LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Instagram apaga publicações e bane contas que apoiam o general iraniano Qassem Soleimani

13 de janeiro de 2020 9

O Instagram, que há pouco estreou novos efeitos para seu recurso Boomerang, acaba de ser alfinetado em uma publicação no Twitter, sendo considerado não-democrático devido à ações recentes que envolveram a exclusão de centenas de postagens e contas que apoiam Qassem Soleimani.

Soleimani era um general iraniano, líder da Guarda Revolucionária Islâmica, que foi morto dia 2 de janeiro após um ataque dos EUA ao Irã através de uma operação com drones – o país governado por Donald Trump considera essa organização como terrorista.

Após retaliação, os EUA impôs ainda mais sanções ao Irã, e diversas empresas ocidentais que operam por lá tiveram que redobrar a atenção para o conteúdo publicado, incluindo, é claro, o Facebook e Instagram.

Em meio a muitas mensagens de apoio ao general morto, algumas de indignação e outras de vingança, o Instagram começou não só a apagar publicações desse tipo como também a banir centenas de perfis – o que foi considerado por muitos como um ato de censura.

Alguns dos perfis banidos já voltaram ao ar, porém, sem as postagens consideradas “problemáticas”. Em sua defesa, o Facebook reitera que opera sob as leis de sanção dos EUA e que se não colaborar com elas pode ser multado pelo governo americano.

Sobre as ações da rede social, o porta-voz do governo do Irã, Ali Rabiei, discorreu:

Acima podemos ver algo como:

Em uma ação anti-democrática e vergonhosa, Instagram bloqueou a voz de uma nação inocente que protestava contra o assassinato do General Soleimani, enquanto terroristas reais ganharam ainda mais voz. O ponto por trás da democracia e da liberdade de mídia é exibido na hora certa

Você concorda com as atitudes do Facebook ou Instagram? Compartilhe suas opiniões no espaço abaixo destinado a comentários.


9

Comentários

Instagram apaga publicações e bane contas que apoiam o general iraniano Qassem Soleimani

Fotos dos leitores #292 - Google Pixel 3a em Natal (RN)

Galaxy A20 vs Galaxy A20s: para manter o preço, não aconteceu a evolução | Comparativo

OnePlus 6 e Redmi Note 5 entram na lista dos 15 aparelhos mais radioativos

Huawei no Brasil fará diferença? Positivo fecha trimestre no vermelho