LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Mi 9 Lite vs Mi 9T vs Mi 9 SE: dos baratinhos, qual você deve levar? | Comparativo

07 de dezembro de 2019 29

Quando a Xiaomi lançou o Mi 9, todo mundo já sabia que viria uma versão mais simples e humilde do topo de linha chinês para agradar mais variantes de bolsos. Mas a querida dos importadores foi além, e lançou três variantes mais simples.

Parece confuso? Sim, é um pouco, ainda mais porque eles podem ser encontrados por preços muito similares, e têm nomes muito parecidos. Por que a Xiaomi faz isso? Eu poderia dizer que é para torturar os analistas, mas é para atingir todos os tipos de bolsos.

Por isso, para ver qual é o que se encaixa no seu orçamento e nos seus desejos, preparamos esse comparativo triplo para você, aqui no TudoCelular

Índice do comparativo

Design

Xiaomi Mi 9T

Xiaomi Mi 9 SE

Xiaomi Mi 9 Lite

Todos esses smartphones da Xiaomi são muito parecidos, uma vez que são da mesma empresa e têm como objetivo atraírem o público que gostou do Mi 9 com um preço menor. Ainda assim, alguns detalhes os diferenciam.

Em qualidade de corpo, todos eles apresentam vidro na traseira e corpo em metal, fugindo do plástico. E todos usam Gorila Glass 5 na proteção frontal. No slot, o Mi 9 Lite poderia perder pontos por dividir o espaço do SIM 2 com o microSD, mas como ele é o único que permite essa expansão, acaba sendo uma vantagem. Os outros dois são dual SIM também.

Como é comum para essa faixa de preço, nenhum dos Mi 9 mais simples conta com proteção contra água ou poeira. Porém, nem o topo de linha que os inspiram traz essa função

74.3 x 156.7 x 8.8 mm
6.39 polegadas - 2340x1080 px
70.5 x 147.5 x 7.45 mm
5.97 polegadas - 2340x1080 px
74.5 x 156.8 x 8.67 mm
6.39 polegadas - 2340x1080 px
Ir para página de comparação

Para a apresentação da câmera frontal, quem desponta é o Mi 9T, que traz a solução da câmera pop-up para deixar a tela totalmente livre de interferências. Os outros dois trazem o notch em gota no topo da tela.

E se os três celulares contam com biometria abaixo da tela, o pior deles é o Mi 9 SE, que apresentou lentidão no reconhecimento das digitais. O Mi 9 Lite ficou na média e o Mi 9T chegou a ser mais rápido que o flagship da Xiaomi em alguns casos.

Todos contam com conexão USB-C, e na hora de ver quem é mais leve e mais fino, o destaque ficaria para o Mi 9 SE, mas ele também apresenta tela menor. E tanto o Mi 9T quanto o Mi 9 Lite, que são similares, têm a câmera pouco saltada, mas o modelo Lite consegue ser mais leve.

Na caixa, o Mi 9T traz uma capinha rígida transparente, enquanto que o Mi 9 SE vem com uma de silicone e o Mi 9 Lite também, só que em silicone escurecido.

No fim, há um empate entre dois deles, Mi 9T e Mi 9 Lite.

Melhor construção Nenhum
Slot é hibrido ou não? Mi 9 Lite
Possui alguma resistência? Nenhum
Melhor solução do notch Mi 9T
Melhor solução da biometria Mi 9T
Qual é mais leve e mais fino? Mi 9 Lite
Melhor tipo de conexão Nenhum

Multimídia e recursos

Tela


Para essa categoria, você precisa escolher entre as telas de 6.39 polegadas do Mi 9T e Lite ou uma um pouco menor do Mi 9 SE, com 5.97. Dito isto, é preciso saber que todas são FullHD+, mas a densidade de ppi é maior no SE, por ter esse display menor.

A melhor proporção entre tela e corpo fica com o Mi 9T, que não possui notch, e este leva também a melhor qualidade, pois não deve em nada para o Mi 9. O Mi 9 Lite também se sai bem, e quem fica na lanterna é o Mi 9 SE, mesmo sendo Super AMOLED como os outros.

Ponto para o Mi 9T.

Melhor tecnologia de tela Nenhum
Melhor resolução de tela Mi 9 SE
Melhor proporção tela/corpo Mi 9T
Tela de Hz elevado? Nenhum
Qualidade geral da tela Mi 9T

Som


No som, temos mais uma vez um ranking parecido. Enquanto o Mi 9T traz um bom som externo, o Mi 9 SE decepciona um pouco e o modelo Lite consegue ser inferior ao SE. No caso dos fones, o Mi 9T até tem um bom volume, mas tem diferença entre os canais e pode não ser uma boa para audiófilos.

Nenhum deles é estéreo, e o MI 9 SE é o único celular do comparativo que não traz conexão P2, embora envie um adaptador para o USB-C na caixa. O Mi 9T tem áudio de 24-bit/192kHz e todos eles possuem AptX para som Bluetooth de melhor qualidade.

O ponto aqui fica com o Mi 9T.

Som é estéreo? Nenhum
Quantas saídas de som tem? Nenhum
Possui entrada P2? Mi 9T/Mi 9 Lite
Possui protocolos de alta qualidade e ajustes para Bluetooth e fio? Todos
Vem fones de ouvido na caixa? Nenhum
Qualidade geral de som Mi 9T

Recursos


Não há muito o que falar sobre o sistema, uma vez que os três celulares são da Xiaomi e por isso trazem a MIUI embarcada. A versão é a MIUI 10, mas dessa vez quem sai na frente é o Mi 9 SE, finalmente, por estar recebendo a MIUI 11 já com o Android 10.

O Mi 9T também está recebendo a versão 11 da interface, mas ainda baseada no Android 9 Pie, o mesmo que o Mi 9 Lite, lançado mais recentemente que os outros mas que ainda está na MIUI 10, com a versão 11 chegando em breve. Os que não receberam o Android 10 ainda devem ser contemplados, mas não há qualquer previsão para isso.

Todos eles oferecem biometria abaixo da tela e também desbloqueio facial, e na MIUI há vários recursos interessantes para os que apreciam personalizar bastante o uso do smartphone.

Nas conexões principais que ainda não citamos eles são bem parecidos, e as pequenas diferenças ficam para o Mi 9T não contar com o infravermelho tão querido pelos usuários da Xiaomi, e o Mi 9 SE não trazer rádio FM.

Aos trancos e barrancos, o Mi 9 SE e o Mi 9 Lite ganham um ponto cada aqui.

Quantas soluções de biometria oferece? Todos
Sistema bem atualizado? Mi 9 SE
Sistema será atualizado futuramente? Todos
Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos? Todos
Faltam conexões? Sobram? Mi 9 Lite

Desempenho

Nesse quesito temos processadores para todos os gostos. Começando pelo Mi 9T, que vem com Snapdragon 730 e 6 GB de RAM, com variações de armazenamento de 64 GB e 128 GB. Em nossos testes, como esperado, ele é o que se sai melhor em velocidade.

O Mi 9 SE segue com o Snapdragon 712 e as mesmas versões de RAM e armazenamento do Mi 9T, sendo o mesmo para o Mi 9 Lite, que traz o Snapdragon 710. Nossos testes de abertura mostram que o Mi 9T é o mais rápido, mas tem um gerenciamento de RAM pior do que o dos concorrentes aqui.

O Mi 9 SE é o que menos traz diferença entre as voltas que testamos, , sendo mais equilibrado, mesmo que o Mi 9 Lite seja ainda um pouco mais rápido no geral. Para jogos, todos devem se sair bem.

No final, pelo processador mais recente e mais velocidade, quem leva o ponto é o Mi 9T.

Quem se sai melhor no teste de abertura? Mi 9T
Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes? Todos
Quem tem melhores números de benchmark? Mi 9T
Qual o processador mais atualizado? Mi 9T
Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador? Mi 9 SE
Qual tem mais armazenamento? Mi 9 Lite

Bateria

Aqui, temos uma bateria muito menor para o Mi 9 SE, uma vez que ele também é menor e mais leve, com 3.070 mAh, seguido dos 4.030 mAh do Mi 9 Lite e 4.000 do Mi 9T. Ainda assim, como você pode ver nos gráficos, o Mi 9T foi o que se saiu melhor no teste de duração total do TudoCelular.

Esses resultados se devem ao processador mais novo do Mi 9T, mas no geral todos eles aguentam bem um dia de uso. O Mi 9 SE vai recarregar mais rapidamente por ter bateria menor, mas proporcionalmente quem recarrega mais rápido de acordo com a carga é também o Mi 9T.

Todos eles trazem carregador rápido de 18W na caixa, mas nenhum deles conta com tecnologia de carregamento sem fio.

O ponto é do Mi 9T pelo conjunto geral.

Qual tem mais bateria? Mi 9 Lite
Qual recarrega mais rápido? Mi 9T
Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC? Mi 9T
Tem carregamento sem fio? Nenhum

Câmera

Inegavelmente, o melhor conjunto de câmera aqui é o do Mi 9T. Todos possuem conjunto de câmera tripla, com uma wide de 48 megapixels e uma ultrawide, mas o Mi 9 Lite traz na última delas um sensor de profundidade ao invés da telefoto dos outros dois.

O sensor do Mi 9T não é o mesmo de 48 megapixels do Mi 9, mas foi o que entregou imagens mais equilibradas, ainda mais quando usado o HDR. O Mi 9 Lite também se sai bem, com o Mi 9 SE decepcionando e se aproximando mais da linha Redmi.

Na telefoto o sensor de 8 megapixels do Mi 9T se sai melhor do que o mesmo do Mi 9 SE por ter um zoom óptico de 2x, aumentando a qualidade dos detalhes. A ultra wide de ambos é interessante também, mas por ter abertura menor, ficam mais escuras. No caso do Mi 9 Lite, o sensor é de 2 megapixels e de profundidade para retratos.

No modo noturno, quem se sai melhor é o Mi 9 Lite, que conseguiu entregar as fotos mais equilibradas entre iluminação e ruídos, muito presentes nos outros dois aparelhos.

Mas não tem jeito, o ponto é claramente do Mi 9T.

Melhor conjunto de câmera traseira Mi 9T
Melhor DxO Mark, se tiver Nenhum
Cores mais equilibradas Mi 9T
Melhores fotos noturnas Mi 9 Lite
Melhores fotos externas Mi 9T
Melhores fotos internas Mi 9T

Fotos tiradas com o Xiaomi Mi 9T

Em vídeo, todos eles apresentam as mesmas funções, gravando em 4K a 30 fps e em câmera lenta de 960 fps em HD. Outro ponto em comum é a estabilização eletrônica, assim como a ausência de uma ótica.
Na qualidade geral, como você já deveria esperar, é o Mi 9T que se sai melhor, oferecendo até mais do que a categoria pede. O Mi 9 Lite fica no que se espera dele, e o Mi 9 SE pode ter foco muito lento em algumas ocasiões. A captura de áudio não é muito boa em nenhum dos aparelhos.

No resumo, o ponto fica com o Mi 9T.

Possui estabilização ótica? Nenhum
Possui estabilização eletrônica? Mi 9 SE / Mi 9T
Grava em 4k a 60fps? Nenhum
Melhor em vídeo Mi 9T

Fotos tiradas com o Xiaomi Mi 9 SE

Nas selfies, sem discussão, o melhor também é o Mi 9 Lite, com sensor de 32 megapixels que se sobressai em relação a outros intermediários da marca. Já o Mi 9T é legal pela sua câmera pop-up cujo mecanismo a Xiaomi diz durar mais de 300 mil aberturas, e o sensor de 20 megapixels traz bons detalhes.

O Mi 9 SE também conta com sensor de 20 megapixels, mas não consegue performar tão bem nas capturas quanto os outros.

O ponto é do Mi 9 Lite.

Melhor conjunto de câmera frontal Mi 9 Lite
Câmera frontal grava em 4k? Nenhuma
Melhor selfie Mi 9 Lite

Fotos tiradas com o Xiaomi Mi 9 Lite

Preço

Com preço mínimo atual que vai de 1.500 a 1.650 reais, eles acabam praticamente custando a mesma coisa, dependendo de promoções e aumentos esporádicos. Nos preços de lançamento europeus, ou seja, da versão global, os melhores preços foram os do Mi 9T, seguidos pelo Mi 9 Lite e Mi 9 SE.

O melhor custo benefício fica com o Mi 9 Lite, pois se considerarmos os preços médios oferecidos pelos varejistas atualmente, é o que fica melhor cotado. Os preços de todos eles já caíram um pouco, mas por ser mais novo o Mi 9 Lite é o que deve mostrar queda mais acentuada nos próximos meses.

Ponto dividido entre o Mi 9T e o Mi 9 Lite.

Qual teve melhor preço de lançamento? Mi 9T
Qual tem melhor custo benefício? Mi 9 Lite
8.4 Hardware
6.6 Custo Benefício

Xiaomi Mi 9T

Comparar Aviso de preço
8.8 Hardware
8.1 Custo Benefício

Xiaomi Mi 9 SE

Comparar Aviso de preço
Mais Notícias

Conclusão

No final, não há muito o que discutir aqui. O Mi 9 SE só deve ser considerado como opção se você realmente considerar os outros dois aparelhos muito grandes. No restante, se você precisa economizar um pouco mais e quer o melhor custo benefício, além das melhores selfies dos três e quer tanto infravermelho quanto rádio FM, o Mi 9 Lite é a opção.

Fora esses fatores, a pontuação deixa bem claro que o Mi 9T possui o melhor conjunto entre os seguidores do topo de linha Mi 9, com o melhor desempenho, melhor duração de bateria, melhor câmera traseira e a diferença da câmera pop-up.

Por fim, o acabamento de todos é muito bom, e em conexões eles também acabam se equilibrando bastante. A escolha termina entre o Mi 9T mais completo e o Mi 9 Lite, mais equilibrado para o custo benefício.

RESULTADO

Mi 9T: 7 PONTOS

  • Boa qualidade de construção
  • Melhor tela
  • Som mais encorpado e conexão P2
  • Desempenho superior
  • Maior duração de bateria
  • Melhor câmera traseira
  • Melhor para vídeos
  • Bom custo benefício

Mi 9 SE: 1 PONTO

  • Mais atualizado

Mi 9 Lite: 4 PONTOS

  • Boa qualidade de construção
  • Mais atualizado
  • Melhores selfies
  • Bom custo benefício

E você? Tem algum ponto em que defenderia o Mi 9 SE? Concorda com a nossa escolha no comparativo? Deixe seus comentários abaixo! Até a próxima.

(atualizado em 22 de janeiro de 2020, às 09:19)

29

Comentários

Mi 9 Lite vs Mi 9T vs Mi 9 SE: dos baratinhos, qual você deve levar? | Comparativo

Fotos dos leitores #292 - Google Pixel 3a em Natal (RN)

Galaxy A20 vs Galaxy A20s: para manter o preço, não aconteceu a evolução | Comparativo

OnePlus 6 e Redmi Note 5 entram na lista dos 15 aparelhos mais radioativos

Huawei no Brasil fará diferença? Positivo fecha trimestre no vermelho