LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Qual o efeito real da violência nos jogos eletrônicos? Estudo psicológico dá palpite

14 de dezembro de 2018 30

O debate se jogos violentos torna uma pessoa agressiva já exista há décadas e volta e meia ressurge quando um ocorrido lastimável, como um tiroteio escolar, acontece. Até agora não houveram evidências concretas para apoiar a teoria que jogos eletrônicos podem influenciar negativamente uma pessoa; até porque dá para se consumir imagens violentas em qualquer televisão por aí.

Uma pesquisa liderada pelo psicólogo Dr. Steve Most, da Universidade de Nova Gales do Sul, na Austrália, focou em como jogadores e não-jogadores são afetados por imagens grotescas e inquietantes, quando vendo muitas imagens em rápida sucessão.


Para testar isso, o sistema mostrava as 17 imagens com intervalos de 100 milissegundos de uma para outra. A maioria das figuras era de paisagens, mas uma foi rotacionada em um certo ângulo. Os indivíduos testados eram, então, pedidos para informar em qual direção a imagem foi girada.

Apesar de parecer simples, o incremento de fotos chamadas "distratoras" que iriam aparecer pouco antes da imagem rotacionada. As imagens seriam tão simples (um animal, por exemplo), como gráficas (violência física) ou nojentas (uma "privada suja").

De acordo com os resultados, quem joga frequentemente (mais de 5 horas por semana) foi capaz de discernir melhor a direção da rotação, mesmo com as imagens distratoras incluídas. Sem as imagens gráficas ou nojentas incluídas, todos os participantes tiveram resultados similares, o que fez os cientistas descartarem a possibilidade de jogadores serem apenas melhor em reconhecer imagens em movimento.

Dr. Most reitera:

Nosso estudo foca na percepção e como ela pode ser perturbada por estímulo negativo. Isto é muito diferente de outras pesquisas que buscam a ligação entre jogos eletrônicos violentos e comportamento social, como a agressão.


30

Comentários

Qual o efeito real da violência nos jogos eletrônicos? Estudo psicológico dá palpite
  • E ainda dizem que o brasileiro virou um povo politizado. Realmente. Agora fala de política em artigo sobre qualquer assunto, pode ser videogame, botânica, culinária ou arquitetura.

      • as ruas do Brasil sao bm piores,na esquina de casa parece muito um Call of Duty misturado com Resident Evil com uma pitada de GTA

        • O que deixa as pessoas violentas não são os jogos, mas sim o LAG.

            • O que deixa a pessoa violenta é a esquerda...

                • as vezes é a minha mão esquerda é tão violento que deuixei de fazer o cinco contra um por causa disso...

                  • Você está se referindo a esquerda política? Se sim, concordo com você. Olha as desgraças que o comunismo já causou no mundo.

                      • Vcs tão esquecendo que o fascismo era da direita? Não sou da esquerda nem da direita, na verdade nem gosto de política ( apesar de fazer parte dela ). Não podemos esquecer que tanto movimentos da direita quanto da esquerda causaram destruição na nossa historia, não foi apenas um lado

                          • KKKKKKKKKKKKKK, tudo trouxa, jogando a discussão pra esqueda/direita, sendo que o correto é estado/liberdade.Tanto faz a motivação dos regimes totalitários, seja o nazifacismo itálico/germânico ou o socialismo soviético, os dois tinham como base teorias coletivistas, diferenciando-se por apenas algumas maquiagens em cada discurso. E, JAoVitur, não acredite nos livros. As pessoas que os escrevem podem te empurrar qualquer coisa. Ouça os dois lados, iluda-se. É bom fazer isso, às vezes. Enfim... Nunca associem QUALQUER movimento político a NENHUM regime totalitário da Europa na primeira metade do século XX. Nenhum deles gosta desse ponto da história. NINGUÉM gosta desse ponto da história. Sendo de esquerda, de direita, tanto faz, a desculpa usada pra inchar a máquina estatal e controlar todos os indivíduos como gado sendo mandado pro abate não importa. O que importa são as atrocidades e os absurdos cometidos contra a liberdade individual de tantos seres humanos por esses regimes, e como devemos evitar uma eventual volta a eles...

                            • Fascismo é de esquerda. Dale Venezuela, Cuba, China, Coreia do norte.

                                • Tá bom, então Mussolini e Hitler eram de esquerda né?! Os maiores movimentos fascistas da história tiveram seus líderes de direita, e com fundamentações de ideias da direita ( não 100%, digamos que uns 70% )

                                • Segundo estudos e historiadores, é muito difícil definir o fascismo em algum lado. Pois, ele era contra o pensamento crescente do marxismo, que saiu vitorioso da guerra. Porém, também não concordava com diversas imposições do capitalismo liberal.

                                  • Alguém quer ir para a Venezuela. Kkk

                                      • Vc viu alguém dizer que é da esquerda aqui?! Eu disse que não sou da direita nem da esquerda

                                          • Sabe de nada, cala a boca moleque alienado

                                              • Cala a boca vc, seu acéfalo. Quem não sabe de nada é vc, escroto. Quando vc aprender a ter educação, vc vem falar direito comigo. E pelo que eu sei, qualquer pessoa pode comentar o que quiser, desde que não ofenda ninguém, então quem vc acha que é para mandar eu calar a boca?! Vc deve ser um filhinho de papai, mimado e que não gosta de ser contrariado, pois fica com raiva, e que por não ter educação vem xingando as pessoas

                                    OnePlus 6 e Redmi Note 5 entram na lista dos 15 aparelhos mais radioativos

                                    Huawei no Brasil fará diferença? Positivo fecha trimestre no vermelho

                                    Samsung Galaxy J7 Pro ou Motorola Moto G5S Plus? Comparativo TudoCelular ajuda a escolher

                                    Ranking TudoCelular: gráficos com todos os testes de desempenho e autonomia até junho