LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

MIUI 9 com Android Nougat não trouxe ganho de desempenho para o Mi Mix

15 de março de 2018 12

O Mi Mix chegou ao mercado com Android Marshmallow e MIUI 8, sendo analisado pelo TudoCelular em nosso teste usual de desempenho. Agora com a atualização para a MIUI 9 com base no Android Nougat, chegou a hora de refazermos os testes para ver se o flagship chinês ainda continua oferecendo bom desempenho.

Antes de partimos para os nossos testes vamos relembrar as especificações do aparelho. O Mi Mix analisado conta com Snapdragon 821, 6 GB de RAM e 256 GB de armazenamento, mas é possível encontrá-lo também com 4 GB de RAM e 128 GB de memória interna. Esta configuração é suficiente para entregar um ótimo desempenho no geral.

Teste de velocidade

O nosso primeiro teste consiste em medir quanto tempo o Mi Mix leva para abrir uma dúzia de apps. Na lista selecionada temos os apps de Câmera, Galeria e Configurações enquanto outros foram baixados, como Facebook, WhatsApp, Chrome, Netflix, Spotify, Photoshop Mix, Pokémon Go e Asphalt 8.

A abertura foi realizada exatamente nesta ordem, contando o tempo a partir do momento em que o cronômetro foi iniciado e sendo feita uma marcação ao final do primeiro ciclo para vermos se a segunda etapa seria executada mais rapidamente, pois todos os apps e jogos teoricamente já estariam armazenados na RAM.

Na primeira rodada o Mi Mix levou 1m17s para abrir todos os aplicativos. Na segunda rodada, o smartphone da Xiaomi precisou de apenas 20 segundos. Aqui tivemos um resultado ligeiramente inferior ao que foi visto em nosso teste anterior com MIUI 8 e Android Marshmallow, mas a diferença é de poucos segundos.

AuTuTu

Partindo para benchmarks começamos pelo AnTuTu. A ferramenta sofreu uma grande reformulação na versão 7.0, o que fez com que o algoritmo de análise fosse totalmente reescrito. Aqui vimos resultados inferiores ao teste anterior. Enquanto na MIUI 8 registramos 141 mil pontos, com a MIUI 9 ficamos na média dos 121 mil pontos. Isso não implica que o Mi Mix tenha ficado mais lento com a atualização para o Nougat.

Geekbench

Ao contrário do AnTuTu, a ferramenta Geekbench não sofreu alterações em seu algoritmo desde a última vez que testamos o Mi Mix. No entanto, a pontuação também foi menor neste benchmark. No teste com apenas um núcleo tivemos 1.412 pontos e 3.342 pontos com todos os núcleos em uso. Já no teste Compute, que envolve a GPU, a pontuação ficou em 5.528, também abaixo do teste anterior.

3D Mark

Outro benchmark que mudou desde a última vez que testamos o desempenho do Mi Mix foi o 3D Mark. Além de medir o potencial gráfico do aparelho com a API gráfica OpenGL, ele também inclui um teste com a API Vulkan. No primeiro registramos 1.667 pontos, enquanto no segundo a pontuação ficou em 1.500. No antigo teste, parte do Sling Shot Extreme, tivemos 1.906 pontos.

GFX Bench

Ainda em benchmarks gráficos temos o GFX Bench que realiza testes gráficos em três APIs diferentes: Open GL 2.0 ES, 3.0 ES e 3.1 ES. No teste do T-Rex, que usa a API gráfica mais antiga, o smartphone da Xiaomi rodou o teste a 53 fps. No teste do Manhattan, que usa a API gráfica 3.0, o Mi Mix conseguiu rodar a animação a 31 fps na resolução nativa da tela. Enquanto no teste do Car Chase (Open GL 3.1 ES) tivemos 13 quadros por segundo.

Ao emular a resolução Full HD para fugir da limitação do painel de 60 Hz, a taxa de quadros por segundo foi para 12 no Car Chase, 32 no Manhattan e 58 no T-Rex. E mais uma vez os resultados ficaram um pouco abaixo do que foi registrado anteriormente.

Gamebench

Usamos a ferramenta Gamebench para medir a taxa de quadros por segundo em alguns jogos. Infelizmente, alguns títulos da Gameloft vêm travados para rodarem a 30 fps, como é o caso Asphalt 8. Injustice 2 também entra neste grupo, o que acaba limitando o potencial do aparelho.

FPS CPU GPU RAM
Asphalt 8 30 10% 62% 513 MB
Vainglory 59 8% 41% 519 MB
Injustice 2 30 11% 62% 747 MB
Modern Combat 5 34 24% 63% 493 MB
Clash Royale 59 4% 60% 293 MB
Subway Surfers 60 10% 53% 277 MB

Com exceção do Modern Combat 5, os demais jogos entregam 60 fps no geral, com excelente fluidez no smartphone da Xiaomi. Mesmo no Nougat vimos um desempenho instável no jogo de tiro da Gameloft como visto em nosso teste anterior.

GameBench

Desenvolvedor: GameBench Ltd

Preço: grátis - oferece compras no app

Tamanho: Depende do dispositivo

Conclusão

O Mi Mix pode não ser o smartphone mais rápido do mercado, mas ele ainda oferece ótimo desempenho. Percebemos que a MIUI 9 com Android Nougat deixou o aparelho um pouco mais lento na abertura de apps, além de obter resultados menores em benchmarks. Em jogos, no entanto, o smartphone chinês manteve o mesmo desempenho de antes.

Na prática vemos que a MIUI 9 entrega animações mais fluidas, mas não necessariamente mais rápidas que a MIUI 8. De qualquer forma, o aparelho não sofre para abrir qualquer app ou jogo. Para quem busca um smartphone com tela gigante e design atrativo, o Mi Mix ainda é uma forte opção a se considerar.

Como importar

A GearBest cedeu o smartphone utilizado no vídeo e você pode encontrar Mi Mix (com 6 GB de RAM e 256 GB para armazenamento) por US$ 560 (~R$ 1.890 - cotação do dia 15/03) com frete grátis, mas sem considerar taxas de importação. E se você ainda não sabe como importar, basta conferir nosso passo a passo em uma pauta especial, lembrando que você pode parcelar a compra.

O Xiaomi Mi Mix ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

12

Comentários

MIUI 9 com Android Nougat não trouxe ganho de desempenho para o Mi Mix

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas