LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Melhor celular com Android "Puro" para comprar | Guia do TudoCelular

28 de janeiro de 2020 101

O destaque de cada celular:
  1. Google Pixel 3 - O melhor para fotos
  2. Motorola One Hyper - Câmera pop-up em experiência pura
  3. Multilaser H - Melhor opção de celular brasileiro
  4. Xiaomi Mi A3 - O melhor Android One em bateria
  5. ASUS Zenfone Max Pro (M2) - O melhor da ASUS sem ZenUI
  6. Motorola Moto G7 Power - O melhor em bateria
  7. Xiaomi Mi A2 - Mais rápido entre os baratinhos
  8. ASUS Zenfone Max Pro (M1) - Desempenho e bateria equilibrados
  9. Multilaser MS80X - Básico nacional de respeito
  10. Motorola Moto G7 Play - Baratinho bom de jogo

O ecossistema Android é conhecido por ser "aberto", possibilitando que não apenas fabricantes como desenvolvedores independentes criem versões customizadas do sistema.

Pensando em ajudar quem não curte muito as customizações de fabricantes e deseja comprar o melhor Android na forma como foi idealizado pelo Google, ou ao menos o mais próximo disso possível, separamos uma lista com alguns dispositivos que possuem o tão falado "Android Puro".

Tenha em mente que algumas fabricantes não alteram a aparência da interface, mas mudam alguns aplicativos e recursos nativos, como é o caso da Motorola. De qualquer forma, esse tipo de customização é muito menos agressiva do que algumas empresas fazem, como Samsung e Xiaomi, e por isso entram no nosso guia.

Se você acredita que uma interface "mais limpa" é melhor que um software atolado de recursos, então confira a nossa seleção abaixo com as melhores opções que passaram pelo TudoCelular. Lembrando que listamos apenas aparelhos testados por nós e por isso que você não verá os vários celulares da Nokia com Android One na lista.

MELHOR CELULAR

Google Pixel 3

Para quem busca a verdadeira experiência pura do Android não há para onde correr, a linha Pixel é a melhor opção. Com ela você será o primeiro a receber novas versões do robozinho com atualizações de segurança garantidas mensalmente (enquanto muitas fabricantes falham neste processo). Sem falar que o Pixel 3 é uma referência quando o assunto é câmera, sendo o melhor para fotos de todos que listamos neste guia.

Sabemos que o Pixel 4 já foi lançado e até já fizemos review completo dele, mas achamos o Pixel 3 uma melhor compra por ser mais fácil de encontrá-lo no Brasil e por seu preço ser mais baixo. A diferença entre as duas gerações é pequena e não vale a pena pagar mais caro pelo modelo mais recente. Infelizmente, Pixel nunca foi referência quando o assunto é bateria e o Pixel 3 fica atrás de vários que listamos aqui, mas se você busca sentir a experiência máxima de como o sistema foi concebido, este o melhor.

OUTRAS OPÇÕES

Multilaser MS80X

O Pixel 3 pode ser um celular interessante por sua excelente câmera e as atualizações rápidas e garantidas, mas ele custa bastante caro, sendo o modelo com valor mais salgado do nosso guia. Busca uma alternativa mais em conta que tenha um sistema que seja o mais próximo possível do Android puro? Então começamos as nossas recomendações com O Multilaser MS80X.

Para quem não conhece, a Multilaser é a fabricante nacional que aposta em sistema com o mínimo de modificações possível (no mesmo estilo da Motorola). O MS80X é um celular básico que entrega bom desempenho, tem boa autonomia e tira fotos bem satisfatórias. A tela também não deixa a desejar, apesar de o aparelho baixar o brilho em vídeos. A qualidade sonora e tempo de carregamento decepcionam, mas no geral o MS80X é uma boa opção de celular para que foge de Android muito modificado e não quer pagar caro.

Motorola Moto G7 Play

Além da Multilaser, a Motorola também é outra fabricante que aposta em Android com o mínimo de modificações. O G7 Play pode ser encontrado quase no mesmo preço do MS80X, também sendo outra ótima opção de celular de entrada para quem está fugindo da OneUI da Samsung ou MIUI da Xiaomi.

O seu destaque fica para o melhor desempenho com jogos, além da bateria render mais que a do rival da Multilaser. Por outro lado, o MS80X tem melhor desempenho geral com apps, segurando mais aplicativos abertos em segundo plano. Em câmera os dois são parecidos, mas o G7 Play se destaca por gravar vídeos em 4K. Além disso, ele vem recebendo melhor suporte da Motorola para atualizações de segurança do Android - o que é um ponto importante a se considerar.

7 Hardware
7.6 Custo Benefício

Motorola Moto G7 Play

Comparar Aviso de preço

ASUS Zenfone Max Pro (M1)

ASUS fez a sua primeira aposta em Zenfone sem a ZenUI com o Max Pro (M1). Ele não faz parte do programa Android One como temos em alguns modelos da Xiaomi neste guia, mas não vem com software extramente modificado como em outros Zenfones. Aqui você terá apenas o aplicativo de câmera que foge do padrão do Google, mas demais apps são básicos presentes em qualquer celular dito "Android puro".

O Zenfone Max Pro (M1) é um celular já antigo, mas ainda supera lançamentos recentes quando o assunto é bom desempenho. Ele também roda qualquer jogo para Android sem dificuldade, e sua bateria é capaz de render o dia todo com folga. Apesar do aplicativo de câmera ser um pouco problemático, o M1 é capaz de tirar ótimas fotos. É aquele tipo de celular que manda bem em tudo e que ainda pode ser encontrado por ótimo preço atualmente.

7.7 Hardware
6.3 Custo Benefício

Asus ZenFone Max Pro (M1)

Comparar Aviso de preço

Motorola Moto G7 Power

Quer a melhor bateria? Então vá de Moto G7 Power. A Motorola não apenas pega leve na customização do sistema como também sabe otimizar o software para fazer melhor uso da hardware do que vemos em modelos da série Android One. O seu desempenho pode não impressionar, mas também não chega a ser ruim. Ele conta com alguns extras que você não encontra em outros do nosso guia, como suporte a TV Digital.

O G7 Power é superior em quase tudo comparado ao G7 Play que listamos no início do guia e a diferença de preço entre os dois é bastante pequena. Talvez valha mais a pena investir neste modelo por entregar um melhor custo-benefício. Ele também é um dos poucos celulares por menos de R$ 1 mil com boa qualidade sonora e sua tela reproduz boas cores, apesar do brilho não ser muito alto.

7 Hardware
6.2 Custo Benefício

Motorola Moto G7 Power

Comparar Aviso de preço

Xiaomi Mi A2

Xiaomi é uma das que mais modifica o Android em seus celulares. Se você não é fã da MIUI ou já cansou do robozinho alterado pela marca, vale a pena dar uma conferida nos poucos modelos da Xiaomi que fazem parte do programa Android One. O Mi A2 já é um pouco antigo, mas ainda tem bom hardware e recentemente foi atualizado para o Android 10.

O Mi A2 tem como grande destaque o seu desempenho, fazendo diversos celulares básicos (e até mesmo intermediários) recentes comerem poeira. Já a bateria, por outro lado, não chega a empolgar com baixa autonomia. Se curte os celulares da Xiaomi e não quer comprar algum modelo com MIUI, vale a pena dar uma olhada no Mi A2, mas tenha em mente que terá que andar com o carregador ou adquirir uma power bank se você passa o dia todo fora de casa. No geral, é um ótimo celular que também tira boas fotos.

Xiaomi Mi A3

Temos mais um smartphone da Xiaomi na nossa lista, o Mi A3. Ele é o sucessor do Mi A2 que citamos anteriormente e tem como grande diferencial entregar o dobro de bateria. O problema está no desempenho. Ele não é tão ágil quanto o modelo anterior, porém é mais rápido que os celulares da Motorola que citamos.

Ele também faz parte do programa Android One, o que na teoria garante atualizações por alguns anos, apesar da Xiaomi não ser muito rápida nisso e causar uma certa irritação em quem espera que modelos com Android One sejam atualizados mais rapidamente que os demais com MIUI. No geral, ele é um smartphone muito bom que tira fotos com qualidade. Apenas sua tela que pode decepcionar um pouco.

7.5 Hardware
6.2 Custo Benefício

Xiaomi Mi A3

Comparar Aviso de preço

ASUS Zenfone Max Pro (M2)

O Zenfone Max Pro (M2) segue a mesma fórmula adotada no M1: nada de ZenUI. Você tem um software muito mais limpo e próximo ao que temos em celulares da Motorola e Multilaser. A ASUS ainda adora rechear o aparelho com alguns bloatwares, como é o caso de apps do Facebook, Instagram e Messenger - mas convenhamos que muitos acabam tendo que baixar estes aplicativos da Play Store em outros celulares.

O M2 é um pouco melhor que o M1 em desempenho, enquanto a autonomia de bateria acabou caindo algumas horas, mas ainda rende o dia todo sem dificuldade. A qualidade de câmera continua igual, porém sem aquele app nativo problemático. Só não espere muito das selfies - há modelos melhores nessa faixa de preço. No geral, o Max Pro (M2) é um celular com bom conjunto que chegou muito caro ao mercado. Com seu preço caindo ele já começa a ser uma opção interessante, ainda mais para quem foge de celulares com Android muito modificado.

7.8 Hardware
6.7 Custo Benefício

Asus ZenFone Max Pro (M2)

Comparar Aviso de preço

Multilaser H

E aqui temos mais um smartphone da Multilaser em nosso guia. Chamado apenas de H, ele foi um baita surpresa para 2019, sendo um dos melhores intermediários. Pelo preço você leva um ótimo conjunto com desempenho acima da média, bateria que dura o dia todo e ainda câmera competente para registrar belas fotos, especialmente selfies.

Assim como o MS80X, este oferece basicamente a essência padrão do sistema com leves modificações, como o aplicativo de câmera que foi redesenhado pela empresa e algumas propagandas que aparecem esporadicamente na tela de notificações. Se você não tem preconceito com marcas brasileiras, vale a pena dar uma chance para o Multilaser H. Ele é um celular que tem mais prós do que contras e oferece um custo-benefício bastante interessante.

Motorola One Hyper

Encerrando o nosso guia temos o melhor lançamento da Motorola em 2019, o One Hyper. Ele foi o primeiro da marca a vir com câmera no estilo pop-up que elimina a necessidade de termos entalhe ou furo na tela. Além disso, também foi o primeiro a chegar oficialmente ao Brasil com câmera de 64 MP. Esperávamos mais do seu desempenho, porém a bateria rende bastante.

A Motorola lançou seis opções de modelos da linha One por aqui. Alguns com Android One, enquanto outros trazem o sistema levemente modificado da companhia, como é o caso do Hyper. Ele já chegou ao mercado com Android 10, enquanto há alguns modelos da nossa lista que nem deve ser atualizados para esta versão.

8.4 Hardware
7.2 Custo Benefício

Motorola One Hyper

Comparar Aviso de preço

O que achou da nossa seleção? Deixe seu comentário abaixo sobre o que prefere: Android levemente modificado ou Android One com promessa de updates por anos?


101

Comentários

Melhor celular com Android "Puro" para comprar | Guia do TudoCelular

MIUI, OneUI, EMUI: as diferenças entre as interfaces Android | TudoCelular Entenda

Mi 9 vs Mi Note 10 Pro: top custo benefício ou intermediário caro? | Comparativo

Galaxy A20 vs Galaxy A20s: para manter o preço, não aconteceu a evolução | Comparativo

OnePlus 6 e Redmi Note 5 entram na lista dos 15 aparelhos mais radioativos