LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Detetive TudoCelular: hackers criam quase 2 mil perfis falsos para enganar na Black Friday 2019

28 de novembro de 2019 0

O período de Black Friday exige cuidados por parte dos consumidores. Tanto em relação ao acompanhamento de preços quanto para evitar qualquer tipo de enganação ou roubo de dados e de dinheiro.

O laboratório de segurança da PSafe já detectou 1.600 perfis falsos de hackers, os quais criam páginas enganosas para enganar os consumidores. Depois de mostrar golpes mais comuns neste período, a coluna Detetive TudoCelular explica melhor este novo caso a seguir:

Uso de marcas famosas

Para atrair os consumidores, os cibercriminosos acabam por utilizar nomes de marcas conhecidas pelo público, para divulgar as páginas falsas nas redes sociais. Mesmo quando são denunciadas e deletadas pelas plataformas online, outras aparecem na sequência.

A intenção dos golpistas seria roubar dois tipos de informações sensíveis: dados pessoais dos usuários ou cartões de crédito. Segundo o diretor da PSafe, Emilio Simoni, os hackers fazem isso, além de interceptar o dinheiro das vítimas.

“Além de receber o dinheiro das vítimas em suas contas, os hackers também roubam dados financeiros e pessoais dos usuários no momento da compra. A clonagem de cartão de crédito, por exemplo, é um dos crimes mais comuns. E ainda há o roubo de identidade, em que eles se passam pela vítima para disseminar outros golpes entre seus contatos ou solicitar empréstimos em seu nome.”


Emilio Simoni

Diretor da PSafe

Como identificar o golpe?

Vários indícios podem sinalizar que é um golpe presente nas redes sociais. Uma delas é a presença de erros gramaticais e ortográficos nas supostas propagandas. Outro ponto consiste em identificar a URL do site antes de clicar nele, para não acessar links maliciosos.

Caso você tenha chegado a acessar a página do site, é importante se atentar para detalhes, como a presença do protocolo HTTPS no endereço do site e a forma de pagamento. Isso porque é comum que hackers solicitem, por exemplo, transferência em conta na hora da compra. Opções de boleto também são perigosas nesse sentido, pois é irreversível.

TudoCelular te ajuda a fugir de golpes

Vale lembrar que o TudoCelular está empenhado a levar a você todas as melhores e mais confiáveis ofertas nesta Black Friday 2019. O site conta com os gráficos de preços, para saber se a oferta realmente vale a pena.

Você também pode acompanhar o nosso live-blogging para saber em tempo real os principais produtos com reduções de valores, tanto nos smartphones quanto no segmento de eletrônicos, sem risco de passar apuros na hora de comprar o produto desejado.


Você já se deparou com algum perfil falso nesta Black Friday 2019? Relate para a gente no espaço abaixo.


0

Comentários

Detetive TudoCelular: hackers criam quase 2 mil perfis falsos para enganar na Black Friday 2019

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas