LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Ameaça no WhatsApp! Criminosos se aproveitam do Dia Internacional da Mulher para dar golpe

07 de março de 2018 4

Parece que os golpes no Whatsapp estão cada vez mais frequentes! Lembra que noticiamos que eles aumentaram o dobro nos últimos três meses? Pois agora tem mais um.

De acordo com a Kaspersky Lab, há um novo golpe no WhatsApp que promete um kit de maquiagem gratuito como uma isca para atacar o usuário. Para isso, eles utilizam engenharia social para que haja o compartilhamento de mensagens, e também notificações de navegadores, para assim, conseguirem atingir o maior número de vítimas o possível.

Semelhante a outras campanhas do gênero, essa tem como diferencial focar na área de varejistas do setor de beleza. Ao clicar no link, a pessoa é levada a um site fraudulento com propagandas, e até mesmo há um oferecimento de instalação de aplicativo que "abre as portas" para os hackers invadirem seu computador.

Criminosos brasileiros continuam usando o WhatsApp como vetor de ataques por causa de sua popularidade. O uso de um tema como o Dia Internacional das Mulheres demonstra que eles estão sempre adaptando os golpes para temas relevantes e que chamam a atenção das vítimas

Fabio Assolini
Analista sênior de segurança da Kasperksy Lab.

Se proteja

A Karpersky dá algumas dicas para que os internautas não caiam mais em golpes:

  • Desconfie de links recebidos: sempre duvide da veracidade da mensagem, mesmo se ela vier de um amigo, já que este pode ter sido infectado. Promoções e outros que levam a links externos devem ser confirmados através do site oficial da empresa;
  • Cuidado ao clicar: e-mails suspeitos ou banners em sites desconhecidos precisam de cuidados redobrados. Ao visitar um banco ou uma loja de varejo, recomenda-se digitar manualmente o URL ao invés de clicar em um link;
  • Tenha um software de segurança em seu dispositivo: um bom software de segurança bloqueia o acesso a sites maliciosos, scripts tentam alterar o roteador e te dá uma navegação mais tranquila.
  • Notificações: não autorize as notificações em qualquer website. Revise as configurações avançadas do navegador, seja no desktop ou smartphone, e remova sites desconhecidos que estão autorizados a emitir notificações.

4

Comentários

Ameaça no WhatsApp! Criminosos se aproveitam do Dia Internacional da Mulher para dar golpe

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas