LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Spam! Bots "tarados" continuam a invadir o Instagram incomodando usuários

07 de agosto de 2019 9

Se você é usuário do Instagram e segue celebridades como LeBron James, Kim Kardashian, Ariana Grande ou até mesmo canais como o ESPN, com certeza já deve ter se deparado com comentários deixados por bots.

Os robôs-spam continuam publicando mensagens de apelo sexual tentando atrair usuários da rede social para sites pornográficos duvidosos, e prometem desde nudes até “bundas grandes” nos Stories e mais.

Por trás dessas contas falsas é possível ver fotos e vídeos de mulheres semi-nuas e provocantes, e pelo visto, a situação está ficando cada vez mais preocupante.

Os comentários convidativos parecem ser comuns em perfis super populares como, por exemplo, o da influencer Chrissy Teigen, que tem mais de 11 milhões de seguidores. Em um tuíte recente, Teigen desabafa:

Acima podemos ver algo como:

Honestamente, o Instagram precisa controlar essa m*rda.

O tuíte veio como resposta à publicação de um de seus seguidores que publicou uma captura de tela da seção de comentários em uma das postagens da influenciadora.

O pior de tudo é que esses comentários ganham centenas de curtidas instantaneamente, tornando-os ainda mais visíveis na seção de mensagens para perfis com ampla visualização.

Grande parte das curtidas vem, é claro, de outros bots – e também de pessoas que acham esse tipo de comentário “engraçado”.

A verdade é que, para aqueles que compreendem um pouco sobre programação, não é muito complicado criar um script para que os comentários e curtidas cheguem automaticamente após cada publicação.

Em uma pesquisa recente feita pela firma Instascreener foram descobertas mais de 150 milhões de contas falsas no Instagram. Apesar de todo o esforço do Facebook para banir milhões delas desde a criação, algumas acabam conseguindo passar batidas.

Com mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês, se levarmos em consideração que, pelo menos 1% destes são robôs, o número de contas falsas chega a ser assustador.

Em 2016 o Instagram, oficializou um recurso que permite que usuários filtrem palavras para evitar determinados tipos de comentários em suas publicações – porém, os robôs são inteligentes e acabam encontrando formas diferentes de usar essas palavras, seja separando suas letras ou utilizando símbolos especiais para representá-las.

A rede social, que começou a esconder o número de curtidas em fotos no Brasil em prol de um uso mais saudável, afirma que já está ciente da presença desses bots e, sua empresa-mãe, o Facebook, está ativamente investindo em pesquisas para compreender melhor como os robôs conseguem burlar os sistemas de segurança.

Além disso, a empresa promete em breve ferramentas mais eficientes para se livrar desse incômodo:

Ninguém gosta de receber SPAM, seja em curtidas, seguidores ou comentários. É realmente importante para nós que as interações que as pessoas tem no Instagram sejam genuínas, e estamos trabalhando duro para manter a comunidade livre de comportamentos nocivos.

Você já viu algum comentário desse tipo nas postagens? O que acha que o Instagram poderia fazer para resolver essa questão de uma vez por todas? Compartilhe suas opiniões com o TudoCelular no espaço abaixo destinado a comentários.


9

Comentários

Spam! Bots "tarados" continuam a invadir o Instagram incomodando usuários

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas