LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Qual você escolhe? Criador do Telegram diz que "WhatsApp nunca será seguro"

17 de maio de 2019 40

Na guerra dos mensageiros, todos nós precisamos escolher um lado, certo? Qual é o seu? Telegram ou WhatsApp?

Nesta semana, Pavel Durov, fundador e diretor do aplicativo de mensagens Telegram – que apresentou instabilidade na última quinta-feira –, questionou seriamente a segurança do serviço rival.

O WhatsApp é utilizado por mais de 1,5 bilhão de usuários em todo o planeta, mas diversas controvérsias estão fazendo com que alguns usuários decidam mudar para o mensageiro do time azul.

Na semana passada, o WhatsApp teve uma quebra de segurança gigantesca que colocou em risco a privacidade de todos os seus usuários. De acordo com Durov, esse incidente está sujeito a repetições e com magnitude ainda maior.

O empresário russo respondeu com críticas pesadas ao fato de que os dados que os usuários do WhatsApp armazenam em seus celulares (o que vale para fotos, vídeos, E-mails e textos) podem ser obtidos por hackers.


Em uma publicação com o título “Por que o WhatsApp nunca será seguro”, Durov explica por que o último incidente de privacidade não o surpreendeu.

Segundo o empresário, o WhatsApp tem um histórico consistente, desde a ausência de criptografia durante a criação, até falhas de segurança, curiosamente favoráveis à vigilância secreta. Em retrospecto, nos 10 anos de existência do WhatsApp, não houve um único dia em que o aplicativo tenha sido seguro, de acordo com Durov.

Levando em conta que o aplicativo não possui código aberto, os especialistas em segurança acham mais difícil encontrar vulnerabilidades na estrutura do software. Isso pode permitir que hackers e organizações governamentais criem backdoors no aplicativo para evitar qualquer medida de segurança.

Ainda em 2016, a empresa apresentou a criptografia de ponta a ponta para qualquer forma de comunicação que ocorre através do aplicativo, para que apenas pessoas que enviam e recebam uma mensagem possam ler o conteúdo, mas especialista em segurança concordaram que esse tipo de criptografia não é suficiente para proteger a privacidade dos usuários.

Lembrando que o Telegram não é a única alternativa ao WhatsApp – temos ainda o Signal, um aplicativo apoiado por Edward Snowden, que protege a privacidade de seus usuários com ênfase especial.

No final de tudo, a escolha é sua.

Telegram

Desenvolvedor: Telegram LLC

Preço: grátis

Tamanho: Varia de acordo com o dispositivo

WhatsApp Messenger

Desenvolvedor: WhatsApp Inc.

Preço: grátis

Tamanho: Varia de acordo com o dispositivo

Signal

Desenvolvedor: Open Whisper Systems

Preço: grátis

Tamanho: Varia de acordo com a plataforma


40

Comentários

Qual você escolhe? Criador do Telegram diz que "WhatsApp nunca será seguro"
  • Telegram!! Muito Telegram.. Woooww!!!
    Pois é, muitos falam aí de quanto mais popular mais vulnerável. Sabemos que não é assim. Telegram com um número muito expressivo de usuários sim, já poderia apresentar falhas. Este raciocínio é ilógico. É questão puramente de segurança e ponto final. Vejam, Snowden já discutiu com Durov, quem acompanha os dois sabe disso. Snowden discutia coisa que não sabe. Confundiu as coisas e ainda disse que whatsapp era mais seguro. E ele defende fortemente o uso do Signal.
    Ao meu ver; puta questão de patriotismo, simples assim. Sabemos o longo impasse entre Rússia e Estados Unidos. Para um app (Signal) que recebe aporte do governo norte americano para exclusivamente %u201Cmelhorar%u201D seu protocolo de segurança, e empresta este mesmo protocolo para outro app compatriota (whatsapp) e revela falha desta magnitude, há coisa errada aí. Meu caro, um governo não lhe dá dinheiro com as duas mãos; lhe dá com uma e cobra com a outra; simples assim. Outra, código fonte do Telegram Servidor é fechado, mas é claro seu estupido... Vamos deixar a senha do cofre na porta do cofre....Adora o Telegram. Sei que ele é como uma menina dos olhos para Durov, se um dia traísse minha segurança, doeria muito pois ele é fantástico, mas vazaria dele sem pensar duas vezes... Engraçado que as pessoas leem sobre o domínio maligno do whatsapp, mas elas preferem continuar na ignorância só porque gostam do app. Atitude irracional.. Se minha verdade não se sustenta, se ela é lançada em terra pela sua verdade, meu ponto de vista não se mantém perante o seu, meu amiguinho, me aponte seu caminho, quero trilhar pois se provou melhor que o meu...
    Mas aqui não... quanto mais na escuridão e na profundidade da burrice, (burrice sim, se você tem o conhecimento e não aceita, deixou de ser ignorante para ser burro) melhor...
    Tipo o mito da caverna. Mas... enfim, tentamos libertar as mentes. Prefiro a verdade, enxergar como o sistema todo funciona à ficar na ilusão e acreditando que o sistema pode me proteger..
    Statu quo meus caros...
    A coisa é muito mais escura do que vemos... Por isso, uma boa escolha desde um app para você se comunicar é fundamental..

      • Só uma dica pra quem já instalou o Telegram e não achou os amigos lá: "Ah mais ninguem usa o Telegram", porém o Telegram não serve apenas pra conversar, com ele vc pode fazer muito mais. veja isso https://telegra.ph/Menos-Apps-Mais-Telegram-01-08 (alguns apps que podem ser desinstalados)."Ah o mais seguro é o signal" beleza! porem no Signal você não faz as mesmas coisas que é possível fazer no Telegram."Ah mais o código fonte do servidor do Telegram é fechado", porém além das chaves serem distribuídas pelo mundo, até agora não se tem notícia de vazamento de dados no Telegram.No final, usa o app quem quiser, afinal cada um usa o app que lhe serve. Telegram é cheio de recursos que até quem o usa há tempos nem sabe que tem.

          • Telegram e mais seguro so que falharam na parte de numero deveria mostrar numero das pessoa como o whatsapp

              • Me diz uma coisa que tá nas mãos do Mark Zuckerberg que é segura.

                  • Pessoal aqui dizendo aqui que telegram é mais seguro pke ninguém usa, mas esquecem que no continente asiático telegram e line dominam.

                      • Sem sombras de dúvidas o Telegram é mais seguro, o ruim é q ninguém larga o WhatsApp.

                        • Prefiro o Telegram, porém, poucos contatos possuem conta na plataforma!
                          Parece até Globo e Record. A segunda é melhor, mas por tradição a maioria opta por assistir as bostas exibidas na Globo.

                          • Telegram é claro que é mais seguro porque é pouco usado, se fosse mais popular que o Whatsapp certeza que seria tão inseguro quanto...

                              • Não viaja, é questão de tecnologia de segurança. Eles até ofertam 300 mil dólares para quem quebrar o protocolo PROTO de segurança deles. E ngm fez isso ainda remotamente, só quando pegaram um Cel com root e nas mãos. O que qualquer usuário q tenha root está fadado

                                • Telegram

                                    • Dor de cotovelo é grande.

                                        • Telegram e mt melhor! mas infelizmente so chegam a 10% o numero de pessoas na minha agenda que tem, e se contar em usuarios ativos mesmo nao deve dar 5%..
                                          Whatsapp sendo do Facebook sempre havera problemas de segurança e o futuro sera ainda mais complicado, visto que eles pretendem unificar td em uma unica plataforma (whatsapp, messenger e direct do instagram)

                                            • Eu e alguns amigos usamos o Signal, o aplicativo é fantástico, foi todo feito pensando na Segurança. É ótimo.

                                                • Eu usaria o Telegram, mas ninguém da minha agenda tem!

                                                    • Todos da minha tem. Meio a obriguei caso quisessem contato comigo, e bloqueava os que ainda n tinham, no WhatsApp.

                                                        • No mundo inteiro, o telegram tem mais de 200 milhões de usuários! Na minha agenda tem alguns desses, mas, e se não tivesse ninguém? Ainda assim eu usaria. Os grupos e canais, sobre todos os assuntos possíveis, já valem à pena!

                                                          • Nâo sei pq o whatsapp existe ainda. Telegram mil vezes melhor

                                                            • Não confio no WhatsApp

                                                                • Essa é fácil quanto mais famoso o aplicativo for menos seguro ele se torna...isso é uma logica incontestável !!! teorias aparte... dinheiro poder manipulação etc...e tudo amais nesse mundo maluco que vivemos agora

                                                                    • Telegram é muito superior

                                                                        • Quanto mais usuários um SO ou aplicativo, mais suscetível a ataque de hackers.

                                                                          • Desde que o Facebook comprou o WhatsApp que perdi a confiança no app. Por isso exclui minha conta lá desde março/2018. #jointelegram

                                                                              • Quando não era do Facebook e sim do Jan Koum, Brian Acton e da Sequoia Capital, aí você confiava, né?

                                                                                Quando as mensagens eram enviadas em texto puro e havia criptografia somente do usuário A até o servidor e do servidor até o usuário B, podendo o servidor descriptografar a mensagem e ler como desejasse.

                                                                                Agora que tem criptografia de ponta a ponta, você perdeu a confiança.

                                                                                O que acontece é que o trânsito da mensagem é seguro, mas é complicado garantir que a mensagem que está em formato de texto no celular do usuário não vai ser lida por nenhum outro aplicativo (lembre-se que vários aplicativos tem acesso a barra de notificações e outras permissões especiais). Sendo que há várias versões de Android e modificações feitas por cada fabricante. Além de vários aplicativos instalado nos celulares dos usuários que tentam obter informações do Whatspp do usuário a todo custo. (lembre-se que a playstore aprova vários apps com spyware e até imitando originais).

                                                                                E essa história do fundador do Telegram falar que o concorrente é inseguro. Já viu alguém fazer elogios aos seus concorrentes? Entenda que o Whatsapp ser de uma grande empresa permite com que ele seja gratuito, pois nós pagaremos por meio de anúncios nos Stories (whatsapp status), porém é muito melhor do que pagar anualmente 1 dólar (eu prefiro).

                                                                                E muitos falam mal do Whatsapp, mas Telegram, Viber e companhias não têm a infraestrutura que o Whatsapp tem para supotar 1.5 bilhão de usuários. É muito caro, por isso queo Facebook migrou a infraestrutura que antes era da IBM Softlayer para os próprios servidores do Facebook (assim como fez com o Instagram movendo do Amazon AWS para o Facebook).

                                                                                  • Entenda de vdd o que o Duro quis dizer. E foi após muita mas muita insistência da galera perguntando a ele, por isso do pronúnciamento em momento oportuno.


                                                                                    Ah, diferente do WhatsApp, eles n fazem nenhum marketing, é tudo boca a boca

                                                                                    https:// medium.com/dicas-telecast/por-que-o-whatsapp-nunca-ser%C3%A1-seguro-8b69a54d7b7c

                                                                                    Obs: tire os espaços.

                                                                                      • Só teve mesmo alguma segurança depois de diversos vazamentos pelo snow, foi até adicionado alguma segurança após o telegrama q já foi disso do zero com criptografia, e indicação do snow p usar o signal. Aí o zuk pediu auxílio pro signal e desenvolveu parte da criptografia indicada por eles, no WhatsApp. Parte pq existem diversas brechas e creio q o signal n ajudaria sacaneando assim só por ser concorrência (nem seria pq nem telegrama nem signal fazem marketing em cima)

                                                                                          • Acho que comecei a usar o wpp em 2013, naquela época não se falava tanto em privacidade quanto se fala hoje. Não tinha conhecimento. Depois que fui sabendo um pouco sobre o assunto percebi o quanto o app era vulnerável. Em contrapartida fui descobrindo os recursos do telegram (que não muitos, diga-se de passagem)..Hoje em dia, penso o seguinte: quer falar com seus amigos para mandar msgs, fotos e vídeos? Use o o signal (que envia e recebe sms e faz vídeo chamada) ou o whatsapp (base de usuários muito maior)Quer um pouco mais de recursos? Use o Telegram (já desinstalei até alguns app por causa dos bots e canais que existem na plataforma)

                                                                                            • Whatsapp*
                                                                                              Suportar*

                                                                                            OnePlus 6 e Redmi Note 5 entram na lista dos 15 aparelhos mais radioativos

                                                                                            Huawei no Brasil fará diferença? Positivo fecha trimestre no vermelho

                                                                                            Samsung Galaxy J7 Pro ou Motorola Moto G5S Plus? Comparativo TudoCelular ajuda a escolher

                                                                                            Ranking TudoCelular: gráficos com todos os testes de desempenho e autonomia até junho