LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Melhores smartphones com Android "Puro" | Guia do TudoCelular

11 de junho de 2019 79

O ecossistema Android é conhecido por ser "aberto", possibilitando que não apenas fabricantes como desenvolvedores independentes criem versões customizadas do sistema.

Pensando em ajudar quem não curte muito as customizações de fabricantes e deseja utilizar o Android na forma como foi idealizado pelo Google, ou ao menos o mais próximo disso possível, separamos uma lista com alguns dispositivos que possuem o tão falado "Android Puro".

Tenha em mente que algumas fabricantes não alteram a aparência da interface, mas mudam alguns aplicativos e recursos nativos, como é o caso da Motorola. De qualquer forma, esse tipo de customização é muito menos agressiva do que algumas empresas fazem, como Samsung e Xiaomi, e por isso entram no nosso guia.

Se você acredita que uma interface "mais limpa" é melhor que um software atolado de recursos, então confira a nossa seleção abaixo com as melhores opções que passaram pelo TudoCelular.

MODELOS BÁSICOS

Xiaomi Redmi Go

Quer um celular barato, compacto e com Android limpo? Que tal o Redmi Go? Ele vem com Android 8.1 Oreo Go Edition, o que garante que aqui você não verá a MIUI rodando por cima do robozinho. Ele tem apenas 1 GB de RAM, mas esta versão do sistema é mais leve, o que garante melhor desempenho que outros aparelhos com Android modificado com mesma quantidade de memória. Já para o espaço interno há duas opções: 8 ou 16 GB.

5.4 Hardware
8.3 Custo Benefício

Redmi Go

Comparar Aviso de preço
Motorola Moto G7 Play

O Moto G7 Play nos surpreendeu no desempenho em jogos ao entregar melhor fluidez que o G7 Plus com processador mais potente. A menor resolução no modelo mais barato acabou ajudando no desempenho e também na autonomia ao jogar. Só para se ter uma ideia, no PUBG é possível jogar por 9 horas seguidas com uma carga de bateria, enquanto no modelo mais caro temos metade desse rendimento. Se você quer jogar por muito tempo sem se preocupar com a bateria, o G7 Power seria a melhor escolha.

7.3 Hardware
9 Custo Benefício

Motorola Moto G7 Play

Comparar Aviso de preço
Asus Zenfone Max Pro (M1)

O Zenfone Max Pro (M1) foi a primeira aposta da Asus em smartphone sem a interface ZenUI como conhecemos. O aparelho pode não surpreender em nenhum aspecto, mas manda bem em desempenho, câmera e bateria. Se você sempre fugiu da linha Zenfone por não curtir o excesso de modificações realizadas no Android, o Max Pro vai te agradar. Apesar de vir com Android sem modificações pesadas, as atualizações de software não são mais rápidas que nos demais aparelhos da empresa - diferente do que temos em modelos com Android One.

8 Hardware
10 Custo Benefício

Asus ZenFone Max Pro (M1)

Comparar Aviso de preço
Nokia 6.1 Plus

O Nokia 6.1 Plus foi lançado inicialmente na China como Nokia X6. Ele traz o mesmo Snapdragon presente no Zenfone Max Pro (M1), mas com o diferencial de fazer parte do programa Android One. Isso não apenas garante um sistema mais limpo de modificações, como também há a promessa de atualizações mais rápidas. Ele oferece mais memória que os modelos acima custando o mesmo, o que o torna uma opção interessante. O ponto negativo fica para a falta de pós-venda nacional.

Motorola Moto G7 Power

Android "puro" com boa bateria é algo raro de se ver, certo? Realmente muitos aparelhos que testamos com sistema sem modificações radicais falharam em passar um dia inteiro longe de tomadas em uso mais pesado. O G7 Power foi um que nos surpreendeu. Ele conseguiu alcançar 29 horas de uso em nossos testes com mais de 17 horas de tela ligada. Apenas smartphones da Xiaomi com a otimização agressiva da MIUI haviam chegado perto desta marca. Para a maioria, o G7 Power entregará 2 dias de uso tranquilamente.

7.3 Hardware
7.6 Custo Benefício

Motorola Moto G7 Power

Comparar Aviso de preço

MODELOS INTERMEDIÁRIOS

Xiaomi Mi A2

O Mi A2 faz parte do programa Android One, o que resulta em smartphone da linha Mi sem a interface MIUI. O aparelho é um sucesso por ser barato e entregar bom desempenho. A prova disso está em nosso teste de velocidade que comprova que o Mi A2 não deixa a desejar para a linha Pixel do Google. Se levarmos em consideração que ele custa quatro vezes menos que o Pixel 3, realmente é uma ótima opção se você busca um Android "puro" com bom desempenho e sem pagar caro.

8.2 Hardware
8.8 Custo Benefício

Xiaomi Mi A2

Comparar Aviso de preço
Motorola Moto X4

A linha Pixel 3 possui certificação IP68 para proteção contra água e poeira, mas se você não está disposto a pagar tanto em celular com Android mais limpo, o Moto X4 pode ser uma alternativa muito mais acessível. O modelo da Motorola conta com mesma certificação, o que permite usar o smartphone embaixo d'água por no máximo 30 minutos - desde que você respeite o limite de 1,5m de profundidade. Aqui temos melhor câmera que no G7 Power, mas com autonomia muito inferior.

8.1 Hardware
8.4 Custo Benefício

Motorola Moto X4

Comparar Aviso de preço
Motorola One Vision

O Motorola One Vison chegou ao mundo em maio “para ver e ser visto em qualquer luz”. O aparelho tem tela em proporção 21:9 e é o primeiro da marca a oferecer o Night Vision na câmera. Ponto forte do aparelho são as fotos, principalmente com pouca luz. O One Vision ainda faz parte do programa Android One, e a Motorola promete atualizações rápidas para novas versões do sistema, além de pacotes de segurança mensais.

8.6 Hardware
7.8 Custo Benefício

Motorola One Vision

Comparar Aviso de preço
Nokia 8.1

O Nokia X7 é mais conhecido por essas bandas como Nokia 8.1. Ele foi anunciado no final do ano passado e traz hardware mais potente que os demais smartphones intermediários do nosso guia. Assim como outros da Nokia que listamos aqui, este também faz parte do programa Android One e conta atualmente com a versão 9.0 Pie. Tenha em mente que o modelo X7 tem 4G mais limitado, mas é compatível com faixa de 1.800 MHz.

Google Pixel 3a e 3a XL

Pixel 3a é a tentativa do Google de voltar a competir no mercado de intermediários. Apesar de vários cortes terem sido feitos para reduzir o custo de produção, a empresa manteve a câmera tão elogiada nos modelos mais caros aqui. Ou seja, você leva um smartphone com Android limpo por preço mais acessível e sem abrir mão de fotos espetaculares. Uma vantagem destes modelos está na maior autonomia de bateria em troca de menor desempenho.

MODELOS AVANÇADOS

Motorola Moto Z2 Force

Moto Z2 Force é um flagship já antigo e a Motorola não tem mais planos de trazer novos modelos para o mercado. Se você busca ter um smartphone com Android menos modificado e ao mesmo tempo busca alta resistência, esta pode ser ainda uma opção interessante. A sua tela é mais resistente que a de todos os outros smartphones do nosso guia, sendo um grande diferencial para quem é desastrado e derruba o celular o tempo todo.

8.6 Hardware
6.4 Custo Benefício

Motorola Moto Z2 Force

Comparar Aviso de preço
Nokia 9 PureView

O Nokia 9 é a nossa sugestão de flagship com Android One. O seu destaque vai para o conjunto de cinco câmeras, que competem de igual com os smartphones do Google. O hardware também é o mesmo (Snadragon 845), mas traz uma quantidade mais generosa de RAM para garantir manter vários apps e jogos em aberto. Em nossas primeiras impressões o aparelho realmente passa o apelo premium que merece e pode ser uma forte opção top de linha para fugir de Android modificado.

Google Pixel 2 e 2 XL

Pixel 2 e 2 XL ainda são ótimas opções de flagships. Por mais que seu hardware não seja tão avançado quanto o de recentes lançamentos, eles ainda entregam uma melhor experiência que muito celular mais caro. Ambos os modelos estão atualmente com o Android Pie e recebem mensalmente os pacotes de segurança do Android. Sem falar que aqueles que quiserem também experimentar a versão 10 do robozinho basta só se inscreverem no programa beta do Android Q.

Google Pixel 3 e 3 XL

Celulares com boas câmeras tem ao monte no mercado, mas se você está atrás do melhor com Android puro, o Pixel 3 é a escolha ideal. Os smartphones do Google não foram lançados oficialmente no Brasil, mas é possível encontrá-los em algumas lojas nacionais por meio de importação. Pixel 3 e 3 XL oferecem a mesma ótima qualidade na captura de fotos, cabendo a você decidir apenas qual escolher. O maior entrega melhor bateria, enquanto o menor é mais rápido.


79

Comentários

Melhores smartphones com Android "Puro" | Guia do TudoCelular

OnePlus 6 e Redmi Note 5 entram na lista dos 15 aparelhos mais radioativos

Huawei no Brasil fará diferença? Positivo fecha trimestre no vermelho

Samsung Galaxy J7 Pro ou Motorola Moto G5S Plus? Comparativo TudoCelular ajuda a escolher

Ranking TudoCelular: gráficos com todos os testes de desempenho e autonomia até junho