeira geração que tinha tela de 5 polegadas - na MWC18.

O TudoCelular fez um hands-on com o dispositivo antes do evento oficial para trazer as imagens e nossas impressões fresquinhas logo depois do evento oficial.

Inteligência artificial a seu serviço

Se o Zenfone 4 já trouxe uma grande evolução tanto internamente quanto do lado de fora, seu sucessor dá ainda mais passos adiante. Um dos grandes destaques da nova linha é a forte aposta na inteligência artificial para facilitar a vida do usuário e oferecer a melhor experiência e vida útil.

Por exemplo, o próprio sistema aprende a rotina do usuário. Em vez de fazer a carga de 0 a 100% durante a noite, a IA segura a carga em 80% e preenche os 20 restantes minutos antes de o usuário retirar o aparelho da tomada. Parece magia, mas é tecnologia, mesmo.

O chipset Snapdragon 636 também ganhou sua dose de inteligência artificial. A prioridade é garantir o máximo da autonomia, mas o usuário pode ligar o AI Boost para ter o máximo desempenho em jogos e aplicativos ou processos mais pesados.

E claro que a inteligência artificial não poderia ficar de fora da câmera, que manteve o sensor duplo, agora aprimorado, e ganhou detecção de cena. Ao apontar para um gato, por exemplo, ou para o pôr do sol, o dispositivo reconhece e faz os ajustes que achar melhores para o clique.

A nova tela... com notch

Por fim, a tela foi totalmente redesenhada, e agora traz um painel de 6,2 polegadas com proporção 19:9, ocupando 90% da parte frontal. Para isso, a Asus achou melhor seguir a Apple e utilizar o recorte na parte superior.

E isso exigiu uma adaptação das notificações e ícones presentes na barra superior. Para não ficar nada escondido, o Zenfone 5 exibe três pontos para avisar ao usuário que tem mais informações a serem vistas.

A tela em 19:9 é ainda mais esticada que a do alaxy S8. Note 8 e S9. Na apresentação, Marcel Campos, diretor de marketing da companhia, explicou que, assim, o usuário pode assistir vídeos em 18:9 sem que o recorte, atrapalhe a exibição de conteúdo.

A Asus também deu atenção especial ao áudio, com som estéreo e volume bem acima dos concorrentes. Veja um pouco a diferença do Zenfone 5 com o Galaxy S8 Plus, que tem apenas um alto falante.

Design, acabamento e tela

Quanto ao design, a Asus manteve a construção do antecessor, com traseira em vidro. A câmera traseira também lembra bastante o iPhone X, com a lombada no mesmo formato, posição e disposição, mas em tamanho levemente menor.

De vantagem sobre o iPhone, podemos dizer que a Asus oferece a opção do desbloqueio pela impressão digital, com um leitor posicionado na parte traseira do aparelho. Há o desbloqueio facial, mas o sensor a mais do iPhone para a leitura em 3D não existe aqui - ou seja, não é tão seguro. Os botões de navegação seguem o padrão do Android.

Ficha técnica
  • Tela IPS LCD de 6,2" com proporção 19:9
  • Resolução Full HD+ (1080 x 2246 pixels)
  • Chipset Qualcomm Snapdragon 636 com 8x de até 1,8GHz
  • GPU Qualcomm Adreno 509
  • 4GB ou 6GB de memória RAM
  • 64GB de armazenamento interno, expansível via cartão micro SD
  • Câmera principal de 12MP com abertura f/1.8
  • Câmera traseira secundária grande angular 120º de 8MP
  • Gravação de vídeos em 4K
  • Câmera frontal 8MP com ângulo de 84º
  • Bateria de 3.300mAh com carregamento inteligente
  • Alto-falantes duplos na parte frontal
  • Leitor de impressões digitais na traseira
  • Sistema operacional Android Oreo com a nova ZenUI 5.0
Preço e disponibilidade

O Zenfone 5 ainda não teve o preço divulgado, mas chega aos principais mercados (Europa, Estados Unidos e regiões afins) em abril deste ano. O Brasil, infelizmente, terá que aguardar até mais para o fim do ano para a chegada da nova linha.

E nem precisa ter pressa: os dispositivos ainda estão em pré-produção. O design já é final, mas o software ainda vai ser aperfeiçoado. Ao menos sabemos que serão duas cores: prata ou azul.

Roteiro, gravação e produção por:

O Asus ZenFone 5 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

107

Comentários

Zenfone 5 mostra que a Apple ainda inspira a concorrência | Hands-on do TudoCelular

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas