LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Detetive TudoCelular: entenda as diferenças entre Wi-Fi 2,4 GHz e 5 GHz

12 de fevereiro de 2019 27

Muitas pessoas podem ver a existência de duas bandas de conexão wireless em seu roteador, mas não entender quais são as diferenças entre ambas. Compartilhada com operadoras desde dezembro do ano passado, a frequência de 5 GHz é a que mais desperta a curiosidade dos usuários – já a de 2,4 GHz consiste na mais comum.

Para explicar melhor o que representa cada uma e quais são as suas principais aplicações, a coluna Detetive TudoCelular resolveu definir as características de ambas as faixas a seguir:

Wi-Fi 2,4 GHz

Banda mais usual em roteadores wireless, o Wi-Fi 2,4 GHz costuma ser utilizado por uma área de abrangência maior. Esta frequência tem como seu principal destaque a capacidade de ultrapassar obstáculos – como paredes – e alcançar distâncias maiores.

No entanto, por contar com apenas três canais de transmissão, essa modalidade acaba por sofrer maior interferência e, consequentemente, carrega uma quantidade menor de dados de uma única vez.

Wi-Fi 5 GHz

A faixa maior de Wi-Fi tem na sua amplitude a principal vantagem. Com 23 canais de transmissão não sobrepostos, a frequência 5 GHz acaba por sofrer menos quando o assunto é interferência. Isso também se traduz na velocidade do sinal.

Em contrapartida, os roteadores que contam com esse tipo de rede passam a sofrer mais conforme a distância aumenta para o aparelho conectado. Essa característica se deve à perda de potência das ondas conforme aparecem paredes e objetos como obstáculos.

Qual devo usar?

Primeiramente, é importante saber se o seu roteador é dual-band ou utiliza apenas uma única banda. Caso haja a opção, deve-se considerar o seu padrão de uso da internet.

Se você reside em um local grande, com vários cômodos, e utiliza a rede em todo o espaço, é recomendada a frequência dos 2,4 GHz. Por outro lado, caso entre na rede para jogos, serviços de streaming e outras funções que demandam um sinal alto em um mesmo ambiente, a banda dos 5 GHz deverá servi-lo melhor.

Qual faixa de Wi-Fi você costuma usar? Relate para a gente como é a sua experiência.


27

Comentários

Detetive TudoCelular: entenda as diferenças entre Wi-Fi 2,4 GHz e 5 GHz

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas