LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Governo Federal planeja criar imposto sobre Netflix até o meio do ano

07 de março de 2018 21

De acordo com uma entrevista do Ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, ao jornal Folha de São Paulo, o governo deve definir até o dia 11 abril um imposto a nível federal perante serviços de streaming, incluindo Netflix, GloboPlay, HBO GO, e outros. Até então, apenas Rio de Janeiro e São Paulo pagavam uma taxa chamada ISS (Imposto sobre Serviço).

A cobrança estará dentro do Condencine (Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional), sendo um imposto regulamentado pela Ancine (Agência Nacional de Cinema) que já cobra de outras distribuidoras de conteúdo.

Inicialmente, o objetivo era cobrar o Condencine da Netflix baseado no catálogo de vídeos disponíveis, e desse modo, o governo arrecadaria R$ 300 milhões até 2022. Atualmente, as discussões levam para o Condencine excluir as produções nacionais e trabalhar com duas possibilidades: taxar o faturamento anual da empresa ou sua base de usuários.

Na primeira, o governo cobraria uma porcentagem de tudo que a empresa faturar no Brasil, enquanto na segunda seria estipulado uma cobrança semelhante ao ISS que seria calculada com base no número de assinantes.

Segundo Sá Leitão, não há um consenso entre ambos os lados do debate, já que o presidente da Bavi, Mauro Garcia, defende o primeiro modelo argumentando que este é o modelo adotado na Europa, enquanto a Rede Globo prefere o segundo modelo.

Se não conseguirmos definir isso na próxima reunião do Conselho Superior de Cinema [em 11 de abril], daremos um prazo para esse processo até junho

Apesar do imposto incidir diretamente sobre as prestadoras de streaming, isso pode significar um aumento do preço para os consumidores, ainda mais considerando que o próprio Netflix aumentou a mensalidade após a cobrança do ISS.


21

Comentários

Governo Federal planeja criar imposto sobre Netflix até o meio do ano

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas