LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Zenfone 4 Max e Redmi Note 5A Prime derrotam A3 Plus e BV8000 Pro em comparativo de telas

15 de março de 2018 3

Seguimos com nossa série de comparativos para testar a fundo os modelos presentes em nossa bancada, desta vez colocando lado a lado Alcatel A3 Plus, BlackView BV8000 Pro, Asus Zenfone 4 Max e Xiaomi Redmi Note 5A Prime para ver qual deles possui a melhor tela, e assim é o mais indicado para consumo de conteúdo.

O objetivo do nosso comparativo é identificar qual tela oferece o melhor equilíbrio com relação ao nível de brilho alcançado, índice de reflexos no vidro que cobre a tela, saturação, contraste e fadiga visual (brilho excessivo em ambientes escuros).

O teste consiste em exibir o mesmo grupo de cinco imagens usadas em outros comparativos de tela feitos pelo TudoCelular, sendo divido em três etapas:

  • Ambiente externo ensolarado
  • Ambiente interno com luz artificial
  • Ambiente interno noturno

No caso do ambiente externo ensolarado, utilizamos os aparelhos com o brilho máximo de tela permitido pela sua configuração manual, além de outros modos ainda mais intensos caso disponíveis, possibilitando assim uma ideia de como os dispositivos se saem ao terem que enfrentar iluminação excessiva. Como todos possuem opção de brilho automático, este modo também foi testado.

O teste em ambiente interno com luz artificial foi realizado com as telas de todos os aparelhos niveladas manualmente para 200 lux, algo possível graças ao uso de um luxímetro digital. Desta forma, neste teste comparamos basicamente a fidelidade de cores e o contraste de cada uma delas.

Por fim, o teste no escuro mostra qual atinge o maior brilho, assim como qual aparelho oferece o brilho mais baixo, o que ajuda a reduzir fadiga visual. Aproveitamos ainda para mostrar todos com o mesmo nível de brilho neste cenário, o que ajuda a dar uma ideia ainda melhor da diferença de reprodução de cores entre eles. Novamente, aproveitamos para ver o quão útil é a regulagem automática de brilho de cada um.

77 x 152 x 8.3 mm
5.5 polegadas - 1280x720 px
79.2 x 156.2 x 13.2 mm
5 polegadas - 1920x1080 px
76.9 x 154 x 8.9 mm
5.5 polegadas - 1280x720 px
76.2 x 153 x 7.7 mm
5.5 polegadas - 1280x720 px
Ir para página de comparação

Como pode ser visto, temos o modelo da BlackView como único com tela Full HD, mas curiosamente ele é também o que possui display com menores dimensões, tendo apenas 5 polegadas. Os demais possuem tela HD de 5,5 polegadas, e todos os quatro aparelhos presentes no comparativo adotam a tecnologia IPS LCD em seus painéis.

Ambiente externo (brilho máximo)

Nosso primeiro cenário é o mais complicado geralmente, onde colocamos os aparelhos com brilho no máximo embaixo de luz solar direta. Por aqui tivemos os modelos de Xiaomi e Asus como os que se saíram melhor, mas nenhum deles foi lá um primor na hora de exibir conteúdo nesta situação.

Ambiente externo (brilho automático)

Neste mesmo ambiente foi feito também um teste com o brilho automático ativado, já que muitas vezes as fabricantes limitam o brilho máximo manual para evitar que os usuários acabem prejudicando sua visão. Ainda assim, a situação não mudou, com Zenfone 4 Max e Redmi Note 5A Prime ficando bem à frente dos modelos de BlackView e Alcatel.

Ambiente interno (200 lux)

Seguindo para ambiente interno, configuramos o brilho das telas para 200 lux com um luxímetro digital, usando a iluminação ambiente para ver como os aparelhos se saíam em um uso mais casual. Por aqui, tivemos novamente uma disputa entre Zenfone 4 Max e Redmi Note 5A Prime, com BV8000 Pro e A3 Plus apresentando um nível de reflexo muito alto no vidro que cobre o painel frontal.

Ambiente escuro (200 lux)

Apagando as luzes e mantendo o brilho das telas no mesmo lugar, tivemos um reforço do que comentamos no cenário anterior, com os modelos de Asus e Xiaomi se sobressaindo em relação aos demais. Vale notar que mesmo sem o reflexo aparente tivemos uma reprodução das imagens bem abaixo do esperado para A3 Plus e BV8000 Pro, o que é especialmente prejudicial no modelo da BlackView por contar com resolução maior.

Ambiente escuro (brilho mínimo)

Nosso penúltimo cenário é o de ambiente escuro com brilho da tela no mínimo, o que nos ajuda a ver qual modelo vai incomodar menos ao ser usado durante a noite ou em locais com menor iluminação. Neste cenário tivemos vitória incontestável do Redmi Note 5A Prime, que apresentou um brilho mínimo que o deixou praticamente imperceptível perto dos demais.

Ambiente escuro (brilho máximo)

Por fim, temos o ambiente exatamente oposto, com o brilho das telas regulado manualmente para o máximo possível, o que nos dá uma ideia de qual irá agredir mais seus olhos caso você seja do tipo que usa brilho manual e decida passar de um local mais iluminado para uma sala escura, por exemplo. Como esperado, todos são bem ruins e incomodam bastante, ficando o A3 Plus da Alcatel como o que estourou menos as cores.

Imagens do teste

Para tornar tudo o mais justo possível, foram disponibilizadas acima as imagens utilizadas no teste, permitindo assim que você as visualize em seu próprio display e compare ao resultado demonstrado pelos smartphones.

Vale lembrar ainda que algumas variações correspondem também à própria câmera utilizada para registrar as cenas, já que ela tende a balancear o máximo possível a diferença de brilho entre as telas, dependendo então do ponto que pegou como referência.

Medição de brilho

Utilizamos um luxímetro digital para tirar alguns parâmetros concretos de comparação, sendo escolhida uma imagem completamente preta e outra completamente branca para ver o nível máximo e mínimo de brilho dos aparelhos ao reproduzir ambas.

Os dados abaixo são medições feitas na unidade lux, que mede a intensidade de luz que é emitida da tela de cada aparelho:

Brilho máximo com imagem preta

  • A3 Plus: 6
  • BV8000 Pro: 5
  • Zenfone 4 Max: 9
  • Redmi Note 5A Prime: 11

Brilho mínimo com imagem preta

  • A3 Plus: 1
  • BV8000 Pro: 1
  • Zenfone 4 Max: 1
  • Redmi Note 5A Prime: 1

Brilho máximo com imagem branca

  • A3 Plus: 485
  • BV8000 Pro: 694
  • Zenfone 4 Max: 893
  • Redmi Note 5A Prime: 925

Brilho mínimo com imagem branca

  • A3 Plus: 21
  • BV8000 Pro: 28
  • Zenfone 4 Max: 18
  • Redmi Note 5A Prime: 3
Conclusão

Depois de todos esses testes, podemos ver que Zenfone 4 Max e Redmi Note 5A Prime são os modelos com melhor tela dentre os quatro analisados, com o aparelho da Asus saindo em desvantagem por ser o único a não permitir configurar as cores exibidas, seja para puxá-las para tons mais frios ou mais quentes, ou para ajustar o contraste.

O A3 Plus mostrou o porquê de ser o mais barato dos quatro, contando com uma tela bem mais simples, mas a decepção mesmo ficou para o BV8000 Pro, que mesmo apresentando resolução Full HD e custando cerca de R$ 900 em lojas de importação não foi capaz de seguir a qualidade dos rivais.

E você, concorda com o resultado? Acha que Asus e Xiaomi fizeram um bom trabalho com suas telas? Não esqueça de comentar abaixo!

(atualizado em 26 de março de 2019, às 14:10)

3

Comentários

Zenfone 4 Max e Redmi Note 5A Prime derrotam A3 Plus e BV8000 Pro em comparativo de telas

OnePlus 6 e Redmi Note 5 entram na lista dos 15 aparelhos mais radioativos

Huawei no Brasil fará diferença? Positivo fecha trimestre no vermelho

Samsung Galaxy J7 Pro ou Motorola Moto G5S Plus? Comparativo TudoCelular ajuda a escolher

Ranking TudoCelular: gráficos com todos os testes de desempenho e autonomia até junho