LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

FastShare: "AirDrop" do Android vaza em novas imagens aposentando uso do Bluetooth

21 de novembro de 2019 18

O Google aposentou o Android Beam com a chegada do Android 10. A solução era defasada e demorava a transferir arquivos já que usava o protocolo Bluetooth.

Porém, a empresa não desistiu de contar com uma ferramenta de transferência rápida no seu SO para rivalizar com o AirDrop da Apple: o FastShare está sendo desenvolvido há algum tempo, e trocará o antigo protocolo por uma combinação do NFC com Wi-Fi.

Funciona assim: o recurso de NFC de um celular será combinado com as redes locais para a identificação de outros dispositivos próximos. Quando isso acontecer, um arquivo poderá ser enviado por uma conexão Wi-Fi aparelho-aparelho. Nisso, os usuários deverão ganhar tempo com um tempo bem menor de busca de um smartphone próximo, e também nas taxas de transferência de dados.


Ao que tudo indica, a ferramenta já está bem polida: o Android Central divulgou algumas imagens do serviço em ação. Ele, porém, não está sendo distribuído em nenhuma versão do SO, seja beta ou não, e como alguns colocaram as mãos nisso é uma grande incógnita.

O FastShare funciona através do Google Play Services, que é a "raiz" da Play Store e está nas entranhas de todo smartphone com o SO do Google. A boa notícia é que graças a isso a liberação será feita pela própria companhia, independentemente da boa vontade das fabricantes com atualizações de sistema.

Vale lembrar, atualmente é comum que na necessidade do envio de arquivos a alguém, mesmo que próximo fisicamente, utilizemos o WhatsApp, Telegram, e-mail ou outros. A única desvantagem desses métodos é o consumo de internet, que em termos de dados móveis podem ser preciosos.

E você, o que acha do FastShare como o conhecemos até agora? Conte para a gente nos comentários!


18

Comentários

FastShare: "AirDrop" do Android vaza em novas imagens aposentando uso do Bluetooth

OnePlus 6 e Redmi Note 5 entram na lista dos 15 aparelhos mais radioativos

Huawei no Brasil fará diferença? Positivo fecha trimestre no vermelho

Samsung Galaxy J7 Pro ou Motorola Moto G5S Plus? Comparativo TudoCelular ajuda a escolher

Ranking TudoCelular: gráficos com todos os testes de desempenho e autonomia até novembro de 2019