LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Qualcomm Snapdragon 865: jogos nível PC, fotos de 200MP e tudo que pode vir no Xiaomi Mi 10

06 de dezembro de 2019 134

A Qualcomm realizou mais uma vez no Hawaii o Snapdragon Summit, evento anual onde apresenta ao mundo suas inovações que chegarão ao mercado no ano seguinte.

Como sempre, entre as novidades temos a plataforma que será o coração e o cérebro de praticamente todos os smartphones Android top de linha do próximo ano, e o Snapdragon 865 veio cheio de funções que certamente vão encher os olhos dos consumidores.

Tivemos o lançamento também do Snapdragon 765 e de sua variante gamer, 765G, que chegam com características até então exclusivas do nicho mais caro da Qualcomm, reforçando a preocupação da empresa em levar os benefícios para o maior número de pessoas.

Quer conhecer um pouco mais sobre os novos chips que reforçarão os smartphones de 2020? Então é só rolar a página!

Snapdragon 865

Começando pela grande estrela do Snapdragon Summit 2019, o Snapdragon 865 vem com 5G embarcado, o que significa que todos os celulares top de linha lançados no próximo ano com ele poderão usar a quinta geração da rede móvel. Por ser compatível também com as gerações anteriores, não é difícil imaginar que teremos muitos modelos “capados” em vários mercados, incluindo o Brasil.

Os grandes benefícios do 5G vão muito além da velocidade absurda de download que passa dos 7Gbps, sendo essencial para processamento em nuvem, realidade virtual e aumentada em transmissões ao vivo e muito mais.

Como era de se esperar, o novo chip também é mais potente que a geração passada, sendo prometido um aumento de 25% na performance da CPU e 20% da GPU, com economia de até 35% de energia. Ou seja, se esse ano vimos celulares top de linha potentes e com bateria para até dois dias, isso deve melhorar ainda mais.

Em câmeras os avanços incluem gravação de vídeos em 8K a 30fps, 4K a incríveis 120fps e até mesmo compatível com a tecnologia Dolby Vision, algo inédito em dispositivos móveis.

Se seu negócio é fotos, o Snapdragon 865 aceita câmeras de até 200MP. Sim, 200 megapixels, e a Qualcomm diz que teremos isso de fato no mercado em 2020. Será possível ainda tirar 30 fotos de 64MP em sequência em 1 segundo, o que deve ser especialmente útil em eventos esportivos.

Na parte de Inteligência Artificial a Qualcomm aumentou sua capacidade de processamento para mais que o dobro do Snapdragon 855. Isso vai ajudar em aplicações que usam redes neurais, como de reconhecimento facial, inteligência artificial em câmeras e muito mais.

Já se você é do tipo que joga muito no smartphone, é bom saber que com o Snapdragon 865 você poderá ter um celular gamer com tela Quad HD de 144Hz, levando uma verdadeira experiência de console para a sua mão. Será que vem um ROG Phone 3 com tela assim?

Podemos até não ter certeza disso, mas graças à participação da Xiaomi no evento já foi revelado que muito em breve o Mi 10 chegará ao mercado com a nova plataforma principal da Qualcomm.

Snapdragon 765 e 765G

A linha intermediária da Qualcomm também recebeu atenção, e muita atenção. Temos os primeiros chips da categoria compatíveis com 5G, assim como acontece com a plataforma mais potente. Claro, o modem aqui é um pouco mais modesto, com limite de download de 3,7Gbps por segundo, mas ainda é uma ótima opção para levar o 5G a um número maior de pessoas.

O Snapdragon 765 traz incremento de 20% no desempenho em relação ao Snapdragon 735, e de acordo com a Qualcomm as melhorias feitas em Inteligencia Artificial o tornam ainda mais eficiente, o que caso confirmado será ótimo para passar algumas horas jogando longe da tomada.

Em câmeras a grande novidade é a gravação de vídeos em 4K HDR10+, o que deve ajudar a trazer intermediários com câmeras ainda melhores para criação de conteúdo. E fecham o pacote um processo de fabricação mais moderno, em 7nm, e a compatibilidade com 12 GB de RAM LPDDR4, garantindo intermediários gamer ainda mais poderosos.

Assim como com o Snapdragon 735, o Snapdragon 765 também ganhou uma variante gamer, que de acordo com a Qualcomm tem desempenho 10% superior em GPU e também evoluções para processamento de Inteligência Artificial, buscando tornar a performance em jogos e outras aplicações gráficas ainda melhor.

Parceiras interessadas

Desde o primeiro dia de evento da Qualcomm já tivemos algumas fabricantes demonstrando interesse em usar os novos Snapdragon 865, 765 e 765G no próximo ano. Além da Xiaomi que chegou a subir no palco do Snapdragon Summit, confirmando o Mi 10 para o início de 2020, vimos também Meizu, Oppo e até Motorola interessados no chip mais potente.

A Motorola também irá lançar modelos com o Snapdragon 765, enquanto a Nokia pretende focar justamente nessa categoria para levar o 5G aos seus intermediários.

Agora é partir para os testes com os novos chips para que possamos ter uma ideia melhor sobre o que eles conseguem entregar no dia a dia. No caso do Snapdragon 865 vimos um avanço considerável especialmente em desempenho gráfico, Inteligencia Artificial e câmeras, enquanto os intermediários 765 e 765G focaram em ganhar compatibilidade com 5G, além de incrementos mais discretos em desempenho e Inteligencia Artificial, e um processo de fabricação mais moderno.


134

Comentários

Qualcomm Snapdragon 865: jogos nível PC, fotos de 200MP e tudo que pode vir no Xiaomi Mi 10
  • Quer jogos para rodar nos gráficos máximos que dêem sentido ao SDM 865? Aqui vai só alguns exemplos:

    Traha online - 5GB
    Fortnite Mobile - 2GB
    Honkai Impact 3rd - 6GB
    Black Desert Online - 5GB
    Genshi Impact - 3GB+
    Ocean Horn 2 - 2GB
    Sky: Children of light - 1.5GB
    TERA Mobile 3GB+
    Perfect World Mobile 2GB+
    Injustice 2 - 2GB
    Asphalt 9 - 2GB
    ARK Survival
    Call of Duty Mobile - 1GB
    Pascals Wager - 2GB
    Blade and Soul: Revolution - 2GB

    Existem muitos outros jogos que vão de 5GB a 8GB oque exige uma velocidade de conexão alta! E o SDM 865 trás velocidades superiores a 1000Mbs de download.
    As memórias Ram que acompanham esse monstro são Lddr4 ou superior se já houver e a velocidade de acesso a ROM é super veloz, um conjunto de Processador, chip gráfico, ram e ROM ultravelozes com o mínimo de consumo de energia dentro do possível.
    Pega um Intel i3, i5 ou i7 inferior a 4°Gen ou aqueles amd Radeon pereba e bota as GPUs integradas deles pra rodar esses jogos no ultra com emuladores de Android. Já existem jogos mobile enormes com gráficos a nível de PC porque são bem otimizados. Vejo muita gente comparando o poder de fogo de um smartphone com o de um PC usando placa de vídeo e Isso é ridículo pq o smartphone depende só do processador dele sem ajuda de peças externas pra rodar jogos.
    Só processadores Intel de 4° Geração e superiores superam com facilidade o snapdragon 865. E com o avanço de jogos via streaming as pessoas vão jogar games de nível GTX 1080ti sem problemas.

    • Logo vai ter 5g+ kkkkkkk

        • "Jogos nível PC". %uD83E%uDD23

            • Resumo do textão:
              Pra quem sempre dirige carro popular atende a necessidade, como comprar uma Ferrari 488 ultima geração e não saber aproveitar o que se oferece.

                • Calma que a Motorola está só a espreita para dar a cartada...

                  • Xiaomi sendo Xiaomi.... pronto!!

                      • Graças a Deus meu uso de celular é ridiculamente básico. Então, um celular de menos de mil reais me serve muito bem.

                          • Reportagem excelente! Estão de parabéns!!!

                              • Não tem jogos nem para aproveitar a potência do sd845, quem dirá do sd865. GRID roda liso no sd845 e até no sd835.

                                  • Ultimamente PC recebe muitos jogos com 3 anos de atraso, então nem duvido.

                                    • Se vc corta a imagem, não muda a resolução, apenas a quantidade de pixels. A menos q o seu software faça algum outro processo. A resolução diz respeito à capacidade de discernimento de detalhes, por isso usamos medidas como "pixels por polegada" e "pares de linha por polegada" e essas medidas não mudarão ao cortar a imagem.

                                        • O cara coloca "jogos nível PC", no título e galera já fica puto da vida kk.
                                          Vários jogos saem para PCs todos os anos, e um jogo nível PC não precisa ser tecnicamente um jogo com gráficos incríveis, pode ser simplesmente um jogo com bons gráficos, história boa e trilha sonora boa. Já lê o título pensando em gráficos, pensado em algo que o editor nem se quer mencionou e depois fica aí puto da vida kkk.

                                            • Né! Kkkkkkkkkk aí vai ver é um pouco melhor que Snapdragon 855 e abaixo do iPhone. ( Tenho um Zenfone 6 e um iPhone XS Max! advinha quem tem uma qualidade gráfica melhor e é até mais rápido e fluido!?
                                              ( Mas eu adoro os dois sistemas , no geral os dois tem a mesma rapidez, gosto do iPhone pois tenho desde o primeiro ( comprado em 2008) até XS Max 128 GB comprado por uma pechincha em 2018 em Orlando) está para nascer uma tela superior ao do iPhone XS Max! Até hoje após um ano e meio com ele, eu me impressiono com a qualidade OLED. Valeu

                                                • Você não pode comparar um 855 de um Zenfone com um 855 de um Mi 9, por exemplo. O software faz toda a diferença nesse processo e nessa questão e Apple leva a vantagem (simplesmente porque fabrica tudo, desde o hardware ao software). Mas se quer comparar com um iPhone em desempenho, pega um aparelho de gente grande, não Asus.

                                                    • Android é Android, Snapdragon 855 é o mesmo em todos os outros! A adreno 630 também. O Zenfone 6 era top, aliás ainda é! Agora estou com um P30 PRO, devido as câmeras e ip68 , vendi o Asus Zenfone 6 e comprei o P30 PRO por 3,299 a vista em uma promoção relâmpago! Estou adorando o P30 PRO, creio que não irei trocá-lo tão cedo, talvez após a garantia de 2 anos ... Eu não gosto da Xiaomi! Das marcas Made in China, prefiro os top da Huawei.

                                                  • Kkk, é uma piada, né?! SD820 não consegue rodar os jogos mais atuais no mínimo ou médio sem fritar um ovo, imagina tentar rodar algo no máximo. Já deu para o SD820, jogos que lançaram em 2017 pra cá não já não rodam mais no máximo nesse processador.

                                                      • Concordo contigo cara. O sd820 é um forno que está dentro do inferno. Qualquer simples tarefa ele esquenta demais e no caso de jogos, é um sofrimento. Pubg só tá disponível 2 opções gráficas mais baixa, COD tá disponível somneta a opção gráfica " alta". Tenho um aparelho com sd820 e nem jogo nele pq esquenta demais e trava com tudo. Estou escrevendo aqui e tá levando um tempo para aparecer as letras pq tá quente rsrsrsrs

                                                          • Resumo: você provavelmente nunca usou um SD820

                                                            • Já vou avisando, aqui vai um textão super longo, se não tiver paciência nem comece a ler.

                                                              Sobre o SDM865 ser 5G, bem, não faz mais que sua obrigação, já que a geração passada (passada?), ou seja, no 855+ era facultativo o 5G, que inclusive, na realidade brasileira, veremos as empresas cobrar horrores por franquias ridículas. Não me admirarei se as verem cobrando R$99 por 2GB de fraquia na "ultra-rápida conexão 5g", e slogans parecidos. No sétimo parágrafo a mudança é bem mais subjetiva que realística. Uma pessoa que compra um aparelho sem saber que esse SoC é x% mais eficiente e x% mais rápido que a geração anterior não percebe isso até que lhe seja dito.

                                                              No oitavo parágrafo a babação de ovo continua. O recurso de 4K@120fps está disponível desde 2017 com o lançamento do Galaxy S8 na versão do Exynos 8895, e o recurso de 8K@30fps está disponível no Galaxy S10 na versão do Exynos 9820. Vamos ser sinceros? A Qualcomm chegou atrasada nessa história, e o pior é que vai ganhar prestígio do usuário leigo que não sabe que esses recursos já estavam disponíveis por outra fabricante... Mas pelo menos chegou. Pior é o Mediatek e o Kirin, se não me falhe a memória, parece que não saíram do 4K@30fps e o Iphone nem chegou nos 8K ainda... Que vergonha alheia hein? Ainda bem que temos o codec HEVC para comprimir essas altíssimas resoluções num espaço BEM menor que o AVC, e aí você pergunta, qual é a razão para uma resolução tão alta? De fato, se seu objetivo é apenas gravar o momento do aninversário do seu filho pra colocar na tv, ou qualquer outra coisa banal, esqueça. Uma filmgaem em 1080P@60FPS está de bom tamanho para usuários normais.

                                                              Eu, por exemplo, tenho uma necessidade bem específica: eu preciso fazer filmagens numa resolução quadrada a 60FPS, como o kernel do Android só disponibiliza as resoluções no formato 16:9 ou 18:9 ou 18,5:9, eu preciso filmar na resolução mais alta dosponível pelo chipset do meu celular, e então cortar na resolução que eu quero, por isso, para mim, quanto maior a resolução melhor, pois o crop feito gera um enquadramento com utilização menor do zoom, e quanto menor o zoom, mais nítida a imagem final. Além do zoom, pelo fato do corte da imagem, eu vou gerar um vádro com resolução menor que aquela original, então por exemplo, se eu quiser fazer um corte quadrado numa filmagem a 8K, eu terei no máximo uma resolução de 4320x4320, sendo que por esse motivo também, quanto maior a resolução disponível para a gravação, melhor.

                                                              Não vou me atrever a comentar sobre a tecnologia Dolby Vision, mas deve ser tal como é o HDR para vídeo, não sei

                                                              Câmeras com 200MP? Para usuários normais com toda certeza será inútil. Veremos fotos com tamanho imenso, que não ficará nada viável para o compartilhamento em redes sociais. Como eu falei anteriormente, por ser que alguém faça bom uso pessoal dessa tecnologia, como por exemplo, não exergar o que está dizendo algum banner com algum texto, e aí o cidadão pega o celular, tira uma foto e amplia, e outros casos semelhantes, mas para a massa ignorante só vai gerar dúvidas e dor de cabeça. Uma coisa interessante nesse caso será o HEIF, um formato de compressão de alta eficiência. Ele estará para fotos assim como o HEVC está para vídeos, e além disso ele possibilitará a criação de imagens com um fundo de transparência no próprio arquivo, além de outras coisas, mas o ISP do SoC precisar ter essa função, no Android 9.

                                                              Esse editor de texto do fórum do tudocelular não permite parágrafos? Aff...

                                                              Não me interessa a parte dos SoCs intermediários, por isso não li

                                                                • Bom, amigos, meu comentário não está totalmente correto, é necessário esclarecer algumas coisas.

                                                                  O fato é que para uma câmera ser capaz de gravar em Full HD, precisa ter no mínimo 2,1MP, e para gravar em 4K, pelo menos 8,3MP de resolução. Para gravar em 8K é necessário que a câmera tenha, no mínimo, 33,2, sendo assim, IMPOSSÍVEL O S10 GRAVAR EM 8K, como eu havia dito anteriormente, embora o Exynos 9820 seja capaz. É importante lembrar que a Samsung vende o Exynos para outras fabricantes, como a Meizu, Motorola e Lenovo, segundo link abaixo, e essas outras fabricantes podem usar esse Exynos num aparelho que tem aquela câmera de 48MP, por exemplo, que já está no mercado a um bom tempo, assim, esse smartphone poderia gravar em 8K, e isso justificaria a presença desse recurso nesse SoC.

                                                                  Outra coisa, agora sou capaz de entender qual foi a jogada da Qualcomm em lançar um Snapdragon compatível com o 8K "só agora", mesmo estando atrasada 1 ano em relação ao Exynos 9820 do S10. A Qualcomm esperou um momento bem apropriado para lançar esse recurso, pois apenas em 2018/2019 foi disponibilizado um sensor com tal resolução. Então a lógica é que a empresa esperou esses sensores com altíssimas resoluções se popularizarem para então incluir esse recurso nos Snapdragon 865, já que não faz sentido lançar esse recurso antes desse momento.

                                                                  Sobre o HEIF, parece que o S9 já tem esse recurso (o S10 tem, tenho certeza pois vi vídeos na web ensinando como ativar e desativar essa função) mas o não sei se o S9 precisa receber o android 10 para ter a função, ou uma atualização do aplicativo da câmera, não sei...

                                                                  https://www.samsung.com/semiconducto...se/smartphone/

                                                                    • Só vomitou bosta kkkk

                                                                        • Só queria dizer que li e entendi o seu ponto de vista.

                                                                            • Eu só quero que saber onde o galaxy S10 filma em 8K que eu não sei pois o meu é no Max 4K@60fps pode elucidar essa afirmação por obséquio?

                                                                              • Caraca hein, seu comentário tá maior do que o texto da matéria toda :V

                                                                                  • O que matou na teu texto foi esse "Aff"

                                                                                      • Sim, o seu texto é completamente baseado na opinião de alguém que entenda do assunto. Bem que vc avisou que faria mais de 10 linhas kkk.

                                                                                        • Kkkkk.... Se tú quer humor, veio na seção correta! Essa é a página!

                                                                                            • Se um celular está assim tão potente imagina um PC nós dias atuais.

                                                                                                • Kkkkkk.. Até para apple, com o desenvolvimento de jogos exclusivos, é difícil que dirá para Android..

                                                                                                    • kkkkkkkkkk nivel pc

                                                                                                      • Esse escritor gosta de exagerar, jogos no Nivel de PC só se for da 7ª geração de consoles.

                                                                                                        • O problema é que os devs não estão aproveitando isso, eu sai do iPhone para o Android e tenho que dizerque tive que voltar para o iPhone por causa dos Apps.

                                                                                                          • Esqueceu de citar sobre o Google: Snapdragon a partir de 865 possibilitará o arquivamento de documentos digitais no próprio smartphone, pois permitirá uma nova API.

                                                                                                            • Se lançar um Cel com conjunto de câmeras igual do mi note 10, e com snap 865, deve ficar top demais... Ainda mais com uma boa bateria

                                                                                                                • Não duvido desses cara nunca, depois do wi-fi não duvido mais de nada.

                                                                                                                    • Jogos PC nunca nem milhões de anos jogos de celular e PC são coisas diferentes

                                                                                                                        • Que desperdício usar esse Snapdragon num smartphone com Android. Poderiam utilizar esse processador num notebook híbrido ou tablet com Windows 10 para tirar proveito de todo seu poder de fogo.

                                                                                                                          • Chupe minha jiromba!

                                                                                                                            • No aguardo s11 com Snapdragon no Brasil

                                                                                                                              • Sim realmente existem alguns Smarts melhores que alguns Pcs comuns, mas dizer que um Smart vai competir com um PC Gamer ai e forçar demais.

                                                                                                                                • Mentira das grandes dizer que tem poder de fogo a nível de PC, no dia que um soc tiver o mesmo poder de uma rtx 2080ti vai demorar anos....

                                                                                                                                  • Deve rodar todos os jogos no máximo, mas não aguenta um comentário de 10 linhas desse site

                                                                                                                                    • Aí você tem um super processador desse, vai e abre a play store, e tcharam! Só joguinho casual de puzzle, endless run e afins.
                                                                                                                                      Os jogos não estão acompanhando o poder de fogo dos professores.

                                                                                                                                      Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                                                                                                                                      Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                                                                                                                                      Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                                                                                                                                      Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas