LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Positivo Smart Lâmpada Wi-Fi funciona bem, mas app atrapalha experiência | Análise / Review

12 de novembro de 2019 15

A Positivo lançou sua linha de acessórios para casa conectada há alguns meses. A ideia da empresa, na ocasião, era levar dispositivos inteligentes e automatizados para a classe média, apostando em preços populares e vendas nas principais varejistas de construção.

Um dos modelos que compõem o ecossistema de Casa Conectada da Positivo é a lâmpada inteligente da marca, a Smart Lâmpada Wi-Fi. O dispositivo tem como características a possibilidade de 16 milhões de cores, fácil instalação, economia de energia, conexão com o Wi-Fi da residência e, como ponto principal, o controle do gadget pelo celular em qualquer lugar.

O TudoCelular testou a Smart Lâmpada Wi-Fi para responder à pergunta se vale automatizar uma das funções mais importantes de uma casa, que é a iluminação. E a resposta você confere nesse review.

Caixa e acessórios

Nada demais por aqui. A Smart Lâmpada Wi-Fi traz uma caixa com a identidade visual da linha Positivo Casa Inteligente, a própria lâmpada e um Guia rápido com instruções de instalação, informações sobre o produto e garantia.

Na caixa, algumas das principais informações e especificações técnicas do produto estão presentes, como potência, conexão e vida útil.

Instalação

Não há a necessidade de nenhum dongle adicional para instalar o produto. Basta colocar a lâmpada em qualquer plug para que ela reconheça seu sinal de Wi-Fi. E, para configurá-la, é necessário baixar o aplicativo dedicado do produto e realizar o processo de pareamento entre celular e a lâmpada. O processo é rápido e qualquer smartphone com Android e iOS pode ser utilizado para auxiliar na configuração.

A lâmpada

Como experiência de usuário, vale ressaltar que a lâmpada funciona com boa intensidade de brilho na cor branca original. É possível, pelo app, controlar a intensidade e a cor, além de obviamente ligar e desligar. Nesse quesito, a lâmpada cumpre com louvor seu papel.

Contudo, ela não mantém a mesma intensidade de cor para outras cores. Inclusive, 16 milhões de cores é um número que soa bonito mas que, na verdade, conta com variantes de uma cor principal dentro de uma palheta. Todas elas capazes de atender bem a um usuário em diferentes situações, é verdade.

Conectividade e app

Se ela cumpre bem sua função de iluminar e ser controlada pelo app, os problemas acontecem na hora da conectividade. Talvez seu principal problema seja o aplicativo da Positivo. Durante nossos testes, observamos diversos bugs, como alertas de um sensor de presença (não adquirido) ou ainda imagens captadas pela Smart Câmera, também não adquirida.

E isso não aconteceu apenas em uma oportunidade. Uma delas gerou alarmes constantes, e não restou outra alternativa a não ser desabilitar o aplicativo nas notificações no celular.


Contudo, o app tem funções bastante positivas, como automação, criação de cenas e um timer, que permite programar ligar ou desligar a lâmpada automaticamente em um determinado período. Essa função, uma vez ajustada, não requer abrir o app para que a lâmpada acenda.

Outra característica interessante da lâmpada é o suporte a comandos de voz. Com um pareamento simples de realizar, é possível utilizá-la com o Google Home e, se o usuário tiver um Google Home Mini ou um Google Nest - o gadget suporta também Alexa - pode controlar com comandos de voz. Para isso, é necessário renomear para um nome simples, para que a assistente de voz a reconheça. Nos nossos testes, ligar e desligar a lâmpada por voz foi simples.

Além de ligar e desligar, é possível ainda mudar as cores pelo Google Home, o que permite ter uma independência do app nativo da marca. O único porém é que demora algum tempo para encontrar a cor branca igual à do app da Positivo.

Conclusão

Se a ideia da Positivo era popularizar dispositivos conectados, tendo a iluminação como porta de entrada, a Smart Lâmpada Wi-Fi cumpre seu papel. A luz tem bom nível de brilho e funciona bem em ambientes como sala, escritório e até mesmo em uma sala de jantar, quando a intenção for criar um ambiente com iluminação diferente para a refeição.

O ponto negativo realmente fica por conta dos constantes bugs no app da Positivo, o que estraga a boa experiência de uso, mas isso pode ser corrigido utilizando o Google Home. A lâmpada poderia ter brilho e intensidades mais fortes em cores diferentes do branco, o que daria mais condições de uso.

Com preço sugerido de R$ 99, o gadget da Positivo é bem mais barato que algumas de suas rivais, o que a coloca num patamar competitivo. Pelo preço, ela realiza as principais funções de ligar e desligar pelo app e controle de voz, com boa compatibilidade a dispositivos Google e Amazon.


15

Comentários

Positivo Smart Lâmpada Wi-Fi funciona bem, mas app atrapalha experiência | Análise / Review

Galaxy A20s vs A21s: vale trocar ou ir direto no mais novo? | Comparativo

Galaxy M31 vs LG K61: qual o melhor celular intermediário barato? | Comparativo

Galaxy M31 vs A51: você tem certeza que deve levar o celular mais novo? | Comparativo

Galaxy M31 vs Moto G8 Power: buscando o melhor intermediário de 2020 | Comparativo