LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Melhores smartphones para gravação de vídeos em câmera lenta | Guia do TudoCelular

15 de maio de 2019 57

Os smartphones estão evoluindo cada vez mais, principalmente no que diz respeito às câmeras, já sendo possível atualmente para boa parte dos usuários deixar sua câmera compacta em casa durante uma viagem.

Além das fotos, uma função muito utilizada é a de gravação de vídeos, e nada melhor para criar cenas mais dramáticas do que o recurso de câmera lenta, especialmente útil em cenas de esportes ou outras atividades mais movimentadas.

Pensando em ajudar quem deseja aproveitar deste recurso já presente em smartphones há alguns anos, separamos uma lista com os principais modelos disponíveis em solo brasileiro a permitirem gravação de vídeos em taxa de quadros de 240 fps ou mais, caracterizando assim uma boa fluidez em suas cenas no tão falado slow-motion.

Asus Zenfone 5Z

Asus também tem uma boa opção para quem está em busca de um smartphone para gravar vídeos em Full HD em câmera lenta. Aqui o usuário fica limitado a 240 fps, mesma velocidade obtida nos iPhones recentes, e mesmo que reduza a resolução para apenas HD não é possível gravar em 480 fps como visto nos flagships de 2017 da Samsung.

O Zenfone 5 é ainda mais limitado quando o assunto é captura de vídeos em câmera lenta. Assim, para quem estiver em dúvida entre os dois modelos da Asus, é mais indicado investir no modelo mais avançado.

8.8 Hardware
7.9 Custo Benefício

Asus ZenFone 5Z

Comparar Aviso de preço
Samsung Galaxy S9 e S9 Plus

O Galaxy Note 9 não é o único smartphone da Samsung capaz de capturar vídeos em câmera lenta a 960 quadros por segundo. O S9 foi o primeiro da empresa a ter esta capacidade graças ao armazenamento DRAM integrado ao sensor da câmera.

Assim como o recente phablet da sul-coreana, o S9 também não consegue registrar vídeos nesta velocidade por muito tempo, já que a memória disponível é bastante limitada. O Galaxy S9 usa algoritmo com inteligência artificial para identificar o ponto correto a ser aplicado o efeito de câmera lenta.

8.9 Hardware
7.8 Custo Benefício

Samsung Galaxy S9

Comparar Aviso de preço
9 Hardware
7.7 Custo Benefício

Samsung Galaxy S9 Plus

Comparar Aviso de preço
LG G7 ThinQ

O LG G7 ThinQ chegou ao mercado com a promessa de câmera inovadora graças à avançada inteligência artificial incorporada, mas tinha a limitação de gravar vídeos em 4K a apenas 30 fps. Esta limitação foi corrigida posteriormente com uma atualização liberada pela sul-coreana.

Em termos de capacidade para captura em câmera lenta, o G7 consegue entrega 240 fps na resolução HD. O seu sensor é até capaz de registrar vídeos em Full HD nesta velocidade, mas a LG decidiu manter a configuração nativa em resolução mais baixa.

9.2 Hardware
8.3 Custo Benefício

LG G7 ThinQ

Comparar Aviso de preço
Samsung Galaxy S8 e S8 Plus

O Galaxy S8, assim como o S8 Plus, chegou ao mercado sendo capaz de realizar filmagens em câmera lenta em 240 fps na resolução HD, mas Samsung liberou um update posteriormente que aumentou a velocidade para 480 fps - sendo metade do que os flagships lançados em 2018 pela sul-coreana entregam.

Apesar de o sensor ser capaz de trabalhar a 960 fps, a falta de memória DRAM interligada ao módulo de câmera torna a captura de vídeos nesta velocidade bastante instável. Desta forma, Samsung optou por limitar seus modelos mais antigos a gravarem a no máximo 480 fps no modo Super Slow-mo.

8.8 Hardware
7.4 Custo Benefício

Samsung Galaxy S8

Comparar Aviso de preço
8.8 Hardware
7.3 Custo Benefício

Samsung Galaxy S8 Plus

Comparar Aviso de preço
Sony Xperia X2 e XZ2 Compact

Enquanto os flagships da Samsung lançados em 2018 capturam vídeos em 960 fps apenas na resolução 720p, o Xperia XZ2 é capaz de registrar até na resolução 1080p, porém de forma mais limitada. O usuário pode escolher clipes mais longos em HD ou mais curtos em FHD.

Nos smartphones da Sony é preciso entrar no modo de captura em câmera lenta, diferente dos modelos da Samsung que o recurso pode ser ativado diretamente do modo filmadora.

8.8 Hardware
7.6 Custo Benefício

Sony Xperia XZ2 Compact

Comparar Aviso de preço
8.7 Hardware
6.4 Custo Benefício

Sony Xperia XZ2

Comparar Aviso de preço
Sony Xperia XZ Premium

O Xperia XZ Premium foi pioneiro na gravação em 960 fps, oferecendo em 2017 algo que a Samsung trouxe apenas em sua atual linha de flagships. A empresa já oferecia captura a 120 fps em 720p, mas prolongou para 960 fps na mesma resolução com o Xperia XZ Premium.

Assim como os modelos atuais da marca, você precisa tocar no botão dedicado no momento que deseja capturar em câmera lenta, ficando limitando a uma curta janela de 0,18s. A câmera também tem um outro modo onde você pode gravar um vídeo em câmera lenta de 5 segundos diretamente com o botão do obturador.

Apple iPhone 8 e 8 Plus

Assim como o iPhone XR, o iPhone 8 lançado em 2017 possui apenas uma câmera na traseira. No entanto, suas capacidades para captura em câmera lenta são as mesmas vistas nos demais lançamentos recentes da Apple. O usuário pode escolher gravar em 240 fps ou apenas a 120 fps, ambos em Full HD.

A qualidade entregue fica no nível no iPhone X e também peca por não oferecer captura de áudio estéreo - algo que foi corrigido apenas na linha 2018.

8.4 Hardware
6.3 Custo Benefício

Apple iPhone 8

Comparar Aviso de preço
8.8 Hardware
6.6 Custo Benefício

Apple iPhone 8 Plus

Comparar Aviso de preço
Samsung Galaxy Note 8

Assim como aconteceu com o Galaxy S8 e S8 Plus, o Note 8 também foi lançado com a limitação de gravar em câmera lenta a no máximo 240 fps, mas Samsung liberou uma atualização posterior que ampliou esta capacidade, entregando 480 fps de forma estável.

Apesar da qualidade ficar limitada apenas à resolução HD nos smartphones da Samsung, o Note 8 não sofre com ambientes pouco iluminados e entrega qualidade satisfatória para filmagens em câmera lenta.

9 Hardware
7.1 Custo Benefício

Samsung Galaxy Note 8

Comparar Aviso de preço
Samsung Galaxy Note 9

O Galaxy Note 9 é atualmente o smartphone mais avançado da Samsung e traz sensor capaz de registrar ótimos vídeos em câmera lenta. Por padrão, o usuário pode capturar vídeos curtos na resolução 720p a 960fps, entregando ótima qualidade e nível de detalhes.

O software permite editar o trecho capturado, assim como exportar a parte em câmera lenta em formato de GIF para compartilhar com os amigos. Para quem deseja gravar em resolução mais alta, também é possível capturar em câmera lenta em 1080p, mas ficando limitado a 240 fps.

8.6 Hardware
6.4 Custo Benefício

Samsung Galaxy Note 9

Comparar Aviso de preço
Samsung Galaxy S10e

A família Galaxy S10 recebeu melhorias na câmera comparado à geração anterior e o S10e, mais básico dos novos flagships da Samsung, não ficou de fora. Ele permite gravar a 240 fps na resolução Full HD e pode chegar a 960 fps em HD. Ele captura 0,4s de vídeo que equivale a 12,8s de reprodução a 30 fps.

8.9 Hardware
6.9 Custo Benefício

Samsung Galaxy S10e

Comparar Aviso de preço
Sony Xperia XZ1

O Xperia XZ1 pode ser visto como uma versão compacta do Xperia XZ Premium, trazendo o mesmo sensor principal com gravação de vídeos em HD a 960 fps. Aqui também temos a mesma limitação de gravação de apenas 0,18s como visto nos demais smartphones da japonesa.

A qualidade de gravação em HD é bastante decente, mas tenha em mente que se você pretende realizar muitas filmagens em câmera lente com o XZ1 é bom evitar locais com iluminação precária, já que a câmera da Sony tente a registrar muitos ruídos neste tipo de cenário.

8.7 Hardware
6.2 Custo Benefício

Sony Xperia XZ1

Comparar Aviso de preço
Apple iPhone XR

O iPhone XR chegou com a promessa de ser o smartphone de "baixo custo" da Apple. Ele mantém muitos aspectos em comum com seus irmãos mais caros, como é o caso da câmera de 12 MP na traseira. O que muda é que ele perde o sensor secundário responsável por lidar com o efeito bokeh e também a lente teleobjetiva.

Para captura em câmera lenta, no entanto, nada muda entre os modelos da Maçã lançados em 2018. Aqui é possível gravar em 1080p a 120 ou 240 fps. Nessa resolução, assim como em 4K, também é possível gravar a 30 e 60 fps.

8.7 Hardware
6.2 Custo Benefício

Apple iPhone XR

Comparar Aviso de preço
Samsung Galaxy S10 e S10 Plus

A família Galaxy S10 recebeu melhorias na câmera comparado à geração anterior. Tanto o Galaxy S10 quanto a sua variante Plus permitem gravar a 240 fps na resolução Full HD e podem chegar a 960 fps em HD. Eles capturam 0,4s de vídeo que equivale a 12,8s de reprodução a 30 fps.

9.2 Hardware
6.9 Custo Benefício

Samsung Galaxy S10

Comparar Aviso de preço
9.3 Hardware
6.7 Custo Benefício

Samsung Galaxy S10 Plus

Comparar Aviso de preço
Apple iPhone X

Para quem não faz questão de ter os modelos mais recentes da Apple, há o iPhone X lançado em 2017 que entrega a mesma capacidade para captura em câmera sendo 120 ou 240 fps em Full HD. Apesar de no papel soar igual, os novos modelos entregam uma qualidade um pouco superior tanto para fotos quanto para filmagens.

Infelizmente, o aplicativo de câmera nativo do iOS ainda é limitado. Para quem busca ferramentas para trabalhar em vídeos capturados em câmera lenta terá que buscar soluções de terceiros na App Store.

8.8 Hardware
6.2 Custo Benefício

Apple iPhone X

Comparar Aviso de preço
Huawei P30 Pro

Gravação em super câmera lenta tem a resolução HD como padrão da indústria entregando aqui no P30 Pro 960 fps. Há também o modo câmera lenta regular em 720p (240 fps) e 1080p (120fps). Enquanto os clipes regulares em câmera lenta são limitados em comprimento apenas pelo seu armazenamento livre, os clipes super lentos duram precisamente 10s - 6s de câmera lenta e dois segundos de ação de velocidade regular em ambas as extremidades.

Apple iPhone XS e XS Max

Assim como os recentes flagships da Sony, o iPhone XS também é capaz de gravar em câmera lenta na resolução Full HD, mas fica limitado a apenas 240 fps. A qualidade é muito boa e não sofre do mesmo problema de ruídos exagerados quando são realizadas capturas em locais com baixa iluminação.

Essa velocidade pode parecer baixa comparado ao que outras empresas oferecem atualmente, mas é suficiente para gerar efeitos interessantes em câmera lenta. Para quem busca resultados com qualidade mais próxima de câmera profissionais, talvez seja melhor investir em algum modelo que capture a 960 fps.

9 Hardware
6 Custo Benefício

Apple iPhone XS

Comparar Aviso de preço
9 Hardware
5.8 Custo Benefício

Apple iPhone XS Max

Comparar Aviso de preço

57

Comentários

Melhores smartphones para gravação de vídeos em câmera lenta | Guia do TudoCelular
  • Meu Poco faz vídeos curtos em 960 FPS e em 240 FPS com uma qualidade muito boa. Custa bem menos que a maioria destes smarts citados na matéria! %uD83D%uDE01

      • https://youtu.be/BclILQZKCkg. Vejam o video que fiz com meu one plus 6

          • Tem tel ai com 120 fps e cadê o poco com 900...

            • Zenfone 5Z grava ótimos vídeos em slow motion durante o dia, mas a noite fica horrível, ruídos demais... mesmo em boas condições de luz.

                • Lista respira qualidade. Adorei

                    • iPhone 8 abaixo de 3k? Que que deu? Deu ruim no sistema ou só um bug na matrix? Pq iPhone 8 deveria estar por uns 3,5k do jeito que a Apple n desvaloriza

                        • Um aparelho q vai completar 3 anos, com desing "antigo" (ja q toda linha mudou), acho q a desvalorização está ótima. Tenta procurar um S7 da vida pra ver.

                          • Zuk z2 a 960fps interpolado kkkk mas faz! Kkk

                            • Pocophone ta fazendo Slow Motion em 960 fps

                              • O Samsung Galaxy s9 filma em 60 fps ou 240 fps? Pq nessa matéria está 240 e na ficha técnica está 60.

                                • IOS full bloqueado ... o usuario n pode fazer nada

                                  • Alguém me explica abertura de diafragma variável? Esse lance do variável é que tô meio perdido. Eles quiseram dizer que a abertura é variável porque pode usar de f/1.5 a f/2.4? Pra mim, na minha ignorância, isso também não faz sentido, já que no modo manual de qualquer smartphone que conta com uma câmera decente você controla isso também. Alguém me explica?

                                      • Até então o que era possível controlar nos smartphones era a velocidade de captura (shutter speed), o ISO e o foco. O shutter speed é o tempo que o obturador fica aberto captando luz, quanto mais tempo, mais luz entra e mais clara fica a foto. O iso é a sensibilidade do sensor à luz, da mesma forma quanto maior o iso, mais sensível o sensor se torna e mais luz capta, porém iso alto tende a exagerar na sensibilidade trazendo muitos ruídos à imagem, assim como velocidade de captura baixa entra mais luz, porém demora mais a capturar a imagem, aumentando o risco de fotos tremidas. Por exemplo uma velocidade de captura de 1/20 s é considerado um valor baixo suficiente pra segurar bem a câmera e não tremer. As câmeras de celular no modo automático não baixam muito além disso pra evitar tremidos, mas pra captar mais luz aumentam o iso, que deixam a foto com ruído, precisando processar mais a imagem e perdendo bastante a qualidade e nitidez final.A primeira solução proposta pra melhorar as fotos noturnas foi a adição do OIS (estabilizador óptico de imagem), pois como o sensor literalmente mexe pro lado oposto do movimento, acaba compensando o tremido, permitindo baixar mais ainda as velocidades de captura mantendo nitidez, mas o próximo passo seria aumentar o diafragma da lente. Por exemplo câmeras digitais dedicadas podem ter lente com f fixo ou f variável, quanto maior o f, mais aberto o diafragma, mais luz entra e menor é o campo de foco, fazendo com que tudo que fica antes e depois do objeto fique desfocado. Até então câmeras de smartphone só tinham f fixo e todo ano o desafio era aumentar o f para melhorar as fotos noturnas (f/2.0, f/1.8, f/1.7 ...). O que acontece é a Samsung foi pioneira em lançar uma lente com abertura "variável", entre aspas pq citando o exemplo da minha DSLR, a lente padrão que vem nela tem abertura variável de f/3.5 até f/5.6, mas eu posso configurar qualquer valor entre essas 2 aberturas. Na câmera do S9/S9+ digamos que a abertura é dupla, pois ela permite escolher entre 2 aberturas fixas (f/1.5 ou f/2.4).Mas qual a vantagem disso?Fotos de dia, de paisagem, o celular usa a abertura f/2.4, que entra menos luz, mas já que tem bastante luz ele pode escolher uma velocidade de captura mais rápida, o campo de foco é maior, deixando a maioria dos objetos da cena em foco.À noite o celular opta por aumentar o diafragma pra f/1.5, que entra bem mais luz sem precisar aumentar muito o iso ou baixar muito a velocidade de captura, garantindo não apenas fotos mais claras mas principalmente sem muitos ruídos e tremidos.
                                        Você também pode optar usar a abertura f/1.5 na hora de fazer fotos em macro (flores, insetos etc) pois a maior abertura e menor campo de foco faz com que o fundo fique mais desfocado, dando aquele efeito bokeh bonito.Espero ter esclarecido resumidamente, não sou nenhum profissional mas adoro fotografia e sempre acompanhei todos as melhores câmeras em celulares desde que o SonyEricsson K750 ganhou o prêmio TIPA em 2005 por melhor câmera em dispositivo móvel, desde então tive todos os smartphones com melhores câmeras do ano ahaha. Se precisar de mais alguma explicação vc me encontra no insta ou telegram com esse mesmo username.

                                          • Surra de informações. Obrigado

                                              • Ah sim. Dois dias depois desse meu comentário eu descobri que os modos manuais das câmeras de smartphones não permitiam o controle da abertura do diafragma. Sobre o controle da velocidade de obturação e ISO eu já sabia. Mas que coisa, hein? Realmente, a Samsung foi pioneira nisso como você disse, contudo foram bem espertinhos utilizando o termo "abertura variável" e não "abertura dupla", que é o permitido de fato pelo aparelho, a escolha entre f.1/5 e f.2/4. Eu tenho um Asus Zenfone 3 Zoom, com uma câmera dupla e abertura de diafragma fixa de f.1/7. Ele faz ótimas fotos, principalmente das estrelas de noite. De dia eu controlo a entrada de luz com a velocidade de obturação e quando necessário, ISO (que eu particularmente detesto)

                                                  • cara, muito obrigado por tanta informação, é sempre bom estar aprendendo um pouco mais

                                                  • Lembrando que os iPhones não precisam de 10 GB de RAM igual ao resto

                                                      • claro que não, é fácil fazer render com especificações menores quando sistema é projetado especificamente pra aquele hardware

                                                          • Nada a ver sua colocação, o Android também é, e o pixel mostra isso, mas enfim se vc acredita nisso...

                                                              • o iOS não precisa de muita memória RAM pq os apps rodando em background trabalham com o princípio da notificação. O app está congelado na última tela que você deixou, mas não é o app que avisa que chegou mensagem, você recebe uma notificação de nova mensagem, e então ao abrir o app ele atualiza a tal mensagem nova, por isso também que o iOS é campeão de stand by, pois diferentemente desse princípio, o Android mantém o app literalmente rodando de fundo, consumindo mais processamento e mais memória RAM.Curioso notar isso no iOS quando a internet está lenta, pois o aparelho recebe a notificação da mensagem nova, e quando vc clica nela, a mensagem não aparece, pois a internet não permitiu carregar a mensagem notificada.No Android se chegar notificação é pq a mensagem já está lá carregada no app.

                                                          • Alguém entendeu pq o iPhone 6 e o SE tão aí?

                                                            • Os vídeos do xz premium em 960p, são melhores q o s9, são em full hd e nao só hd, texto incompleto.

                                                              • Grandes coisas diafragma variável, quando o Huawei P20 Pró marcou 10 pontos acima do S9+ no DoXMark

                                                                  • Até então nos comparativos que vi na internet a tal câmera revolucionária do P20 não mostrou essa potência toda... Talvez não sejam versões finais ou otimizadas. Gostei do fato do sensor maior produzir uma imagem menor de 10Mp, como o Nokia fazia com o sistema PureView, tirando uma foto de 38Mp e escolhendo os melhores pixels para montar uma foto de 5Mp, que era absolutamente perfeita.

                                                                    • Eu vi a minha moto fan andando ai em cima ,%uD83D%uDE01

                                                                        • Só tem esse iPhone lixo nessa por.....

                                                                            • Primeiro a gravar 960 foi o XZs ( abril), Premium veio 2 meses depois.

                                                                              • Não tinha um Nokia que mudava a abertura tbm? Da época do Symbiam?

                                                                                OnePlus 6 e Redmi Note 5 entram na lista dos 15 aparelhos mais radioativos

                                                                                Huawei no Brasil fará diferença? Positivo fecha trimestre no vermelho

                                                                                Samsung Galaxy J7 Pro ou Motorola Moto G5S Plus? Comparativo TudoCelular ajuda a escolher

                                                                                Ranking TudoCelular: gráficos com todos os testes de desempenho e autonomia até junho