LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

AV1: YouTube inicia testes com novo formato de vídeo que consome menos dados

13 de setembro de 2018 8

Há alguns meses noticiamos que a Google estava desenvolvendo um novo formato de vídeo livre de royalties em parceria com diversas outras empresas. Trata-se do AV1, padrão que chegará para substituir o VP9 e competir com o HEVC/H.265.

Apesar de, por enquanto, ele ainda não ser amplamente suportado, a gigante das buscas está fazendo o possível para torná-lo mais popular, disponibilizando-o de início para navegadores como o Chrome e Firefox.

Para ter acesso à nova experiência, o usuário necessita realizar o acesso do Chrome 70 ou Firefox Nightly (compilações liberadas após 13/09), habilitando nas configurações a opção media.av1.enabled e media.mediasource.experimental.enabled.


Através de um dos navegadores citados acima, basta acessar a página de teste do YouTube, e ativar a opção "Preferir AV1 para SD"; o formato será reproduzido em 480p ou qualidade inferior, enquanto as resoluções mais altas adotarão o VP9.

A programação é de que entre 2019 e 2020 versões estáveis dos navegadores comecem a suportar nativamente o novo codec, e engana-se quem pensa que ele vai ficar limitado ao YouTube.

Empresas como Amazon e Netflix também devem começar a explorá-lo em breve, vendo que estas estão envolvidas no desenvolvimento do novo formato, que por sinal, será mais econômico em relação ao consumo de dados – ótima notícia para quem utiliza os serviços em redes móveis.


8

Comentários

AV1: YouTube inicia testes com novo formato de vídeo que consome menos dados
  • Opora ai ss, eu msm que esqueço ás vezes de ligar o wi-fi e só percebo qnd chega a msg "você já consumiu 80% da sua franquia", Ai fico puto demais kkkkk

      • Acontece comigo toda vez kkkkkkkk, tinha que ter uma opção de escolher não rodar vídeo quando está em dados móveis, ou quando fosse executar um vídeo nos dados móveis aparecesse uma mensagem: você tem certeza que quer usar seus dados móveis para consumo de vídeo?

          • Vou falar sobre as Teorias...
            Digamos que a maior parte dos formatos do youtube é em .FLV (o que é padronizado) Em relação ao MKV dá 1,5 do .FLV com mais qualidade... Em relação ao AVI dá entre 2 à 5 do .MKV... Em relação ao MP4 dá entre 1 à 1,5 do AVI....
            Digamos tenho um video de 2 minutos em FULHD gravado no MP4 tenho praticamente 600 mb ao converter para FLV terei quase 130 mb do mesmo arquivo...
            A idéia do formato .AV1 é ser 1/3 do .FLV aproximatamente, lembra do video que acabamos de mencionar acima? esse video em .FLV perdeu muita qualidade de imagem, mas teríamos 23 mb... Se for diretamente do Mp4 teríamos esse arquivo em .AV1 no seu tamanho em 25 ou 45 mb com ótima qualidade de imagem.
            Já no codec HEVC/H.265, no formato MKV é impressionante! Um video em Blu-Ray de 2 horas com audio em 5.1 temos quase 20 gb, com esse codec permite que "reduza" em 6gb ou 4 gb aproximadamente... O que leva a crer em teoria com o AV1 pode reduzir cerca de 1gb ou 800 mb, chaga até ser surreal.
            São apenas teorias...
            Abraços!

              • Tenho experiência em codificar arquivos em HEVC e o que você disse é verdade. Um arquivo de 6gb num contâiner mkv, por exemplo, com um stream único de vídeo, quando codificado em H.265 fica entre 0.8 e 1.2gb com perdas irrisórias na qualidade da imagem. Se quiser a MESMA qualidade do arquivo original o tamanho sobe um pouco

                  • Não entendi quase nd do que vc escreveu ali. O importante e que vai me ajudar,vou ganhar um tempinho pra eu me perguntar se está conectado no wi-fi ou dados moveis.

                  • Interessante! Isso significa que teremos videos 8k carregando rapidinho!
                    Será que os videos antigos carregados para 4k ou 2k serão convertidos para esse novo formato?

                      • Legal

                          • Interesssante

                              Moto G8 Power Lite vs Galaxy A30s: uma comparação com pouco sentido | Comparativo

                              Galaxy A30s vs Galaxy A31: e agora, as mudanças são para valer? | Comparativo

                              Galaxy A50 vs Moto G8 Plus: você ficaria com atualização ou bateria? | Comparativo

                              MIUI, OneUI, EMUI: as diferenças entre as interfaces Android | TudoCelular Entenda