LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

LineageOS 15.1 ganha novos recursos, incluindo limitador de rede para apps específicos

25 de maio de 2018 8

O LineageOS é a evolução do antes popular Cyanogemod. Ambos projetos tem o objetivo de levar a experiência do Android puro para os smartphones, com aprimoramentos aqui e ali para tornar o uso no dia a dia mais conveniente.

As chamadas custom ROMs também são uma forma de dispositivos antigos ganharem sobrevida: o Nexus 4, por exemplo, chegou ao Android Oreo 8.1 graças aos desenvolvedores do sistema personalizado, enquanto o Galaxy S6 ficou a ver navios desde a descontinuação pela Samsung.

Queridinha de muitos que optam por sistemas customizados, o LineageOS chegou recentemente à sua versão 15.1, que eleva o Android para a versão estável mais recente nos dispositivos suportados, como Redmi Note 4 e HTC One A9, assim como os mais antigos OnePlus 2 e o primeiro Moto Z.

Dentre as novidades da nova versão estão aquelas não apenas anunciadas junto ao sistema pela Google, mas também implementações próprias bastante interessantes, como a possibilidade de restringir o uso do wi-fi e das redes móveis de forma seletiva, ou seja, permitindo ou vetando aplicativos específicos de usarem a internet.


Com isso, não é mais preciso abrir mão de aplicações pesadas que usam muita bateria, podendo deixá-las consumir dados apenas quando você estiver em uma rede wi-fi na sua casa, ou seja, onde há tomada próxima para uma eventual recarga de energia.

Dentre outros aprimoramentos temos a chegada do modo leitura, que detecta quando sua atividade em primeiro plano envolve textos, e então aprimora a tela para evitar o cansaço visual.

Há, ainda, melhorias no Trebuchet, a interface de área de trabalho do LineageOS, que agora possui recomendações mais inteligentes de apps quando você pluga um fone de ouvido, por exemplo. Algumas ferramentas do sistema, como o atualizador do sistema, agora são compatíveis com o modo noturno também.

Fechando a lista de grandes novidades, a custom ROM agora é inteligente o suficiente para saber quando você não quer ser rastreado: ao usar o modo anônimo em navegadores, o sistema não mais usará as informações que você digitar em campos de texto para aprimorar suas sugestões na função de texto preditivo.

O LineageOS 15.1 (Android Oreo 8.1) já está disponível para alguma dezena de aparelhos. No site do sistema você pode conferir a lista completa de smartphones e tablets compatíveis.

E você: conhece o LineageOS? Vai instalar ou já instalou a nova versão no seu celular? Conte para a gente nos comentários!


8

Comentários

LineageOS 15.1 ganha novos recursos, incluindo limitador de rede para apps específicos

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas