LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

LineageOS lança solução que facilita customização de smartphones com sistema de atualização contínua

23 de julho de 2018 24

O LineageOS é a evolução natural do Cyanogemod, e é uma das principais soluções para usuários que já não recebem mais atualizações das fabricantes para continuarem com um sistema atualizado.

Disponível para muitos smartphones tanto recentes quanto mais antigos, o sistema se aproxima ainda de uma experiência do Android puro, oferecendo bastante fluidez no geral.

Porém, conforme celulares mais sofisticados chegam ao mercado, novas tecnologias são empregadas para que eles ofereçam a praticidade à qual se propõem. Quem não gostou da ideia de poder atualizar o sistema sem precisar ter espaço na partição principal, e ao reiniciar já encontrá-lo na nova versão?

OnePlus 6 possui o sistema de particionamento A/B.

Esse é uma inovação oferecida por um sistema que particiona a memória do sistema em duas, também conhecida como sistema A/B, e funciona assim: o smartphone baixa uma atualização e a instala em uma memória reserva. Assim, você segue usando o aparelho enquanto o trabalho pesado acontece. Então, quando reinicia, o boot acontece nessa memória reserva, como mágica.

Isso, por outro lado, acaba prejudicando o desenvolvimento de sistemas alternativos, que estão amplamente apoiados no sistema de particionamento antigo. Mas agora a equipe do SO alternativo promete uma solução que vai acabar com as complicações causadas isso até então.

Essential Phone também usa a novidade.

O LineageOS em breve trará sua própria solução para o sistema de recovery do Android. Chamada Lineage Recovery, a solução funcionará tanto em smartphones com sistema A/B como nos sem, e a maior vantagem do seu uso será preservar os aplicativos instalados a nível de sistema, burocracia necessária atualmente com soluções como o TWRP. Ou seja, instalações mais rápidas, seguras, e efetivas.

Apesar de levar o nome do aclamado sistema alternativo, a ferramenta será capaz de lidar com outras ROMs personalizadas. Infelizmente ainda são poucas as aplicações suportadas, mas uma delas é bem útil: a MindTheGApps, que leva a Play Store e serviços Google aos sistemas alternativos.

Xperia XZ2 também.

Se a novidade te interessa, você pode conferir no site do sistema alternativo mais detalhes e links para download.

Lembrando que o processo de instalação de ROM customizada implica no desbloqueio do bootloader e na liberação do acesso root, ambos procedimentos que variam bastante dependendo do smartphone, e que podem causar danos permanentes se não executados por alguém com o conhecimento necessário.

Nós queremos saber: e você, já usou alguma ROM personalizada? Qual e em que smartphone? O que achou da experiência, estabilidade, e recursos dela? Conte para a gente nos comentários!


24

Comentários

LineageOS lança solução que facilita customização de smartphones com sistema de atualização contínua
  • Eu uso atualmente a Lineageos no meu moto G6 plus (evert) e estou gostando da otimização dela, está bem melhor que o original que me deixou na mão em vários quesitos e essa me proporciona um alívio na memória, não ocupa tanto espaço e tenho muito mais memória livre, o que ela usa de necessário é bem pouco comparado ao que usaria sem a ROM personalizada, economizo memória e bateria com essa ROM!

      • Eu tentei instalar o Android 10 no Gran Prime, porém o que não consegui fazer funcionar corretamente foi a transferência de arquivos via USB e carregar a bateria. De resto, funcionou perfeitamente.Como não consegui resolver este problema, tive que voltar para a ROM original.

          • Boa tarde. Instalei O Android 10 (Lineage 17.1 fortunave3g UNNOFICIAL - G530HXCU) Kernel by DarkDroidDev no meu Samsung Galaxy Grand Prime, com apenas 8Gb memória interna e rodou tudo perfeito (Considerando a configuração baixa do aparelho), a única coisa que não consegui resolver foi o salvamento das imagens e videos da câmera no cartão SD, pois apesar do aplicativo da câmera permitir e da utilização do armazenamento do SD Card para as demais aplicações funcionar perfeitamente, as mídias não eram salvas após uma foto ou vídeo, minha solução foi gravar mesmo na memória interna e transferir pro SD quando o armazenamento interno tava no limite, fora isso ta funcionando perfeito. Testei outras ROMs além da Lineage OS mas não funcionava tão bem quanto essa, tive que fazer várias tentativas com as versões 7,8 e 9 até que esta versão 10 ficou estável, ai não mudei mais.

              • Boa tarde. Estou com Lineage 15.1 no moto g3 e ele não está reproduzindo vídeos nos aplicativos, como whatsapp, facebook, instagram.. já tentei alguns procedimentos basicos mas nada da jeito. Alguem tbm está com este problema?? sabem como resolver??

                  • Meu Lenovo k6 plus cade a dele?

                      • Cara, eu consegui achar para o meu Lenovo K6 normal(karate) não sei se é a mesma do seu mais pesquise ai, as vezes pode ser, o meu ta de boa sai atualização todo mês, saiu uma ontem e já instalei

                        • Prefiro continuar com a TWRP e poder instalar qualquer ROM e não ficar preso apenas as Lineage.

                          • Não tem rom customizada para o j1 mini %uD83D%uDE22%uD83D%uDE22%uD83D%uDE22%uD83D%uDE22

                              • São tao avançado que andam esquecendo de smart de entrada e dando atenção para os tops, meu redmi 4x nunca recebeu uma versão oficial da lineage, eu tenho que RR REMIX pq é oficial e não tem bugs, a lineage os me deixou na mao.

                                • Acho muito bacana a Lineage OS... O triste é que no meu aparelho não rola usar custom ROM, tenho um Moto G4 Plus e todas distribuições Android que testei (Lineage, RR e AEX versões Oreo e Nougat) consumiam um absurdo de bateria. Fico desanimado por isso, as roms realmente são muito boas, todas possuem opções super legais de customização e um visual/feeling que deixa as fabricantes no chinelo.
                                  Hoje devido a bateria eu uso a Stock com Root, só pra gravar ligação, já que a Lixorola decidiu fazer caquinha com esse dispositivo...

                                    • Instala o Adiutor Kernel e configura corretamente a CPU, GPU pra consumirem energia apenas quando vc precisar. O modo Interativo da CPU ajuda bastante. Você pode também fazer com que cores da CPU sejam desativados e ativados apenas de acordo com o uso exigido. Na aba Misc (Diversos), você o também configurar quando e como o aparelho entrará no modo sleep pra economizar bateria.

                                        • Amigo tenho um G4plus, uso LineageOS faz muiiito tempo e não tenho problema com a bateria. Verifique os APPs que você deixa em segundo plano e que acaba com qualquer celular, principalmente antivírus kkkk

                                            • Não uso antivírus em celular.
                                              Meus aplicativos em geral são em maioria da própria Google, redes sociais então eu nem uso, a única exceção é o WhatsApp.
                                              Você usa algum Kernel específico? AKT ou algo do tipo?

                                              • Comigo foi assim no começo, mas no dia seguinte a Rom estava infalivelmente rápida e "econômica"

                                                  • Isso é um mal de quase todas as custom Roma Nathan, consumo de bateria, vai testando várias que uma hora você acha algo bom, pra seu moto G4 recomendo testar a pixel xperience, procura esse nome no Google.

                                                      • Não tinha Lineage para o meu telefone, então uso a Ressurection Remix no J5. Muito melhor que a Stock cheia de "Trashware" da Samsung.

                                                        • Uso a versão 15.1 unofficial da Lineage...os únicos contras são a qualidade da câmera que são inferiores a versão Stock e também a bateria com uma duração um pouco inferior... porém o desempenho aliado a um sistema mais enxuto (cara de Android puro), torna essa Custom Rom bem superior a Stock Marshmallow do meu LG G3...espero que esse projeto das AOSPs sempre caminhe ao lado da Google!

                                                            • Uso no meu G3 D855 esse 15.1 unofficial com a câmera do Google é da ROM customização e não vejo problema, em uma versão um pouco mais antiga, dava inclusive suporte ao 4k

                                                              • Não entendi, eles vão começar a disponibilizar os GApps ou vão lançar sua propria TWRP?

                                                                Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                                                                Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                                                                Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                                                                Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas