LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Android 10 oficial! Hands-on com "novidades" do sistema sem doce e sem sal

04 de setembro de 2019 55

Google liberou esta semana o Android 10, sendo esta a primeira versão do robozinho sem nome de doce. A empresa também mudou a identidade visual da marca para apostar em melhorias mais significativas para a vida dos usuários.

Entre as mudanças temos suporte nativo a 5G e smartphones dobráveis. A empresa promete quase 50 novidades com muitas sendo focadas em oferecer maior privacidade e segurança, e abaixo você confere as principais novidades.

Finalmente temos suporte a temas

Quando Google lançou a primeira beta do Android 10, uma das grandes novidades tão aguardada pelos usuários era o tema escuro. Agora na versão final é possível escurecer a interface integralmente ou escolher o novo tema apenas para aplicativos específicos, como Chrome ou calendário.

Nas configurações de tela é possível apenas ativar ou desativar o tema escuro para todo o sistema. Para fazer o controle de forma independente, você precisa acessar as configurações de cada app específico.


Também é possível mudar a cor de destaque do sistema. Você não precisa mais ficar limitado ao azul padrão, podendo escolher verde, roxo ou outra cor que mais te agradar. A novidade é similar ao que temos na OxygenOS da OnePlus.

Navegação por gestos aprimorada


A navegação por gestos foi implementada no Pie e aprimorada com o Android 10. No Pixel há três opções de navegação para escolher.

Para voltar para a tela anterior basta deslizar da lateral para o centro, ao fazer o mesmo gesto de baixo para cima você retorna para a tela inicial. Alternar entre os apps abertos basta apenas deslizar para esquerda ou direita tocando sobre a pequena barra no canto inferior. O Google Assistente pode ser acessado ao deslizar das diagonais. É simples, rápido e intuitivo.

Respostas ainda mais inteligentes

O Android ganhou o recurso de resposta inteligente no Oreo e agora na versão 10 ele usa machine learning para identificar os links que você recebe por mensagem. Caso um amigo compartilhe um vídeo com você, ele automaticamente oferecerá um atalho para o YouTube.

O mesmo acontece quando te convidarem para sair. O Android 10 vai oferecer um link integrado ao Google Maps para que na própria conversa você descubra a localização de onde pretende ir. Isso evita ter que perder tempo copiando e colando mensagens entre aplicativos.

Legendas em tempo real e amplificador de som


Buscando tornar o Android mais acessível para todos, a versão 10 traz suporte a legendas em tempo real. Com um simples toque, você pode ativar legendas em vídeos, podcasts e mensagens de áudio. E o melhor, sem precisar de conexão com a Internet.

Isso poderá ser feito em qualquer aplicativo e até mesmo com vídeos e mensagens gravados pelo próprio usuário. O recurso estreia com o Android 10, mas estará disponível para a linha Pixel apenas nos próximos meses.

Há também o modo de transcrição de som em texto, que permitirá que pessoas que não possam ouvir estejam cientes de tudo que acontecer próximo ao telefone, como uma campainha tocando, um cachorro latindo ou criança chorando.

Outra novidade é o amplificador de som para quem possui problema auditivo. No menu de acessibilidade do sistema você pode acessar o recurso que usa o microfone do celular para captar o som ao redor e gerar um filtro que reduz os ruídos e amplifica o áudio. Tenha em mente que a novidade não serve para melhor a qualidade sonora como um equalizador faz.

Menos distrações e maior controle parental


O Bem-Estar Digital também ganhou melhorias no Android 10. A novidade fica para o “Modo sem Distrações“, que ajuda você a otimizar o seu tempo e se distrair menos com aplicativos que não são importantes naquele momento.

Está estudando e não quer ser incomodado por amigos no WhatsApp ou receber as notificações irritantes do Facebook? Você pode controlar isso individualmente. Caso abra algum aplicativo limitado de uso, você receberá uma mensagem lembrando que o modo sem distrações está ativado.

O recuso Family Link de controle parental agora vem integrado ao Bem-Estar Digital e também será disponibilizado em aparelhos com o Android Pie.

Compartilhamento de Wi-Fi e novos emojis


Se você não gosta de sair dando a senha do seu Wi-Fi para todo mundo que chega na sua casa, o Android 10 traz um recurso interessante que vai te agradar. Você pode usar o seu celular para gerar um código QR. Depois é só deixar a visita escanear este código para que ela tenha acesso à Internet da sua casa.

Com a atualização também temos 65 novos emojis, incluindo algumas variações de gênero de emojis já presentes no Pie.

Mais segurança e privacidade


Há muito tempo que o Android permite que o usuário determine que tipo de acesso um aplicativo pode ter em seu celular. Muitos serviços hoje em dia exigem saber qual a sua localização. E se você não quer passar essa informação o tempo inteiro, é possível limitar para que o aplicativo tenha acesso a isso apenas quando estiver em uso. Essa mudança dá maior controle e transparência quanto à sua privacidade.

Buscando aprimorar a segurança do sistema, agora a partir do Android 10 será possível atualizar pontos importantes do Android diretamente pela Play Store, similar ao que acontecer com os aplicativos em seu celular.

Google percebeu que as fabricantes nem sempre repassam as atualizações críticas de segurança para os usuários e decidiu tomar conta própria dos pontos mais importantes do sistema. A má notícia é que se você tem um celular que foi lançado com versão mais antiga e recebeu atualização para o Android 10, os updates de segurança podem continuar por conta da fabricante.

5G e celulares dobráveis

Por fim, o Android 10 traz suporte nativo a celulares com 5G e a modelos dobráveis como o Galaxy Fold. Estas novidades não vão fazer diferença para a maioria, mas o que muda é que se você estiver jogando em um celular dobrável e alternar entre o modo fechado ou aberto, o game não será interrompido.

Quando terei o Android 10?

A nova versão do robozinho já pode ser baixada para os modelos mais recentes da linha Pixel. E até mesmo algumas fabricantes chinesas já saíram na frente, com a Xiaomi liberando a MIUI 10 baseada no Android 10 para o K20 Pro e o OnePlus 7 Pro recebendo uma versão beta do sistema.

E quando a novidade chega a celulares de outras marcas? Confira o nosso guia sempre atualizado que mostra quais aparelhos já receberam o Android 10 e quais serão atualizados em breve.


55

Comentários

Android 10 oficial! Hands-on com "novidades" do sistema sem doce e sem sal

OnePlus 6 e Redmi Note 5 entram na lista dos 15 aparelhos mais radioativos

Huawei no Brasil fará diferença? Positivo fecha trimestre no vermelho

Samsung Galaxy J7 Pro ou Motorola Moto G5S Plus? Comparativo TudoCelular ajuda a escolher

Ranking TudoCelular: gráficos com todos os testes de desempenho e autonomia até setembro de 2019