LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Mi 9T vs. Redmi Note 8 Pro: MediaTek quer vencer no custo benefício | Comparativo

29 de dezembro de 2019 30

Dois aparelhos da Xiaomi têm dado muito o que falar, e por causa disso aparecem em muitos comparativos do TudoCelular. A linha Redmi trouxe uma evolução mínima com o Redmi Note 8 e melhorou um pouco na variante Pro.

Já com o lançamento do topo de linha Mi 9, a chinesa não perdeu tempo e lançou diversas variantes mais simples para atrair quem não pode gastar tanto, por mais que esse seja um dos tops com melhor custo de 2019.

O Mi 9T tem o diferencial da câmera frontal pop up, o Redmi Note 8 Pro conta com quatro câmeras traseiras. O processador deles é para o mesmo segmento, mas são de fabricantes diferentes. Quem se sai melhor? É isso o que vamos mostrar neste comparativo, aqui no TudoCelular.

Índice do comparativo

Design

Xiaomi Mi 9T

Xiaomi Redmi Note 8 Pro

Nossos competidores são aparelhos muito bonitos e elegantes, intermediários mais caprichados da marca. Uma prova disso é que ambos contam com traseira em vidro, com a moldura do Mi 9T sendo em alumínio, versus a de plástico do Redmi Note 8 Pro.

A traseira do Mi 9T é um pouco mais arredondada, embora os cantos do Redmi Note 8 Pro também não sejam retos. O conjunto de câmera deles fica no centro do aparelho, mas o da linha Redmi é mais numeroso e mais saltado. A área protuberante das câmeras também acomoda o sensor biométrico.

No Mi 9T, o sensor fica abaixo da tela, e é uma melhor opção por ainda ser mais rápido que o do próprio Mi 9, topo de linha. A tela desse celular também não traz notch, uma vez que a câmera frontal é no estilo pop up, acima do aparelho.

Mais Notícias
Mais Notícias

No Note 8 Pro ela fica na frente, em formato de gota. E esse também atrapalha por ser dual SIM e ter o suporte a microSD, mas fazer isso em slot híbrido. Já o do Mi 9T possui espaço apenas para doisz chips SIM.

Nenhum deles conta com qualquer proteção contra água, e mesmo ambos tendo um queixo bem pequeno, o Mi 9T é menor e mais leve, com uma tela muito ligeiramente menor.

O Mi 9T é mais caprichado e tem melhores soluções, por isso fica com o ponto.

Melhor construção Mi 9T
Slot é hibrido ou não? Mi 9T
Possui alguma resistência? Nenhum
Melhor solução do notch Mi 9T
Melhor solução da biometria Mi 9T
Qual é mais leve e mais fino? Mi 9T
Melhor tipo de conexão Nenhum

Multimídia e recursos

Tela


Nesse quesito, o Mi 9T se espalha novamente. Além de não contar com o notch, também apresentou melhor tecnologia geral de tela, ainda mais por contar com uma ótima AMOLED de 6.39 polegadas FullHD+ e aspecto 19.5:9.

O Redmi Note 8 Pro traz o mesmo aspecto e definição em uma tela um pouquinho maior, com 6.53 polegadas, mas em tecnologia IPS LCD. Isso não seria um problema, mas a Xiaomi utilizou uma tela bem superior no seu concorrente, e essa pode pecar por não ter os melhores ajustes.

É possível usar bem os dois fora de casa e sob o sol, mas o ponto aqui fica mesmo com o Mi 9T.

Melhor tecnologia de tela Mi 9T
Melhor resolução de tela Nenhum
Melhor proporção tela/corpo Mi 9T
Tela de Hz elevado? Nenhum
Qualidade geral da tela Mi 9T

Som


Para o som externo, o Mi 9T se sobressai por ter som potente e de ótima qualidade, faltando apenas ser estéreo. O Note 8 Pro também não é estéreo, e traz alto falantes sem a mesma potência e qualidade do concorrente.

Os dois contam com conexão P2 para uso de fones de ouvido com fio, mas nenhum dos dois traz uma qualidade muito interessante para isso. O som dos canais se misturam e podem trazer interferência, seja qual for os fones que você utilizar. No mais, o Mi 9T tem suporte a áudio 24-bit/192kHz e tecnologia AptX HD para fones Bluetooth.

O ponto fica com o som externo do Mi 9T.

Som é estéreo? Nenhum
Quantas saídas de som tem? Nenhum
Possui entrada P2? Ambos
Possui protocolos de alta qualidade e ajustes para Bluetooth e fio? Mi 9T
Vem fones de ouvido na caixa? Nenhum

Recursos


Não há muito o que falar de diferença nos recursos, uma vez que os dois chegam com Androi 9 Pie com a interface personalizada da Xiaomi MIUI 10. A variante Pro do Mi 9T já está recebendo o Android 10, mas esse modelo mais simples só chegou até a MIUI 11, ainda com o Pie.

Já o Redmi Note 8 Pro está recebendo a MIUI 11, mas o Android 10 está chegando junto com ela apenas nos modelos chineses. Isso indica, porém, que a atualização está bem próxima. A MIUI é uma interface com muitos recursos e alta capacidade de personalização.

Geralmente, aparelhos que contam com plataforma da Qualcomm estão mais propensos a receberem atualizações, e por isso o Mi 9T pode ter essa vantagem, sem confirmações. Os dois contam com biometria por digital e facial.

Como um contra ao Mi 9T, ele não conta com a porta infravermelho que muitos fãs da marca apreciam, enquanto que o Note 8 Pro tem esse recurso, permitindo controlar TVs e uma série de outros equipamentos.

Pelos pesos pesados, acabamos em empate.

Quantas soluções de biometria oferece? Ambos
Sistema bem atualizado? Mi 9T
Sistema será atualizado futuramente? Ambos
Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos? Nenhum
Faltam conexões? Sobram? Redmi Note 8 Pro

Desempenho

Temos aqui mais uma diferença fundamental entre os dois smartphones. As plataformas são distintas, e por isso temos um Snapdragon 730 no Mi 9T e um Mediatek Helio G90T no Note 8 Pro. Os dois testados tinham 6 GB de RAM.

Para o 9T, há versões com 64 GB e 128 GB de armazenamento. O Note 8 Pro tem essas e mais, com opções 128 GB e 256 GB, só que com 8 GB de RAM. Além de ser mais variado, tem o slot para microSD e sua memória é UFS 2.1, mais rápida.

E isso é refletido nos resultados de benchmark, onde o Note 8 Pro teve números melhores. Entretanto, no teste de velocidade de abertura do TudoCelular os resultados foram muito parecidos, mostrando que para o dia a dia, os dois vão performar de forma similar.

Os dois rodam jogos sem engasgos, mas o G90T promete mais fluidez com tecnologia HyperEngine. Embora o problema esteja mudando, ainda é mais complicado ver drivers e compatibilidade dos processadores MediaTek como vemos para os da Qualcomm. Então, por enquanto, ainda há mais garantia de futuro para um Snapdragon.

Ainda assim, no conjunto da obra, o ponto fica com o Redmi Note 8 Pro.

Quem se sai melhor no teste de abertura? Ambos
Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes? Ambos
Quem tem melhores números de benchmark? Redmi Note 8 Pro
Qual o processador mais atualizado? Mi 9T
Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador? Redmi Note 8 Pro
Qual tem mais armazenamento? Redmi Note 8 Pro

Bateria

Sendo um pouco mais pesado e maior do que o celular concorrente, o Redmi Note 8 Pro investe mais em bateria, com 4.500 mAh em relação aos 4.000 mAh do Mi 9T. Mas se você acha que isso significa mais tempo longe da tomada, não é esse o caso.

O processador MediaTek é feito em litografia de 12 nanômetros, mais antiga e menos eficiente que os 8 nanômetros do Qualcomm do comparativo. Isso faz com que mais bateria seja gasta, mesmo com tantas semelhanças.

São pouco menos de uma hora e meia de diferença, mas ela existe, e no caso da tela a discrepância é de pouco menos de uma hora. Não é muito, mas com 500 mAh a mais, é relevante durar menos.

O mesmo se repete no tempo de carga, que é 10 minutos menor no Mi 9T, mas isso já era esperado e o Note 8 Pro, comparativamente, carrega de forma mais eficiente. Os dois passam mais de um dia longe da tomada, trazem carregador de 18W na caixa, e não possuem tecnologia de carregamento sem fio.

Ser mais leve, com menos bateria, e durar mais, é mais importante do que ter mais bateria, então o ponto é do Mi 9T.

Qual tem mais bateria? Redmi Note 8 Pro
Qual recarrega mais rápido? Redmi Note 8 Pro
Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC? Mi 9T
Tem carregamento sem fio? Nenhum

Câmera

Nas câmeras, estamos falando aqui de um conjunto triplo no Mi 9T, composto de uma wide principal de 48 megapixels e abertura f/1.8, uma telefoto de 8 megapixels e uma ultrawide de 13 megapixels. No caso do Note 8 Pro, temos quatro câmeras, sendo a principal uma wide de 64 megapixels e abertura f/1.9, uma ultrawide de 8 megapixels e uma macro e uma de profundidade de 2 megapixels cada.

São conjuntos com escolhas diferentes, e mesmo o Redmi Note 8 Pro tendo mais sensores e até com maior qualidade, podemos afirmar que os resultados do Mi 9T foram melhores, sendo parecidos inclusive com os obtidos pelo topo de linha Mi 9. Em nossos testes, o Redmi Note 8 chegou a ter melhores resultados que a versão Pro.

O HDR ajuda mais no Mi 9T, que traz um equilíbrio de sombra e luz muito bom, além de apresentar cores mais firmes, menos lavadas e mais detalhes. A vantagem do Redmi Note 8 Pro fica no fato de seus megapixels permitirem fotos simulando um zoom óptico de 2x quase sem perdas, dando ainda mais possibilidades criativas.

No modo noturno o Note 8 Pro parece ir um pouco melhor, embora esse não seja o forte de nenhum deles. As fotos com a ultrawide também ficam bem mais escuras.

O ponto fica com o Mi 9T.

Melhor conjunto de câmera traseira Redmi Note 8 Pro
Melhor DxOMark, se tiver Nenhum
Cores mais equilibradas Mi 9T
Melhores fotos noturnas Redmi Note 8 Pro
Melhores fotos externas Mi 9T
Melhores fotos internas Mi 9T

Fotos tiradas com o Xiaomi Mi 9T

Nos vídeos, nenhum deles grava em 60 fps quando o assunto é 4K, mas conseguem isso até FullHD, com a possibilidade de câmera lenta a 960 fps em HD também. O Note 8 Pro é o único que traz alguma estabilização, embora eletrônica.

No resultado geral, captura de áudio e estabilidade foram melhores no Note 8 Pro, que também mostrou resultado bom na qualidade. O Mi 9T não decepciona no visual, mas peca nos dois fatores em que o Note 8 Pro vai bem.

O ponto para os vídeos é do Redmi Note 8 Pro.

Possui estabilização ótica? Nenhum
Possui estabilização eletrônica? Redmi Note 8 Pro
Grava em 4k a 60fps? Nenhum
Melhor em vídeo Redmi Note 8 Pro

Fotos tiradas com o Redmi Note 8 pro

Na frente, os dois trazem sensores de 20 megapixels, mas a abertura de f/2.0 do Note 8 Pro é melhor que a de f/2.2 do Mi 9T que, lembremos, é uma câmera pop up que some na parte superior do celular.

E, mesmo nessas condições, o Mi 9T se sai melhor por trazer fotos com ótimos detalhes, nitidez e cores, frente ao Note 8 Pro, que fica pouco abaixo da média para a categoria.

O último ponto das fotos é do Mi 9T.

Melhor conjunto de câmera frontal Ambos
Câmera frontal grava em 4k? Nenhum
Melhor selfie Mi 9T

Preço

Os dois aparelhos são oficialmente comercializados pela Xiaomi no Brasil, e enquanto o Mi 9T pegou uma fase mais careira da distribuição, chegando a R$ 3.400, o Note 8 Pro chegou a um preço muito mais racional, R$ 2.300.

O preço bem diferente já diminuiu, ainda mais se levarmos em conta os marketplaces que vendem os produtos de forma não oficial, e atualmente temos uma média de preço de R$ 2.300 para o Mi 9T e de R$ 1.530 para o Note 8 Pro.

Com poucos meses de diferença de lançamento, eles ainda devem apresentar uma queda de preço durante 2020. Ainda assim, o Redmi Note 8 Pro, pelo seu valor médio e funções apresentadas, é um melhor custo benefício.

Ponto para a linha Redmi.

Qual teve melhor preço de lançamento? Redmi Note 8 Pro
Qual tem melhor custo benefício? Redmi Note 8 Pro

Conclusão

Com quase o dobro de pontos, o Mi 9T leva nosso troféu nesse comparativo. Ele é um aparelho de bom acabamento, bom tamanho, tela interessante, bom som externo e com melhores fotos. É um aparelho para quem quer design, fotos legais e bom conjunto para consumo de mídias.

Já o Redmi Note 8 Pro fica para os que querem gastar menos e ainda manter boas características, como selfies boas, um desempenho para qualquer momento e recursos bons da MIUI, pensando ainda em uma próxima atualização.

Você pode conferir nossos outros comparativos usando esses modelos e suas variantes, como o Redmi Note 8, Mi 9 SE e Mi 9 Lite no site ou no canal do YouTube.

RESULTADO

Xiaomi Mi 9T: 7 PONTOS

  • Ótimos detalhes de construção
  • Melhor tela
  • Melhor qualidade de som
  • Recheado de recursos
  • Maior duração de bateria
  • Melhor câmera traseira
  • Melhores selfies

Redmi Note 8 Pro: 4 PONTOS

  • Recheado de recursos
  • Desempenho superior
  • Melhor para vídeos
  • Bom custo benefício

Qual a sua opinião sobre esse comparativo? Ele teria um resultado diferente para você? O Mi 9T pode ser assim tão superior ao Note 8 Pro ou vale sim pagar menos pela linha Redmi aqui? Deixe seus comentários abaixo!

(atualizado em 23 de abril de 2024, às 17:56)

30

Comentários

Mi 9T vs. Redmi Note 8 Pro: MediaTek quer vencer no custo benefício | Comparativo

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas