LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Mi 9 Lite vs Redmi Note 8 Pro: o mais poderoso não é o mais equilibrado | Comparativo

13 de janeiro de 2020 22

A linha que fica entre os 1.500 e 2.000 reais é uma das mais atacadas pela Xiaomi, por ser o valor médio que as pessoas têm para comprar um novo smartphone. E por isso temos tido muitos comparativos com celulares da chinesa aqui no TudoCelular.

Uma batalha que interessa muito a vocês é a versão mais poderosa da linha Note da Redmi, o Redmi Note 8 Pro, e uma das versões mais econômicas do topo de linha Mi 9, o Mi 9 Lite.

Um é mais focado em jogos, outro traz um conjunto mais equilibrado para o usuário. Qual deles deve ser a sua escolha? Vamos te ajudar a escolher agora, nesse comparativo aqui no TudoCelular.

Índice do comparativo

Design

Xiaomi Mi 9 Lite

Redmi Note 8 Pro

Se você procura o melhor acabamento possível, talvez o Mi 9 Lite seja uma melhor pedida. Isso porque ambos possuem traseira e frente em Gorila Glass 5, mas a moldura do Redmi Note 8 Pro é em plástico, enquanto que a do Mi 9 Lite é em metal.

Os dois celulares trazem câmeras semafóricas na traseira, e enquanto a do Redmi fica centralizada, a do Mi 9 Lite fica no canto superior esquerdo. Eles também contam com efeitos visuais e de cores na traseira.

74.5 x 156.8 x 8.67 mm
6.39 polegadas - 2340x1080 px
76.4 x 161.35 x 8.79 mm
6.53 polegadas - 2340x1080 px
Ir para página de comparação

A solução da câmera frontal é a mesma para os dois, um notch em gosta na parte superior. O Mi 9 Lite também tem como vantagem a presença do sensor biométrico abaixo da tela, que sendo óptico é tão bom quanto outros da marca. No Redmi Note 8 Pro, a biometria fica na parte traseira, no mesmo módulo câmeras.

Eles também têm suporte a microSD e são dual SIM, mas no Redmi Note 8 Pro o slot é híbrido com o segundo chip SIM. No quesito peso e tamanho, o Mi 9 Lite é menor e mais leve, com uma tela bem pouca coisa menor. Os dois trazem case de silicone na caixa, e nenhum deles conta com proteção contra água ou poeira.

Na soma dos recursos, o Redmi Note 8 Pro é bacana, mas o Mi 9 Lite é superior aqui e o ponto é dele.

Melhor construção Mi 9 Lite
Slot é hibrido ou não? Mi 9 Lite
Possui alguma resistência? Nenhum
Melhor solução do notch Nenhum
Melhor solução da biometria Mi 9 Lite
Qual é mais leve e mais fino? Mi 9 Lite
Melhor tipo de conexão Nenhum

Multimídia e recursos

Tela


Para o display, a diferença de tamanho é pequena: de 6.39 polegadas no Mi 9 Lite para 6.53 polegadas no Note 8 Pro, com a resolução de ambos sendo FullHD+ e um ppi um pouquinho maior para o Mi 9 Lite, assim como a proporção tela corpo.

O brilho de ambos é bom o suficiente para o uso fora de casa sob o sol e eles trazem suporte a HDR, mas o do Mi 9 Lite é um pouco melhor, ainda mais pela sua tela ser uma OLED contra uma IPS LCD do Note 8 Pro, que acaba tendo cores mais caídas para o azul. No OLED, esse ajuste é mais equilibrado.

Mais um ponto bem dado para o Mi 9 Lite.

Melhor tecnologia de tela Mi 9 Lite
Melhor resolução de tela Nenhum
Melhor proporção tela/corpo Mi 9 Lite
Tela de Hz elevado? Nenhum
Qualidade geral da tela Mi 9 Lite

Som


Os dois competem fortemente nesse quesito, mas não é pelo fator qualidade. A Xiaomi perdeu um pouco a mão na parte de áudio em ambos os celulares, e uma opção melhor seria o Mi 9 SE aqui.

Os dois possuem baixa potência sonora, são mono e com fones de ouvido podem decepcionar quem espera boa qualidade para músicas. Porém, se for para escolher um deles, o Mi 9 Lite é um pouco melhor na qualidade, e ainda conta com ApX HD para melhor qualidade de som Bluetooth.

Um ponto bem naquelas para o Mi 9 Lite.

Som é estéreo? Nenhum
Quantas saídas de som tem? Nenhum
Possui entrada P2? Ambos
Possui protocolos de alta qualidade e ajustes para Bluetooth e fio? Mi 9 Lite
Vem fones de ouvido na caixa? Nenhum

Recursos


Esse é mais um comparativo entre smartphones da Xiaomi, então é mais um em que temos dois concorrente com a interface MIUI da chinesa. É uma interface recheada de recursos, com muitas opções de personalização e ajustes.

Os concorrentes saem da caixa com Android 9 Pie e MIUI 10, e nessa o Redmi Note 8 Pro leva a melhor, pois já está recebendo a MIUI 11 com o Android 10, e ainda não há previsão que o mesmo aconteça com o Mi 9 Lite, embora seja certo que vai.

O Redmi Note 8 Pro traz alguns extras de software em relação ao outro celular deste comparativo, pois conta com o modo Game Turbo, que força a GPU e muda a sensibilidade e tempo de resposta da tela para deixar o aparelho mais apto para jogos.

Tanto um quanto outro contam com a desejada porta infravermelho para os que apreciam usar o smartphone como controle remoto de outros eletrônicos.

No fim das contas, o ponto fica com o Redmi Note 8 Pro.

Quantas soluções de biometria oferece? Ambos
Sistema bem atualizado? Redmi Note 8 Pro
Sistema será atualizado futuramente? Ambos
Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos? Redmi Note 8 Pro
Faltam conexões? Sobram? Nenhum

Desempenho

As coisas ficam bem diferentes aqui, quando vemos que os processadores são diferentes, um da Qualcomm e outro da MediaTek. O Mi 9 Lite traz um Snapdragon 710, enquanto o Note 8 Pro abriga o Helio G90T. Os dois testados tinham 6 GB de RAM.

Para o Mi 9 Lite, há versões com 64 GB e 128 GB de armazenamento. O Note 8 Pro tem essas e mais, com opções 128 GB e 256 GB, só que com 8 GB de RAM. Além disso, a memória de ambos é UFS 2.1, mais rápida.

E como mesmo o Snapdragon 730 não foi melhor que o G90T, não esperávamos que o 710 se saísse melhor, e ele foi inferior nos benchmakrs e também nos testes de abertura do TudoCelular, onde chegaram a mais de 35 segundos de diferença um do outro.

Os dois rodam jogos sem engasgos (com uma ligeira queda imperceptível nos frames no Mi 9 Lite), mas o G90T promete mais fluidez com tecnologia HyperEngine. Embora o problema esteja mudando, ainda é mais complicado ver drivers e compatibilidade dos processadores MediaTek como vemos para os da Qualcomm. Então, por enquanto, ainda há mais garantia de futuro para um Snapdragon.

O Mi 9 Lite tem um bom conjunto, mas o Redmi Note 8 Pro é superior e leva o ponto de lavada.

Quem se sai melhor no teste de abertura? Redmi Note 8 Pro
Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes? Redmi Note 8 Pro
Quem tem melhores números de benchmark? Redmi Note 8 Pro
Qual o processador mais atualizado? Redmi Note 8 Pro
Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador? Redmi Note 8 Pro
Qual tem mais armazenamento? Nenhum

Bateria

O Mi 9 Lite é menor, assim como sua bateria. São 4.030 mAh contra 4.500 mAh do Note 8 Pro. Mas aí chegamos a alguns resultados bem inesperados, porque mesmo com quase 500 mAh a menos o Mi 9 Lite chegou a ter uma duração geral de uma hora a mais em nossos testes padronizados.

Isso tem a ver com a otimização do processamento, que no caso do Note 8 Pro é mais voltada ao desempenho, e há menos preocupação do software com a duração da bateria. De qualquer forma, os dois ficarão um dia longe da tomada.

No tempo de tela eles se igualaram, como você pode conferir nos gráficos. E, mesmo com ambos contando com carregador rápido de 18W na caixa, o tempo de recarga dos dois foi exatamente o mesmo, pouco menos de duas horas, um tempo muito longo. Nenhum deles conta com carregamento sem fio.

Os dois são parecidos aqui, mas mesmo com menos bateria o ponto é do Mi 9 Lite.

Qual tem mais bateria? Redmi Note 8 Pro
Qual recarrega mais rápido? Nenhum
Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC? Mi 9 Lite
Tem carregamento sem fio? Nenhum

Câmera

A Xiaomi quis investir mais na câmera do Redmi Note 8 Pro, que traz um conjunto quádruplo: uma principal wide de 64 megapixels e abertura f/1.9 com PDAF, uma ultrawide de 8 megapixels, e uma macro e um sensor de profundidade de 2 megapixels. As câmeras do Mi 9 Lite são três: wide principal de 48 megapixels e abertura f/1.8 com PDAF, ultrawide de 8 megapixels e um sensor de profundidade de 2 megapixels.

Mas veja só. O Mi 9 Lite produz fotos bem mais interessantes, ricas em detalhes e melhores em cores do que o Redmi Note 8 Pro, que em alguns casos chega a ter fotos inferiores as de seu irmão mais novo, o Redmi Note 8. São fotos boas, cujo HDR funciona bem e a câmera macro dá opções interessantes para fotos diferentes e mais próximas, mas o Mi 9 Lite tem mais qualidade.

No que o Note 8 Pro se sai melhor é no zoom de 2x, pois mesmo nenhum dos dois contando com teleobjetiva, as fotos com zoom desse celular ficam superiores pelo grande número de megapixels da captura. Já o modo noturno não é bem razoável em ambos, captando detalhes bons em baixa luz.

O primeiro ponto das fotos é do Mi 9 Lite.

Melhor conjunto de câmera traseira Redmi Note 8 Pro
Melhor DxOMark, se tiver Nenhum
Cores mais equilibradas Mi 9 Lite
Melhores fotos noturnas Mi 9 Lite
Melhores fotos externas Mi 9 Lite
Melhores fotos internas Mi 9 Lite

Fotos tiradas com o Xiaomi Mi 9 Lite

Para vídeos, os dois podem gravar em 4K com a câmera principal, mas a função cai para FullHD na ultrawide, mesma qualidade que aceita gravação em 60fps. Os dois chegam a 960fps em HD também.

E se você se incomoda muito com vídeos tremidos, aqui não temos estabilização óptica, mas ao menos a eletrônica está presente, ainda que apenas em FullHD a 30 fps apenas. A captação de áudio é boa e em ambientes mais escuros não há grandes filmagens.

No geral, os dois possuem uma qualidade interessante de vídeo, e por isso empatam nesse quesito.

Possui estabilização óptica? Nenhum
Possui estabilização eletrônica? Ambos
Grava em 4k a 60fps? Nenhum
Melhor em vídeo Nenhum

Por fim, quanto às selfies, temos um sensor de 32 megapixels e abertura f/2.0 para o Mi 9 Lite e 20 megapixels com a mesma abertura para o Redmi Note 8 Pro. São câmeras com HDR e modo retrato.

E, mais uma vez, o Mi 9 Lite mostrou capturas superiores, tropeçando um pouco em menos luz como também faz seu concorrente, mas no geral apresentando maior qualidade, contando com o efeito de desfoque mais correto e com efeitos extras de estúdio como os vistos em iPhones.

O ponto da selfie fica com o Mi 9 Lite.

Melhor conjunto de câmera frontal Mi 9 Lite
Câmera frontal grava em 4k? Nenhum
Melhor selfie Mi 9 Lite

Preço

O Mi 9 Lite ainda não foi apresentado oficialmente no Brasil, enquanto que o Redmi Note 8 Pro foi lançado recentemente. Levando o preço inicial de lançamento no exterior em consideração, temos o Note 8 Pro chegando por R$ 815 na China e o Mi 9 Lite, que na China se chama CC9, por R$ 1.014. No Brasil, o Redmi foi lançado por R$ 2.300.

Atualmente, nos aparelhos disponíveis aqui no Brasil, a média de preço do Mi 9 Lite também é mais alta que a do concorrente, com média de R$ 1.715 contra uma média de R$ 1.534 do Note 8 Pro.

Por terem sido lançados em datas bem próximas e no terceiro trimestre de 2019, ainda devem ter alguma queda de preço nos próximos meses. E por apresentarem muita diferença no público alvo, eles ficam parecidos aqui, e ambos são um bom custo benefício para suas categorias.

Eles empatam nesse quesito.

Qual teve melhor preço de lançamento? Nenhum
Qual tem melhor custo benefício? Ambos

Conclusão

No geral, é possível ver que cada aparelho se sai melhor em uma ou outra categoria principal e apanha do concorrente em outras, o que deixa esse comparativo bem direcionado para públicos distintos.

O Redmi Note 8 Pro não leva o ponto em quase nenhuma categoria, mas se o seu alvo é desempenho, ele será sim superior ao Mi 9 Lite, sem sombra de dúvidas. E se o seu foco no desempenho são os jogos, ele se torna ainda mais óbvio, uma vez que tem até funções e processador especiais para isso.

Porém, o Mi 9 Lite leva praticamente todos os os outros pontos, incluindo aí design, bateria e câmera, outros pontos importantes para muitos consumidores. Por isso, no geral, ele é bem mais equilibrado que o Note 8 Pro, e pode valer a pena gastar um pouco mais para levá-lo.

Claro, você pode e deve considerar outros aparelhos da Xiaomi e também de concorrentes, como o Galaxy A70 e até o Mi 9T, que podem oferecer bons conjuntos gerais e em alguns casos, garantia nacional.

RESULTADO

Xiaomi Mi 9 Lite: 8 PONTOS

  • Ótimos detalhes de construção
  • Melhor tela
  • Melhor qualidade de som
  • Maior duração de bateria
  • Melhor câmera traseira
  • Bom para vídeos
  • Melhores selfies
  • Bom custo benefício

Redmi Note 8 Pro: 4 PONTOS

  • Recheado de recursos
  • Desempenho superior
  • Bom para vídeos
  • Bom custo benefício

Você concorda com esse comparativo? Acha que o Redmi Note 8 Pro leva apenas no processamento? Acha que o Mi 9 Lite é o melhor dos Mi 9 baratinhos? Temos outros comparativos aqui no site que podem te levar a outras opções, confira!

(atualizado em 20 de abril de 2024, às 21:38)

22

Comentários

Mi 9 Lite vs Redmi Note 8 Pro: o mais poderoso não é o mais equilibrado | Comparativo

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas