24 Agosto 2018
Já fizemos alguns Guias de Compras aqui no TudoCelular focados em televisores, seja comentando as melhores opções em custo-benefício ou falando sobre características específicas, como as melhores Smart TVs 4K ou as mais interessantes com resolução Full HD.
Agora, chegou a hora de comentar uma característica que muita gente tem curiosidade de saber até que ponto é de fato benéfica ou se apenas foi desenvolvida para entregar um visual diferenciado: as telas curvas.
Dentre os benefícios listados abaixo, temos alguns enviados pela Samsung para divulgar sua nova Smart TV curva NU7300 de resolução Ultra HD, que chegou recentemente ao Brasil, enquanto outros que foram pesquisados em fontes diversas para deixar tudo ainda mais rico. Confira!
O primeiro benefício alcançado ao escolher uma TV com tela curva está na maior imersão, já que a tela "abraça" o expectador e faz com que ele tenha uma sensação de profundidade muito maior, ocupando toda a visão periférica e reduzindo consideravelmente as distrações. Este foi um dos motivos que levaram os cinemas a adotar telas curvas, por exemplo, e quem não quer ter um cinema em casa, não é mesmo?
Com o aumento gradual dos televisores, começaram a surgir muitos casos de pessoas com dores de cabeça ocasionadas por fadiga visual, mas poucas sabem que um televisor curvo pode ajudar nisso. Um estudo realizado pelo Departamento de Oftalmologia do Hospital da Universidade Nacional de Seoul demonstrou que telas curvas são mais eficazes em reduzir a fadiga visual se comparadas a displays planos de mesmas dimensões.
É inegável que um televisor com tela curva chama muito mais atenção como peça de decoração do que opções com painel plano, ao menos considerando os modelos "tradicionais". Isto fica especialmente evidente ao posicionar a Smart TV sobre racks ao invés de painéis, pois ao fixá-la na parede o design acaba ficando escondido, de certa forma.
Além disso, é bom destacar que alguns modelos contam com "visual livre de cabos", seja como a já mencionada Samsung NU7300 que possui canaletas para organizar os cabos ou com a chamada conexão invisível, onde todas as conexões são feitas em uma espécie de HUB e apenas um único e discreto cabo vai de fato até a TV, a exemplo da Q7F que já analisamos aqui no TudoCelular.
Por último, podemos destacar que por concentrar a atenção do usuário nos pontos realmente importantes da tela as TVs curvas são capazes de produzir quase duas vezes mais contraste do que modelos com tela plana de mesmas características, o que ajuda a compensar a maior incidência de reflexo em alguns modelos e ainda é otimizado pelo HDR presente na grande maioria das Smart TVs curvas vendidas atualmente.
Claro, não poderíamos listar os benefícios da tela curva sem comentar alguns modelos com os quais você poderá aproveitá-los. Por aqui temos a nova linha NU7300 da Samsung, bem como a MU6300 de geração passada que está com uma ótima relação custo-benefício atualmente. A LG também tem sua representante com a 55EG9100, que inclusive tem painel OLED, e a Philco corre por fora com a PH55A16DSGWA, que pode ser uma boa opção para quem quiser economizar um pouco.
Comentários