LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Snapdragon 855: Qualcomm volta ao topo dos benchmarks contra Apple A12 e Kirin 980

15 de janeiro de 2019 46

O Snapdragon 855 foi oficializado pela Qualcomm no início do último mês de dezembro em seu evento Snapdragon Tech Summit no Havaí, onde nós do TudoCelular.com estivemos para ver de perto todas as novidades.

À época, porém, não foi possível realizar testes mais específicos com a nova plataforma top de linha da Qualcomm, algo que finalmente aconteceu em um evento realizado poucos dias antes do início da CES 2019 em Las Vegas, e novamente nós estamos por aqui para noticiar tudo.

O evento foi focado principalmente em mostrar o desempenho bruto do Snapdragon 855 em testes de benchmark e execução de tarefas específicas, permitindo que tenhamos uma boa ideia do que está por vir nos principais lançamentos em smartphones Android de 2019.

AnTuTu

O Snapdragon 855 mostrou o seu melhor no AnTuTu. Depois de muito tempo, uma plataforma desenvolvida para o Android conseguiu ultrapassar o chipset mais recente da Apple, mesmo que por pouco. Já em comparação com o Mate 20 Pro, a distância é ainda maior, ainda mais porque o dispositivo da Huawei fica atrás até mesmo do Snapdragon 845.

  1. Snapdragon 855: 361.080
  2. iPhone XS: 352.388
  3. Galaxy Note 9: 283.021
  4. Huawei Mate 20 Pro: 273.913
GeekBench

Mas os resultados já não foram tão bons no GeekBench. Aqui, o iPhone XS volta ao topo, e o Snapdragon 855 ainda fica atrás de vários outros modelos da Apple, incluindo o iPhone 7 Plus, quando observamos apenas o single-core. No multi-core, o pódio fica com os três iPhone de 2018, com o Snapdragon 855 logo atrás.

  1. iPhone XS: 4.811 / 11.505
  2. Snapdragon 855: 3.515 / 11.263
  3. Mate 20 Pro: 3.291 / 9.712
  4. LG V35 ThinQ: 2.431 / 8.983

No teste de GPU o Snapdragon 855 ficou atrás de modelos que levam o antecessor em seu interior, mas a explicação é simples: ainda deve demorar um tempo para que as ferramentas consigam extrair o máximo potencial das novas APIs da plataforma da Qualcomm.

Por conta disso, não faremos a comparação do resultado com outras plataformas já consolidadas no mercado. Quando começarmos os testes com os primeiros aparelhos alimentados pelo Snapdragon 855, poderemos ter uma noção melhor da sua potência gráfica.

GFXBench

A Qualcomm também nos permitiu rodar o GFX Bench. Mas, assim como o teste de GPU do GeekBench, o poder real do Snapdragon 855 não pode ser medido aqui, apesar de já ter ido bem melhor na comparação com a outra ferramenta.

Os resultados ficam aí apenas por curiosidade. Aliás, isso vale para todos os testes: é bem possível que, conforme modelos com a plataforma cheguem ao mercado, as pontuações aumentem conforme os testes compreendam melhor como pontuar os novos recursos e melhorias do chipset.

AndroBench

O Androbench, para quem não conhece, é uma ferramenta que analisa a velocidade do armazenamento do dispositivo. Aqui, porém, não é apenas a plataforma que é avaliada, já que o tipo de chip de memória utilizado tem um peso ainda maior do que nos outros testes.

Vale, claro, pela curiosidade. Os resultados são todos muito bons, e considerando que este é um protótipo desenvolvido apenas para mostrar o Snapdraogon 855, podemos acreditar que os flagships deste ano terão velocidade de escrita e leitura impressionantes.

Inteligência Artificial

A Qualcomm também mostrou alguns resultados com ferramentas que medem o potencial da inteligência artificial, uma das maiores apostas da companhia para o futuro da computação.

Foram dois apps de benchmark de terceiros, o ETH AI Benchmark e o Ludashi AIMark, e mais o AI Engine Demo, desenvolvido pela própria empresa.

Navegação

Por fim, um teste de velocidade da rede. Um dos maiores diferenciais do Snapdragon 855 é o suporte ao 5G - algo que, para os brasileiros, não fará diferença por um bom tempo. Mas também há melhorias na conexão WiFi.

Aqui neste caso foi feito o teste na rede WiFi, via navegador, mesmo. Ou seja, não foi necessário baixar um app à parte. O resultado ficou dentro do esperado.

Conclusão

O Snapdragon 855 promete um salto bem grande em relação ao 845, e não apenas em potência bruta, mas em quantidade de recursos. Além de ser mais potente, a plataforma vai permitir ao usuário tirar fotos e gravar vídeos com maior qualidade, além de oferecer soluções com inteligência artificial com maior precisão e rapidez.

Mas precisamos esperar chegarem os primeiros aparelhos com esse chipset embarcado para ver até onde as fabricantes vão conseguir entregar tudo o que o Snapdragon 855 promete.

O que você acha? Conta pra gente aqui embaixo, nos comentários.

O Editor Wallace Moté viajou para Las Vegas a convite da Qualcomm.


46

Comentários

Snapdragon 855: Qualcomm volta ao topo dos benchmarks contra Apple A12 e Kirin 980

OnePlus 6 e Redmi Note 5 entram na lista dos 15 aparelhos mais radioativos

Huawei no Brasil fará diferença? Positivo fecha trimestre no vermelho

Samsung Galaxy J7 Pro ou Motorola Moto G5S Plus? Comparativo TudoCelular ajuda a escolher

Ranking TudoCelular: gráficos com todos os testes de desempenho e autonomia até junho