LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Órfão do Windows Phone? Confira as melhores alternativas de smartphones, aplicativos e recursos em 2018

10 de julho de 2018 46

A Microsoft definitivamente decepcionou os fãs do Windows Phone ao decretar a morte oficial do sistema operacional que já estava caminhando para a sua cova desde 2016. Sem novos Lumias, nem atualizações do SO, em pouco tempo ficou impossível continuar a utilizar o Windows 10 Mobile.

Mas muitos órfãos do sistema operacional da Microsoft e dispositivos da Nokia ainda sentem falta das características marcantes daquela época de ouro da linha Lumia. Para isso, confira um compilado de smartphones, aplicativos e ferramentas que podem ser extremamente útil para que você perca pelo menos um pouco da saudade de utilizar o Windows Phone novamente.

Aparelhos

Design de Nokia Lumia

Provavelmente o mais próximo da era Lumia que você encontrará são os dispositivos fabricados pela própria nova Nokia: os modelos fabricados pela companhia, agora nas mãos da HMD Global, mantém os excelentes traços dos modelos com Windows Phone como design confortável e bonito, mas agora com acabamento em metal ou vidro, sem mais o tradicional policarbonato dos modelos do início desta década.

Infelizmente os modelos ainda não chegaram oficialmente ao Brasil mas muitas lojas de varejo online tem disponibilizado os novos smartphones da Nokia para venda.

Excelentes câmeras

A era Nokia Lumia também nos deixou órfãos de todo o absurdo investimento da companhia em relação às câmeras de dispositivos móveis. O Lumia 920 foi o primeiro modelo de alto desempenho em seu ano de lançamento a adotar a estabilização óptica de imagem, tornando-se um padrão logo no ano seguinte. O Lumia 1020 até hoje ainda é comparado com smartphones high-end graças ao tamanho impressionante do seu sensor de imagem e também a característica resolução de 41 MP para fotos.

Nos dias de hoje temos grandes smartphones no mercado brasileiro que capturam em fotografias de alta qualidade e resultados excelentes como o Galaxy S9 Plus, iPhone X e, em breve, o Huawei P20 Pro, o smartphone com a melhor câmera do mercado segundo o DxOMark. No mercado internacional, o Google Pixel 2 e Pixel 2 XL continuam capturando fotografias impressionantes e de qualidade absurdas.

Em relação aos modelos intermediários com câmeras boas (uma grande conquista da linha Lumia), temos o Moto X4, Moto Z2 Play e modelos da Nokia da HMD como os já citados acima, Nokia 7 e Nokia 6.

Modelos coloridos

Definitivamente os Lumias também marcaram época com suas cores extremamente chamativas em amarelo, vermelho, laranja, verde e várias outras opções, mas hoje em dia as companhias continuam adotando modelos monocromáticos e no básico preto e branco, com alguns modelos vermelhos surgindo de vez em quando.

A linha Galaxy S9 contém a cor lilás que é impressionante, o P20 Pro oferece a cor Twilight mesclando tons de verde e roxo, mas são muitos poucos modelos que trazem cores sólidas como a dos Lumias.

Botão de dicado para câmera

Outro grande diferencial da Nokia de 2012 foi a implementação do botão dedicado à câmera em praticamente todos os smartphones da linha Lumia. Hoje em dia basicamente apenas a Sony mantém essa tradição cada vez mais esquecida. Modelos recentes como o Xperia XZ2 e XZ2 Compact oferecem o botão, mas antigos como o Xperia XZ Premium, Xperia XA1 e outros contam com este recurso.

Tela inicial do Windows Phone

Para aqueles que possuem um smartphone que atenda às suas principais funcionalidades e agora quer deixá-lo mais parecido com o Windows Phone, aplicativos que simulam e imitam a interface do antigo sistema operacional da Microsoft são a única opção.

E para isso existem o popular Launcher 10, que consegue reproduzir com muita precisão tudo o que existia de melhor nas tiles do Windows Phone, incluindo as live tiles, notificações nos blocos dinâmicos, plano de fundo dentro ou fora das tiles e lista de aplicativos em ordem alfabética.

Nokia Camera

Infelizmente aqueles que sentem saudades do software de câmera da Nokia em smartphones Lumia terão que se contentar com o aplicativo padrão de seus atuais smartphones, visto que a HMD Global não disponibiliza a versão profissional do app para todos os usuários do Android.

Com isso, é possível realizar o download de arquivos .apk e instalar o software em seu próprio smartphone, mas problemas, bugs e erros podem acontecer na hora de você capturar a fotografia.

Existe futuro para o Windows Phone?

Definitivamente não, ou ao menos não para retornar àquilo que já foi um dia. A Microsoft possui projetos internos que deverá elevar o nível do Windows em plataformas móveis, mas o projeto Andromeda (se um dia for lançado) será um dispositivo dobrável que terá forma de tablet e também de smartphone.

A Microsoft teria atrasado seu lançamento do Surface Phone para que o software ficasse pronto e correspondesse com tudo aquilo que os fãs aguardam da plataforma e que não sofra o mesmo e triste fim dos modelos com Windows Phone devido à falta de aplicativos.


46

Comentários

Órfão do Windows Phone? Confira as melhores alternativas de smartphones, aplicativos e recursos em 2018

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas