LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Detetive TudoCelular: desprezada pela OnePlus, certificação IPxx tranquiliza em resistência

14 de maio de 2019 3

Nesta terça-feira (14), a família OnePlus 7 foi oficializada com dois smartphones tops de linha da marca chinesa. Apesar de serem cheios de recursos, os aparelhos ainda pecam pela ausência da certificação IPxx, com resistência contra poeira e água.

De acordo com a fabricante, os seus dispositivos são à prova d’água, mas por meio de outros métodos. Saiba mais a seguir sobre a importância da certificação, como ela é obtida e quais os motivos do "desprezo" por parte da OnePlus.

Entenda os códigos

Padrão internacional adotado pela norma europeia EN 60529, a certificação IP (Ingress Protection, ou “Proteção de Entrada” em tradução livre) consiste em um código que indica o nível de resistência a corpos sólidos/poeira e líquidos/água.

Ela é sempre acompanhada de dois números posteriores à sigla. O primeiro indica a proteção contra poeira e sólidos e vai de 0 até 6. Já o segundo mostra o quanto o aparelho é durável diante de água e demais líquidos, além de ir de 0 a 9. Em ambos os casos, quanto maior o número, mais resistente o aparelho será.

Confira nas tabelas a seguir a evolução da proteção em cada dígito:

Certificação IP - primeiro dígito Tipo de proteção
0 Sem proteção
1 Contra objetos sólidos com mais de 50 mm de diâmetro
2 Contra objetos sólidos com mais de 12,5 mm de diâmetro
3 Contra objetos sólidos com mais de 2,5 mm de diâmetro
4 Contra objetos sólidos com mais de 1 mm de diâmetro
5 Contra entrada de poeira limitada
6 À prova de poeira

Certificação IP - segundo dígito Tipo de proteção
0 Sem proteção
1 Contra escoamento de água (leve)
2 Contra escoamento de água até 15 graus de inclinação
3 Contra escoamento de água até 60 graus de inclinação
4 Contra pulverização de água de todas as direções
5 Contra jatos de água de baixa pressão (máximo de 3 minutos)
6 Contra jatos de água de alta pressão (máximo de 3 minutos)
7 Contra imersão - até 1 metro/máximo de 30 minutos
8 Contra imersão - mais de 1 metro/máximo de 30 minutos
9 Contra imersão - 1 metro - e resistência à pressão
9K Contra imersão e resistência a pressão e altas temperaturas

Tranquilidade ao consumidor

Uma das maiores importâncias da existência de uma certificação IPxx é a garantia de que aquele smartphone foi testado nas condições em que o código diz que resiste. Desta maneira, traz uma tranquilidade a quem for comprar uma unidade de que vai adquirir um produto durável até certa experiência.

Porém, é importante ressaltar que situações as quais anulem o recurso podem acontecer. Entre elas, estão alguma queda ou outro impacto. Por isso, é importante saber detectar onde ficam localizadas as proteções.

Como é feita?

São basicamente duas formas de obter uma certificação IPxx. A primeira consiste na adição de tampas de borracha ou silicone na porta USB, na entrada de fone de ouvido e na gaveta de cartão SIM/microSD. Caso o usuário esqueça aberta alguma dessas proteções, o celular pode ser danificado.

A segunda – considerada mais segura – é selar os componentes internos. Assim, o hardware fica livre de qualquer contato com líquidos e sólidos/poeira sem qualquer perigo de ser esquecido aberto.

Rejeição da OnePlus

Ausente do OnePlus 7 e 7 Pro, além dos seus antecessores, o padrão é desprezado pela fabricante chinesa por uma série de motivos. Apesar disso, a empresa garante que seus mais novos smartphones são à prova d’água – por outros métodos ainda desconhecidos.

De acordo com uma declaração recente do CEO da companhia, Carl Pei, a garantia de marcas com certificação IPxx – assim como a da OnePlus – não cobre danos causados por água. Além disso, ele preferiu provar a resistência por meio de um vídeo demonstrativo.

“Sabemos que uma classificação IP seria a maneira mais simples de comprovar a capacidade do nosso telefone, mas a certificação não nos ajuda a comunicar nosso foco em sua experiência real, e é por isso que criamos esse vídeo direto e confiável para mostrar a você qualidade de resistência pode realmente trazer para você em sua vida real de uma forma mais poderosa... E assim como outras marcas de smartphones que classificam seus dispositivos IP, nossa garantia não cobre danos causados ​​pela água.”


Carl Pei

CEO da OnePlus

Em outras palavras, são três os motivos principais de a empresa não utilizar o padrão internacional em seus aparelhos: a falta de significado tangível; a ausência de cobertura dos danos por água na garantia; e os altos custos para certificar um smartphone.

Cuidados

Caso o seu smartphone tenha ou não uma proteção comprovada contra sólidos, poeira e líquidos, é importante sempre ter a consciência e os cuidados necessários com seu smartphone para não o deixar exposto a essas condições de forma exagerada. Assim, danos e consequências maiores poderão serão evitados.

Você acredita que a certificação IPxx é necessária nos smartphones contemporâneos? Compartilhe conosco a sua opinião!


3

Comentários

Detetive TudoCelular: desprezada pela OnePlus, certificação IPxx tranquiliza em resistência
  • Ele diz isso por conta do sistema de camera pop up, aonde a agua pode entrar atraves do mecanismo. Por isso Samsung e outras grandes que nao quer perder esse tipo de certificação ( ip68) nao usa camera em pop up.

      • Quando se tem um aparelho que custa um rim, ou se for iPhone um coração (porque rim já não paga mais), uma certificação de alto nível é muito bem vinda.
        Igual seguro de carro (e imóvel), melhor pagar e não usar do que não pagar e precisar de um depois.

          • Eu não considero algo assim tão importante, pois já usei vários smartphone e nunca quis entrar em piscina com ele ou andar na chuva com o smartphone, apesar que eu já fiz isso e nunca tive problema enxerto na piscina que a câmera frontal ficou suada mais saiu depois de 2 dias, mais funcionou normalmente!!!

              Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

              Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

              Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

              Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas