LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

EUA vs China! Futuro da Huawei sem o Android após Trump usar Google como arma | Especial

21 de maio de 2019 62

Não é de hoje que Huawei e Estados Unidos vivem uma relação conflituosa. Na última semana, o governo norte-americano deu o primeiro passo para proibir a comercialização de produtos da fabricante chinesa no país.

E nesta semana a situação ficou ainda pior. Google vem suspendendo as operações comerciais com a Huawei. Esta mudança será gradual e pode pôr em risco definitivo a parceria entre as duas empresas.

E como isso afeta você usuário de smartphone da Huawei? O nosso Detetive TudoCelular responde as maiores dúvidas do público que ficou chocado com essa decisão do governo norte-americano.

Android

Quem já possui um celular da marca vai continuar usando tranquilamente. As atualizações, no entanto, ainda é algo incerto. Google pode continuar fornecendo updates para Huawei (incluindo os pacotes mensais de segurança) ou a gigante chinesa terá que se virar por conta própria.

O problema fica para os futuros lançamentos da marca. Caso Google realmente corte o fornecimento do Android para a Huawei, a gigante teria que buscar uma alternativa. Há relatos de que a mesma estaria trabalhando em próprio sistema desde 2016, e o vice-presidente de operações da Huawei na Europa Ocidental confirmou isso recentemente.

Huawei também pode continuar usando o código AOSP do sistema sem a intervenção do Google. Claro que não teríamos os apps nativos e serviços da gigante das buscas, mas a própria Xiaomi já trabalhou com software modificado e não assinado pelo Google.

Huawei segue com licença temporária

A fabricante chinesa recebeu uma licença temporária por parte da Câmara de Comércio dos Estados Unidos, a qual permitiu que a empresa liberasse atualizações de software aos dispositivos móveis já vendidos aos seus clientes.

A empresa seguirá operando nos Estados Unidos até 19 de agosto, mas precisa ter autorização do governo para qualquer novo acordo realizado no país. Depois desse prazo de três meses será definido se a empresa continuará atuando no país ou se será banida definitivamente.

5G

A Huawei já foi acusada anteriormente de fazer espionagem com seus equipamentos 5G. Com o banimento da chinesa do mercado norte-americano, sobraria para Samsung investir na tecnologia e roubar o mercado que pertenceria à Huawei.

Para piorar a situação, há relatos que Qualcomm, Intel, Broadcom, entre outras, também deixariam de vender componentes para a Huawei. A chinesa pelo menos possui independência em alguns setores, como a produção de chipsets com a linha Kirin da HiSilicon.

Mas, sem dúvidas, isso atrasará a implementação da tecnologia 5G, que tem como a Huawei a líder indiscutível do segmento.

Apple vs Huawei

Apple e Huawei brigam pela segunda posição entre as marcas que mais vendem celulares no mundo, ficando atrás apenas da Samsung. Com o banimento nos EUA e vários outros países (Austrália, Grã-Bretanha, Nova Zelândia e Noruega) a participação de mercado da empresa tenderá a cair.

Em 2018, Huawei vendeu 200 milhões de smartphones e para 2019 estima uma meta ainda maior, mas que agora será abalada pelos recentes acontecimentos. Talvez a expansão para novos mercados, incluindo Brasil, ajude a frear a queda nas vendas, mas a situação tenderá a se agravar nos próximos meses.

Enquanto isso, chineses se revoltam com a situação e prometem boicotar Apple na China.

Huawei no Brasil

Apesar de o governo Trump ter solicitado que o nosso governo também impeça a Huawei de atuar no país, até agora nenhuma medida foi adotada.

A empresa retornou recentemente ao mercado nacional depois de um longo hiato e vem investindo para recuperar o tempo perdido.

Por aqui tivemos o lançamento do P30 Lite e P30 Pro que não serão afetados pela medida do Google, mas não sabemos como ficarão os futuros lançamentos da marca no Brasil.

Enquanto aguardamos por mais informações, o que você acha disso tudo? Ainda pretende adquirir um smartphone da marca ou buscará outras opções? Comente abaixo.


62

Comentários

EUA vs China! Futuro da Huawei sem o Android após Trump usar Google como arma | Especial
  • O Google fica aí na asa do governo Trump, esqueceu do que aconteceu com Orkut. Na época ninguém acreditava no face e veja afundou o Orkut igual o Titanic.

      • Será que a Xiaomi corre o mesmo risco? Queria compra um Redmi note 7, mas to meio com pé atrás.

          • Levei um susto quando soube disso
            Mas eu to tranquilo porq uso Samsung

              • Eu vou continuar a usar Huawei e se tiver de comprar, vai chinês, ou Huawei ou Xiaomi. No final quem vai perder são os EUA, isto da Huawei não tem nada a ver com espionagem, mas a luta pela economia mundial, e se não fosse a Huawei era outra qualquer empresa chinesa. Na guerra comercial com a China quem está a perder neste momento são os EUA, porque já investiu 16 bilhões de dólares na agricultura, repito, 16 bilhões. As tarifas que foram aumentadas aos produtos chineses foram repercutidas no consumidor americano, conclusão a China continua a vender.

                  • Na boa... Esses celulares chineses (desenvolvidos e vendidos por marcas chinesas), em sua maioria, são uma piada de mal gosto.

                    A uns 3 anos atrás, peguei um tal de Pepsi Phone. Indicado por alguns sites brasileiros, era um baita custo benefício, visto que naquela época, tinha tela full hd de 5,5", 16gb, 2gb ram, bateria de 3000mA, leitor de digitais, acabamento em alumínio e uma câmera, considerada à época, muito acima os intermediários nacionais. Tudo isso, por módicos R$320, já com impostos.

                    Porém... Não existe almoço grátis. O celular vinha com um android muito mexido e acreditem: lotado de spyware. Sim... Spyware. O Antivirus que coloquei, simplesmente enlouqueceu porque praticamente todo bloatware que ele tinha, estava lotado de vírus. Pra piorar, apareciam propagandas do nada, independente do que fosse fazer. E todos os apps que vinham nele, não permitiam que fossem excluídos, apenas, em alguns casos, desativados, mas que de forma misteriosa, voltavam a ficar ativos após cada reinicialização ou atualização do app.

                    Com muito custo, achei um vídeo de um italiano, que criou uma forma de substituir essa bosta de sistema, por um mais limpo e com mais cara de ocidental. Melhorou bastante, mas não tive mais coragem de usar. Vendi logo após e nunca mais peguei nenhum celular que não fosse de grandes fabricantes que atuassem oficialmente no Brasil.

                    Hoje, as unicas chinesas que eu teria, seriam a OnePlus (a melhor e mais ocidental das chinesas) e a Xiaomi, que ainda inspiram alguma confiança. Do contrário, nem penso duas vezes antes de recusar. Esse episodio da Huawei mostra claramente que a união do estado autoritário com uma empresa privada, nunca vai cheirar bem. Só fanboys da Huawei pra defendê-los hoje. Porque o mundo, não quer mais saber deles.

                    • isso e uma tremenda dor de cabeça que a EUA esta passando, não querem ficar pra traz da CHINA, na verdade a china e muito mais inteligente e vai dominar o mundo da tecnologia.

                        • Esse Trump é um bosta

                            • Melhor coisa é a imagem da matéria.

                                • Não acredito nisso. Além de não haver provas (Pelo menos não foram apresentadas), os próprios americanos já tiveram metidos nessa de espionagem (E essas sim tiveram provas) e nada foi feito, de fato, contra eles.

                                    • O presidente dos EUA está certíssimo , ninguém é santo nessa briga.....mas a China é um país muito mais perigoso do que os EUA....!! É só olharmos como a china trata os seus habitantes .....experimentos de laboratório....!!

                                      • Melhor foto de matéria kkkk

                                          • Menos de 2 anos até as eleições, basta ter calma.

                                            • Tanta gente ridícula entrando no mar da hipocrisia defendendo a pose de Trump, mesmo sabendo que a decisão do Presidente é titatorial e prejudica a liberdade econômica, só pq n conseguem aceitar que a Huawei é a segunda maior fabricante de smartphones do mundo

                                                • Lembre-se que existem muitos Apple fanboys e paga paus de Americanos e por isso "Tanta gente ridícula" defendendo a pose do Trump.

                                                    • Ele está protegendo o seu mercado e consequentemente o seu país , a china tem um histórico bem recente de roubo de tecnologia ....dos EUA....!! Ou vc acha que os chineses são pessoas legais , e querem salvar o mundo ...!! O único pensamento da China é dominar o mundo ...e isso não é papinho de conspiração...!!

                                                        • hahahaha, Só rindo mesmo!!!!

                                                          Rapaz olha o que vc escreveu e pense... tu tá falando de intervencionismo... E tu acha que algum país ganha dos USA nisto?????!!!!

                                                          O trump já fez isto em setores mais importantes que os de eletrônicos.

                                                          E espere pelo pior, a China pode fazer a recíproca e ferrar com a produção de 98% de celulares de todas as marcas... de Apple ao próprio Google assi. encarecendo os próprios celulares (que não seriam mais feitos na China)

                                                            • A china quer dominar a economia mundial, qual a diferença do EUA que sempre sonhou com o mesmo?

                                                                • A diferença é que a China é comunista e não deixa ninguém colocar nada lá dentro, que é o caso do Google não poder ser o buscador lá, além de eles terem ditador e tudo mais. EUA é capitalista, fim.

                                                                    • Tá e os USA já fuderam um monte de paises de capitalistas a "comunistas" só por causa do seu intervencionismo...

                                                                      Inclusive já fuderam o Brasil este ano com a própria China.

                                                                      Vocês veem duas ou três notícias de WhatsApp e já se acham os mestres de comércio internacional

                                                                • Se a Huawei realmente faz espionagem, é muita sacanagem, e tem mais que se fud### mesmo.
                                                                  Mas se a Huawei for uma empresa séria, torçamos para que ela dê a volta por cima, pois faz uns smartphones que são umas verdadeiras obras-primas. E ainda, que consiga fazer o próprio SO e desancar o Android e o IOS.
                                                                  Não sabemos ao certo, exatamente o que está acontecendo, mas acredito na segunda hipótese, de empresa idônea, pois para mim isso não passa de uma guerra comercial, com os USA jogando sujo.

                                                                    • #chinabaneapple

                                                                      • Eu acho q Huawei vai fracassa no Brasil, sobre esse assunto ai não posso opinar pq aq so tem fanboy. Um abraço e viva Motorola, Samsung, e Asus as unicas q tem preço decente aq no bananalandia

                                                                          • Eu acho q Huawei vai fracassa no Brasil, sobre esse assunto ai não posso opinar pq aq so tem fanboy. Um abraço e viva Motorola, Samsung, e Asus as unicas q tem preço decente aq no bananalandia

                                                                              • Tem apenas uma coisa que eu digo #chinabaneapple

                                                                                • Trump: "Equipamentos 5G têm portas escondidas a pedido do partido comunista". Seria tão difícil assim fazer uma engenharia reversa, ou uma analise das informações que saem dos dispositivos?... E desmascarar os "comunistas", e quebrar de vez a Huawei... Ou seja, Trump é um conspirativista desmiolado....

                                                                                  • Tenho uma concepção diversa da exposta pelo supremacista branco, right ( direito) white ( branco) men (homens) e por isso, entendo que idiotas são indivíduos que se esforçam para coibir a popularização de tecnologias e avanços diversos, que visam trazer benefícios às sociedades e aprimorarem conhecimentos que certamente desenvolverão a sociedade como um todo. Penso que imbecis são indivíduos que gastam bilhões de dólares produzindo instabilidades em jovens democracias, para em seguida, colocar forças estrangeiras nesses países, saquear suas riquezas naturais, sempre sob a alegação de estarem os salvando de "ameaças" enquanto usam as riquezas subtraídas nesses países para sustentar "sonhos" de padrões sócio econômicos em seus países, tudo isso, às custas do sangue, da fome e da lástima a que submetem esses povos. A Huawei deverá se tornar mesmo líder mundial, pois, além de oferecer tecnologia similar, ainda é mais barata, além de estar vencendo a corrida rumo à tecnologia 5G.

                                                                                      • Agora pode terminar gritando "Lula Livre!"

                                                                                        Faça-me o favor... Menos teorias de conspiração e mais verdades. Todas as demais marcas chinesas, como a Xiaomi, Oneplus, entre outras vendem nos EUA e seus aliados e só a Huawei e a ZTE não? Por que? Por que tem medo dos chinas? Não.

                                                                                        • Kkkkkk Tudo Celular sabe explorar tretas, verdade seja dita. Desde o finado Windows Mobile não tinha tretas dessa dimensão kkk.
                                                                                          Essa foto do Trump com a manopla foi genial kkkk

                                                                                          #Bane a Huawei Bolsonaro

                                                                                            • Esse cara do video é estranho...kkk

                                                                                                • Ficou muito foda essa foto do Trump com a manopla e o nome da marca desaparecendo kkkkkkkk

                                                                                                    • Huawei vai ser líder mundial sim, mesmo com tanto boicote. Trump tá se cagando de medo disso.

                                                                                                        • Acho que o Trump está subestimando muito...

                                                                                                          • Sem o android e o google a Huawei vai ter perdas sim porém não nem metade doque ela já tem.
                                                                                                            Pois a maior parte dos lucros e vendas dela vem da china...
                                                                                                            Principalmente na divisão mobile...

                                                                                                            • Este homem de ser corrido dos Estados Unidos e a Huawei nao se devia de intimidar pelos americanos tem possibiladade de lhhh lhes darem uma bofetada sem maos.

                                                                                                                • Trump já suspendeu a restrição e deu 3 meses para a Huawei se adequar e poder manter os compromissos atuais.

                                                                                                                  • E ficam insistindo achando que é por causa da Apple que está acontecendo isso. Isso é exatamente para que servem os idiotas úteis. Massa de manobra pro globalismo...

                                                                                                                      • O futuro é simples. Sem android, é ladeira abaixo. Fora o fato de Huawei ser a marca chinesa com produtos mais caros. Resumindo: RIP!!!

                                                                                                                        • Só sei de uma coisa: nunca vou comprar Huawei. É muito cara.

                                                                                                                            • Beleza... Não esquecerei da sua mensagem quando você comprar um smart da Huawei...

                                                                                                                                • Realmente, barato mesmo é o Motorola One Vision por 2.000,00 R$ né

                                                                                                                                    • A espionagem obviamente trás ao espião a igualdade de informação em relação ao espionado, certo? Então, como se explica o rótulo de espionagem contra a China no tocante à tecnologia 5G , se ela a China já está à frente dos EUA na corrida para dominar esta tecnologia? Talvez a resposta pra isso, seja a mesma que explica: náo existência de armas de destruição em massa no Iraque; igualmente na Ucrânia; da mesma forma no Afeganistão e em todos os paises onde os EUA invadem, dominam e saqueiam suas riquezas. Futuramente teremos uma nova vítima dessa sanha sórdida americana, que será a Venezuela, mas para tanto, eles precisam de "bestas úteis" , o Brasil tá infestado disso, a começar pelo presidente idiota miliciano. Todo esse escopo é alimentado por pessoas, que se dizem indignadas com a corrupção, entretanto, fingem não saber que os filhos, o presidente ASNO, a primeira dama e todos os que os cercam estão nadando em corrupção, envolvimento com execuções de adversários políticos, enquanto seus seguidores acreditam que eles estão sendo caluniados, a fórmula perfeita da velha hipocrisia.

                                                                                                                                  • GO TRUMP!

                                                                                                                                      Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                                                                                                                                      Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                                                                                                                                      Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                                                                                                                                      Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas