LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Detetive TudoCelular: saiba diferenciar versões global e internacional de celulares importados

01 de janeiro de 2019 84

Apesar das novas taxas de homologação cobradas pela Anatel, a compra de smartphones importados segue como algo muito popular no Brasil. Marcas como Xiaomi, Huawei e outras atraem a atenção dos consumidores, mesmo sem estar de forma oficial no mercado nacional.

No entanto, uma dúvida que surge na hora de adquirir um aparelho de fora do país é saber qual versão do sistema vem acompanhada. Na hora de escolher o produto, o comprador se depara com opções como “ROM global” e “ROM internacional” (ou “Shop ROM”). A coluna Detetive TudoCelular explica as diferenças entre as duas a seguir:

Oficial vs modificada

A principal diferença existente entre as versões global e internacional está na sua origem, característica esta que vai definir as demais distinções. A primeira se trata de uma plataforma oficial da fabricante, criada para atender o maior número de países possíveis, fora do tradicional mercado chinês.

Já a segunda consiste em uma edição modificada do sistema operacional, também desenvolvida a fim de operar em um maior número de nações. Contudo, essa versão não é feita pela própria fabricante.

Atualizações

Por ser uma versão oficial, a ROM global permite que o usuário receba atualizações de segurança e de versões do Android normalmente ao longo dos meses. Os updates chegam por OTA, diretamente da empresa do dispositivo.

Já a internacional, por outro lado, não entrega suporte a atualizações. Desta maneira, caso o usuário queira mudar a compilação do seu sistema operacional, terá de fazê-lo manualmente, por meio de novas ROMs customizadas.

Idiomas

Outro ponto importante se refere aos idiomas. A versão global costuma trazer todas as línguas e possui o português brasileiro como opção.

Por sua vez, a edição internacional depende de quais idiomas foram inseridos pelo desenvolvedor na plataforma. Assim, não é difícil comprar um smartphone com a chamada “Shop ROM” e ter somente o português europeu.

Frequências

As distinções entre ROMs global e internacional podem ir além de questões de software. O suporte a frequências de 4G. A quantidade de bandas disponíveis pode variar para mais ou menos, conforme os mercados aos quais a versão é focada.

Qual versão de ROM você prefere para comprar o seu smartphone importado? Compartilhe conosco a sua opinião!


84

Comentários

Detetive TudoCelular: saiba diferenciar versões global e internacional de celulares importados

OnePlus 6 e Redmi Note 5 entram na lista dos 15 aparelhos mais radioativos

Huawei no Brasil fará diferença? Positivo fecha trimestre no vermelho

Samsung Galaxy J7 Pro ou Motorola Moto G5S Plus? Comparativo TudoCelular ajuda a escolher

Ranking TudoCelular: gráficos com todos os testes de desempenho e autonomia até novembro de 2019