03 Maio 2019
Um novo aplicativo do Facebook está nascendo hoje, reformulando o posicionamento dos grupos para o primeiro plano, atualizando o ícone e até mesmo se despedindo do azul.
Mark Zuckerberg – CEO do Facebook – utilizou este dia que encerra abril para apresentar ao mundo na conferência para desenvolvedores F8 2019 a quinta geração da rede social.
Conhecido internamente como FB5, esta é a maior mudança do Facebook nos últimos cinco anos, de acordo com as palavras do próprio Zuckerberg.
O primeiro lançamento da empresa será um novo aplicativo, com uma versão atualizada do Facebook para desktop chegando posteriormente.
Uma das mudanças mais expressivas certamente é a cor. O aplicativo atual do Facebook é notável por seu esquema de cores azul. Agora, a rede social está migrando para um branco minimalista, com bordas na escala de cinza e gráficos menos ostensivos.
O ícone também foi atualizado para uma versão circular. Parte do foco do novo aplicativo será impulsionar os grupos do Facebook. Eles serão mais fáceis de encontrar no aplicativo, além de facilitar a participação e criação.
Talvez reconhecendo as crescentes críticas do Facebook como um lugar onde notícias falsas foram compartilhadas e até mesmo promovidas, e grupos de ódio se reuniram e organizaram, Zuckerberg se esforçou para destacar as ferramentas que estarão disponíveis para gerenciar conteúdo inaceitável.
Em um exemplo mais objetivo, haverá fácil acesso a ferramentas para reportar grupos. Isso inclui motivos de incitação ao ódio e violência, além de assédio e intimidação, mas também coisas como spam, conteúdo adulto e vendas não autorizadas.
A versão desktop do Facebook seguirá o aplicativo mudando radicalmente.
O arquétipo azul também foi embora, substituído por uma interface mais leve e iluminada.
O novo aplicativo do Facebook foi lançado hoje nos Estados Unidos e está chegando de forma gradativa nos demais países.
Já a versão desktop deve ser lançada apenas no final do ano – seguindo o cronograma da empresa.
Comentários