LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Motorola Moto G5S Plus ou Z Play? Comparativo TudoCelular ajuda a escolher

12 de março de 2018 19

O TudoCelular já trouxe comparativos em texto para quem estava em dúvida entre o Moto G5S Plus e o Galaxy J7 Pro (aqui), e novamente com o dispositivo da Motorola contra o Quantum SKY (aqui). Mas os smartphones da marca atualmente pertencente à Lenovo têm uma boa dose de popularidade aqui no Brasil, e mais comparativos são necessários.

Agora, vamos fazer uma comparação que pode parecer estranha a alguns, mas que faz sentido para muitos consumidores confusos: qual vale mais a pena, o Moto G5S Plus ou o Moto Z Play? Ambos trazem hardware bastante parecido, mas são distintos em tamanho de bateria e no tipo de tela utilizada. O preço também é bem diferente. Será justificável?

Nas linhas a seguir, você poderá ver uma comparação entre o design e acabamento, hardware e desempenho, bateria, tela, câmera e até o software. Se a sua dúvida for específica com relação a um ou mais desses quesitos, é só clicar nos links de cada categoria para ser levado diretamente ao trecho correspondente. Você também pode ir direto para a conclusão ou conferir o texto completo descendo a tela.

Design e acabamento
76.15 x 153.5 x 8.04 mm
5.5 polegadas - 1920x1080 px
76.4 x 156.4 x 6.99 mm
5.5 polegadas - 1920x1080 px
Ir para página de comparação

Dois dispositivos da Motorola que se distinguem razoavelmente na questão do design. Em primeiro lugar, o acabamento: enquanto o Moto Z Play tem traseira em vidro, o G5S Plus possui acabamento metálico. Menos marcas de dedos e menor chance de se quebrar ao cair no chão.

Isso também influencia um pouco no peso final do produto. Porém, o Z Play é cinco gramas mais leve que o G5S Plus, e não mais pesado, como seria de se esperar, ainda mais por ter bateria maior. Ou seja, não dá para olhar dois aparelhos com tela de mesmo tamanho e cravar qual é o mais leve apenas pelo material do acabamento.

A aparência não é muito diferente, sendo que o design largamente utilizado pela Motorola em 2017 já havia sido apresentado na linha Moto Z em 2016, sendo o Z Play um de seus representantes. A parte frontal se diferencia principalmente pelo formato do leitor de impressões digitais, enquanto a traseira traz a “tampa de bueiro” para abrigar a câmera.

Ah sim, importante lembrar que o Moto Z Play possui suporte aos módulos da Motorola, garantido para todos os acessórios lançados, pelo menos, até a chegada da quarta geração da família Moto Z.

Desempenho e especificações
Moto G5S Plus Moto Z Play
Chipset Qualcomm Snapdragon 625
8x até 2GHz
Qualcomm Snapdragon 625
8x até 2GHz
Placa gráfica Adreno 506 Adreno 506
Memória RAM 3GB 3GB
Armazenamento 32 GB + microSD até 128 GB 32 GB + micro SD até 2 TB

Aqui, a comparação fica interessante. Os dois dispositivos têm o mesmíssimo hardware, desde o chipset até a quantidade de memória RAM e armazenamento interno. Há uma pequena diferença no suporte ao cartão micro SD, de no máximo 128GB para o G5S Plus e até 2TB para o Z Play (apesar de o maior atualmente ter 400GB).

E, de fato, não parece haver grande distinção no desempenho desses dois smartphones. Mas nosso teste de velocidade teve uma pequena diferença entre os dois, de dois segundos: 1min37s para o G5S Plus e 1min39s para o Z Play. E ambos com o Android 7.1.1!

G5S Plus Z Play
AnTuTu 63.091 63.958
GeekBench CPU 845 / 4.326 801 / 3.868
GeekBench GPU 3.050 2.426
3D Mark 464 465
GFX Bench (Manhattan off) 396,1 433
GFX Bench (T-Rex off) 1.268 -

As pontuações nos testes de benchmark são bastante próximas, ficando ambos na mesma faixa na maior parte dos casos. Há dois testes com diferença considerável: o multi-core e a GPU no GeekBench, com números maiores para o G5S Plus nos dois casos.

Já em jogos, os dois aparelhos mostraram a mesma fluidez tanto para jogos casuais quanto para os jogos mais pesados. Em resumo, sua escolha entre os dois não deve ficar pelo desempenho.

Bateria

Se no desempenho não vimos grande diferença do Moto G5S Plus para o Moto Z Play, a coisa muda bastante de figura na autonomia. Começando pelo fato de o dispositivo modular ter 510mAh a mais que os 3.000mAh do modelo mais novo.

E a diferença na duração da carga é bem grande. Ambos aguentam um dia inteiro de uso, mas o Z Play chega ao fim do dia com uma sobra maior, suficiente para uma boa parte do dia seguinte. O G5S Plus aguentou 18h20min em nossa simulação de uso real, enquanto o Z Play conseguiu chegar a 21h31min.

Curiosamente, o tempo de carregamento é quase o mesmo para os dois dispositivos (veja na tabela abaixo). E, como era de se esperar, o Z Play teve autonomia bem maior nos testes específicos.

G5S Plus Z Play
Uso real TC 18:20 21:31
Recarga 0% a 100% 1:40 1:44
Reprodução de vídeo 13:13 18:55
Gravação de vídeo 4:11 4:31
Chamadas de voz 17:07 24:17
Videochamadas 4:50 7:19
Tela
G5S Plus Z Play
Tamanho 5,5" 16:9 5,5" 16:9
Resolução Full HD (1080 x 1920 pixels) Full HD (1080 x 1920 pixels)
Brilho máximo imagem preta 3 0
Brilho máximo imagem branca 496 683
Brilho mínimo imagem preta 0 0
Brilho mínimo imagem branca 5 12

Mais um quesito em que há uma boa diferença do G5S Plus para o Z Play. Apesar de ambos trazerem tela de 5,5 polegadas Full HD, o primeiro utiliza um painel IPS LCD, enquanto o segundo já traz o mais econômico Super AMOLED.

E a diferença na exibição de conteúdo é perceptível. A imagem do Z Play é mais contrastada, com emissão de 0 lux em imagem preta mesmo no brilho máximo, enquanto o G5S Plus fica em 3 lux nesse cenário. O modular é melhor para uso em ambientes externos, com brilho máximo em imagem branca alcançando cerca de 200 lux a mais que o concorrente.

Porém, o G5S Plus é melhor para uso à noite. O Z Play mantém emissão muito alta em imagem branca com o brilho mínimo, ficando em 12 lux, contra apenas 5 lux do seu irmão mais novo. O que poderia ser uma vantagem, no fim das contas, é um empate técnico.

Câmeras

Tanto o Moto G5S Plus quanto o Moto Z Play agradaram bastante nos comparativos de câmeras dos quais participaram. No entanto, é bom notar que o primeiro encarou concorrentes mais modestos, enquanto o segundo já enfrentou concorrentes de preço mais elevado.

No fim das contas, o Moto Z Play é mais consistente nas fotografias, mesmo trazendo uma câmera única, contra o conjunto duplo do G5S Plus. Para a maior parte dos cenários, uma riqueza maior de detalhes e cores mais vivas, além de menos ruídos à noite, são o diferencial do aparelho modular.

Apesar de contar com a câmera dupla, o G5S Plus acabou sendo um passo atrás em comparação, por exemplo, com seu antecessor, o Moto G5 Plus. Assim sendo, podemos considerar o Z Play também superior ao G5S Plus, mesmo que a vantagem seja pequena. Tanto para fotos como para vídeos.

Nas selfies, o sensor do G5S Plus é maior, e por isso deve conseguir imagens mais nítidas. A diferença é pouca, mas podemos considerar uma vantagem para o modelo mais novo ao menos nesse caso.

Software

O Moto Z Play chegou ao mercado com o Android Marshmallow, mas recebeu atualização para o Nougat e é quase certo que receberá também o update para o Oreo. Já o G5S Plus chegou com o Nougat de fábrica, e também deve ser atualizado para o Oreo em algum momento.

De diferente que vale menção, temos a navegação por um toque, presente no Moto G5S Plus e ausente no Z Play. De resto, não há tantas diferenças ou vantagens entre um e outro, sendo que ambos possuem uma interface bastante limpa, com o launcher utilizado nas linhas Pixel e Nexus.

Conclusão

Quem estiver em dúvida entre os dois aparelhos, deve focar no visual, bateria, tela e câmera para fazer a escolha, além do preço. O desempenho é basicamente o mesmo, como era de se esperar, uma vez que ambos trazem a plataforma Snapdragon 625 e 3GB de memória RAM, além da mesma versão de software.

Em bateria, vantagem para o Moto Z Play, com duração bem superior ao concorrente. O fato de trazer capacidade maior e painel Super AMOLED contribuem aqui. Em tela, temos um empate técnico, uma vez que o Z Play é melhor para uso em ambientes com iluminação forte, enquanto o G5S Plus é melhor para uso no escuro.

Por fim, a câmera traseira do dispositivo modular é levemente superior tanto em fotos como em vídeos. Mas, se você gosta mais de tirar selfies, o G5S Plus é mais recomendado. Nesse caso, a desvantagem na traseira do G5S Plus ou na frontal do Z Play não é muito grande, e você terá fotos muito boas independente de qual escolher.

E, agora, a questão mais importante: o preço. Hoje, o Moto G5S Plus pode ser encontrado em seu menor valor por R$ 1.011 nas lojas online brasileiras. Já o Z Play não se encontra por menos de R$ 1.599. Uma diferença bem grande, que vai pesar a favor do modelo mais recente em muitos casos.

O problema é o suporte aos módulos oferecido pelo Z Play. Se você quiser utilizar esses extras em seu smartphone, e não acha a diferença de preço tão grande assim, não há motivo para não fazer o investimento. Porém, tenha em mente que os módulos não são nada baratos, também. É uma escolha difícil, mas que só você mesmo pode decidir qual o melhor caminho a seguir.

E você, já escolheu o seu entre Moto G5S Plus e Z Play? Conta pra gente aí no campo de comentários. Quem tem um dos dois dispositivos também pode adicionar o que mais gosta no aparelho, para tentar ajudar ainda mais os outros leitores.

Que outros dispositivos você quer ver em um duelo direto aqui no TudoCelular? Conta pra gente aí nos comentários, também!

Mais Notícias
Mais Notícias
(atualizado em 20 de junho de 2018, às 00:27)

19

Comentários

Motorola Moto G5S Plus ou Z Play? Comparativo TudoCelular ajuda a escolher
  • O tempo de resposta ao ato de deslizar o dedo sobre a tela do Z Play é uma verdadeira merda! Quem usa o aparelho pra jogar sabe disso.
    Ao iniciar o movimento de deslizar, o display só responde 2 milímetros depois.

      • Concordo com vc mas eles estão fazendo um comparativo entre moto z play e moto g5s plus

          • O moto Z2 play está mais barato que o moto z play portanto não faz sentido comprar o moto z play

              • Vcs deixaram muitas coisas de fora nesse comparativo, como por exemplo, o moto ação que existe no moto z play que eu não sei se existe no moto g5s plus, com a tela apagada pode-se dar comandos ao moto z play, o moto g5s plus tem o mesmo recurso? E as informações na tela visíveis através de um movimento das mãos que existe no moto z play, existe no moto g5s plus? E o recurso que existe no moto z play de que, quando vc esta usando o GPS ou está com o fone de ouvido ele te informa de mensagens que chegaram através da função voz e vc pode pedir para que ele leia a mensagem pra vc, tem no moto g5s plus? Faltou coisa aí que vcs não abordaram

                  • Existe sim... Tenho o Moto G5 s plus e tem tudo isso tbm... Só não tem uma bateria que dure igual... Mas a minha dura um dia inteiro, mesmo com jogos, rede social... Eu amei meu telefone novo%uD83D%uDE0D

                    • Tem que ser levado em consideração a possível descontinuação da produção da linha Z da Motorola recentemente divulgada devido as demissões de funcionários.

                      • Comparativo sem pé nem cabeça aparelhos antigos....

                          • A construção é feita com maior facilidade de acabamento rápido por quê o Snap de recarga com facilidade eles arranha fácil

                              • Moto Z2 Play poderia ser com a bateria mais potente no mínimo de 9000 a 10.000 amperes ele é construído em duas parte, no mínimo dois dias ou três dias esquecer carregador de parede, falando um pouco troca no meio do aparelho parece ser descartável eu acho que vai se desmanchar ao menos um dia um ano, fala desempenha um bom mas ainda continua no travamento

                                  • Gh

                                      • Essa comparação é completamente sem sentido, os dois celulares estão em faixas de preço muito diferente. Que matéria foi essa, Tudocelular?

                                          • Acho que foi uma comparação entre fichas técnicas parecidas, onde a escolha óbvia pelo g5s plus fica aparente contando melhor design, projeto atual e valor.

                                            • Devido ao preço, se alguém quiser o Moto Z Play que pegue logo o Z2 Play.

                                                • Estranhamente o Moto Z play se mantém mais caro que o Moto Z2 play.

                                                    • O Z Play foi lançado mais caro que o Z2 Play

                                                        • Querendo ou não, o acabamento de vidro é mais refinado que o de metal, ele tem mais bateria e menos erros que seu sucessor então o preço chega ser até justo embora eu duvide muito que tenham usado esses critérios para mante-lo mais caro rs.

                                                          • Independente dos números, Z play é muito melhor, Bateria dura mais, Tela AMOLED, acabamento superior, e aceita snaps.

                                                            Samsung Galaxy J7 Pro ou Motorola Moto G5S Plus? Comparativo TudoCelular ajuda a escolher

                                                            Ranking TudoCelular: gráficos com todos os testes de desempenho e autonomia até junho

                                                            10 melhores smartphones top de linha para fotos e vídeos | Guia do TudoCelular

                                                            10 melhores smartphones de entrada para fotos e vídeos | Guia do TudoCelular