LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

População LGBTQI ganha aplicativo para mapeamento de locais seguros, com botão de pânico

17 de janeiro de 2020 64

A comunidade LGBTQI brasileira ganha em breve uma ferramenta que ajudará na prevenção de riscos e ainda mapeará dados importantes sobre ela.

Se trata do Dandarah, um app idealizado pela especialista em saúde digital Angélica Baptista. O nome é uma homenagem à travesti Dandara dos Santos, brutalmente espancada e assassinada em fevereiro de 2017. O caso chamou a atenção do país quando imagens do crime surgiram na internet e tomaram o mundo.

A ideia do software para smartphones é que membros da comunidade LGBTQI possam contar com um grande agregador de informações úteis que são adicionadas pela própria comunidade. Por exemplo, usuários poderão indicar locais seguros para a comunidade, e apontar quais pontos já foram registrados episódios problemáticos por parte da gerência quanto aos frequentadores LGBTQI.


Além disso, o Dandarah terá um botão de pânico. Ele comunicará até cinco contatos de forma instantânea que o usuário encontra-se em perigo. Essas informações precisam ser cadastradas previamente.

Ainda para Angélica Baptista, o Dandarah será útil também para captação de dados. A ideia é que o grande volume de informações trocadas no app possa gerar uma nuvem de dados para ser analisada por especialistas dos movimentos sociais associados, já que bases públicas ainda carecem de dados consistentes sobre essas minorias sociais.

O lançamento do aplicativo é previsto para amanhã (18) no Rio de Janeiro, em um primeiro momento chegando para celulares Android.

E você, o que acha de apps colaborativos como este que podem ainda ajudar na implementação de políticas públicas? Conte para a gente nos comentários!


64

Comentários

População LGBTQI ganha aplicativo para mapeamento de locais seguros, com botão de pânico
  • Sou hetero, porém vejo com tristeza a necessidade de um app desse tipo no mundo de hoje. Me impressiona ainda existir esse tipo de preconceito idiota. Acima de tudo somos todos humanos, iguais, com sentimentos e que sentimos dor igual... Qual é o problema em o que cada um faz com seu próprio corpo? Eu não me envolveria com um homem... Gosto muito de mulher... Rs... Mas qual é o problema se o cara gosta de outro homem? No mundo temos espaço suficiente para todos viverem suas vidas felizes e em paz... Não a todo tipo de preconceito e retrocesso moral...

      • É engracado que so os heteros homofobicos estao super ofendidos com esse tipo de app. Vcs sao pateticos, um simples app é capaz de machucar a masculinidade fragil de vcs. PODRE. Deviam se matar

          • o app tem a proposta de criar um histórico de locais onde mais acontecem agressões aos LGBTs. tem muita gente querendo ir pelo lado contrário. o app não é pra separar, mas para que a população saiba onde ocorrem mais agressões, para que alguma atitude seja tomada. nenhum lugar realmente é seguro, mas saber que onde você pode ser agredido a qualquer momento, te ajuda a se proteger e proteger outras vidas. creio que esse app ajudará a todos, para que juntos possamos proteger gays, negros, mulheres. parabéns aos envolvidos. DIGA NÃO AO PRECONCEITO.

              • Coitado do programador... Fez mais de anos de curso pra criar um app pra pessoas que acham que são donas do mundo só por gostar do mesmo sexo...

                • Ora ora, parece que o gay passivo ficou ofendidinho

                    • É só ler os comentarios daqui pra saber que um aplicativo desse é preciso.³

                        • É bom que muita gente tbm vai usar pra saber onde eles estão e não ir lá.

                          • Marminino, daqui a pouco a matéria vai ser: população LGBTQISTFDCVZ... (Zoas)
                            Espero que o app ajude no que diz respeito sua proposta.

                              • Vou jogar seu cérebro prós urubus comerem . Essa sim é uma ótima ideia.

                                • Não dá para entender uma galera que alega ser igual a todo mundo, mas criam esse tipo de coisa. Então, se for uma criança, idoso, um deficiente... tudo bem passar pelas "zonas de perigo"? Em quantos crimes, o bandido pergunta se o cara é hetero ou não? Pelo amor!

                                    • Tentar te explicar, pois pra mim é algo q parece obvio, mas vamos lá... Por acaso crianças e idosos são vítimas frequentes do ódio? Mesmo que você nao tenha preconceito suficiente para agredir algum lgbt, na rua ta cheio de gente que tem. Eles correm o perigo do ladrão (que vc citou) e ainda o da agressão por homofobia. Daí o motivo da existência.

                                        • Calado você seria um poeta.

                                            • Jovem...kkkkkk...isso se trata de zonas de perigo para a população LGBT. Logo a ideia é mapear locais com histórico de agressão ou maus tratos à essa população.

                                              • Sou hétero, tenho namorada, quando solteiro ficava com várias garotas, nunca me incomodei de ver pessoas do mesmo sexo juntas... Se a pessoa é bem resolvida vai se incomodar com o que o outro faz com sua vida se interferir na sua ?
                                                Bater em alguém por conta do que ele faz com seu corpo é estúpido e ridículo, tem muito machão por ai que vira mocinha com sua esposa ...
                                                O aplicativo é bem vindo e toda ferramenta que possa coibir algum tipo de crime .

                                                • Depois esse povo que respeito, esse povo travestir xinga os outros na rua, usam faca, rouba as pessoas.

                                                  • Falou e falou mas falou bosta.

                                                      • Ainda bem que nosso presidente Bolsonaro esta cuidando muito bem da população e o assassinato de lgbts diminuiu 25 por cento. Se fosse no desgoverno do pt iria aumentar.

                                                        • Sério mesmo, cadê a moderação desse site?

                                                          • Meio inútil este aplicativo

                                                              • É só ler os comentarios daqui pra saber que um aplicativo desse é preciso./2

                                                                  • Lamentável ver esse tipo de aplicativo... Não pela proposta, mas pela necessidade. Até quando o brasileiro continuará sendo ignorante a ponto de agredir uma pessoa pela orientação sexual ou julgar pela crença? Como disse Mary Griffih: "Antes de ecoar %u2018Amém%u2019 na sua casa e no lugar de adoração, pensem. Pensem e lembrem-se. Uma criança está ouvindo.%u201D

                                                                      • Existem essas agressões deliberadas? Sim existem. Acontecem em grande escala, o tempo todo e em qualquer lugar? Não acontecem. Estão mais para casos isolados. Quem presenciar isso ligue para polícia que o agressor será preso e responderá pelo crime. Homossexuais não são agredidos o tempo todo dessa forma. Isso é exagero e retórica política.

                                                                      • se jogar vc, é capaz de retroceder a evolução da espécie

                                                                          • Jogue a população de pessoas que não quer ter filhos em uma ilha deserta e volte lá depois de 60 anos. Só terá um monte de ossos. E aí? Qual o seu ponto?

                                                                              • E desde quando homossexuais não querem ter filhos? Ao contrário do que pensa, eles tentam adotar crianças que foram abandonadas por casais héteros, e esquecestes também vivemos na era em que não é necessário ter relações sexuais para se ter um filho.

                                                                                  • Querer e poder, são bem diferentes.

                                                                                      • A falta de interesse não extingue a possibilidade, pessoas que não querem ter filhos por opção podem simplesmente mudar de ideia, principalmente se for conforme a necessidade. Agora, pessoas que que tem o mesmo sexo biológico não tem sequer essa possibilidade ainda, talvez nuca tenham. Mas isso não vem ao caso, pois qualquer ser humano tem direito a viver sua vida como, onde, quando e com quem quiser, desde que não agrida a propriedade privada ou a integridade física de ninguem.

                                                                                        • É só ler os comentarios daqui pra saber que um aplicativo desse é preciso.

                                                                                            • E somente eu que achei isso uma zombação ? Só acho que se existissem respeito em ambas as partes nenhuma delas passariam vergonha alheia, ate mesmo em comentários desnecessários.

                                                                                                • Como diz aquele maravilhoso ditado... Foda-se!

                                                                                                    • Põe mais uma letra aí pra ficar mais bonitinho. Kkkkkkkkk

                                                                                                      • O problema da pederastia é que eles querem cruzar em qualquer lugar. Tem que ter noção das coisas. Se vc quer fazer isso, faça em lugar privado. Parecem até animais.... Pelo amor.

                                                                                                          • Fiquei surpreso quando fui ao vestiário da academia Smartfit e havia um aviso em letras garrafais mencionando que qualquer ato sexual praticado dentro das dependências da academia seria devidamente punido. Não lembro exatamente o que as palavras diziam, mas a ideia era essa. Estranhei isso pois frequento academia há décadas e nunca tinha visto um aviso desse tipo nos vestiários e perguntei ao professor o porquê daquilo e tive como resposta que estava acontecendo direto de caras praticarem masturbação e sexo dentro dos vestiários de forma meio que generalizada e que, como não é permitido câmeras dentro de banheiros e vestiários, isso era uma forma de inibir a prática. Fiquei chocado com isso pois qualquer tentativa de algum gay se insinuar para mim no momento em que eu estivesse no vestiário sem roupa ou tomando banho, seria rechaçada com bastante violência. Eu não denunciaria a ação mas, provavelmente seria denunciado por lesão corporal grave.

                                                                                                              • Esses avisos sempre existiram, você só se deu conta agora. Aliás, até nos banheiros públicos há esse aviso. Só cuidado pra não confundir as insinuações e agredir alguém gratuitamente. Partir pra violência não faz de você "mais macho". O certo é se afastar e denunciar.

                                                                                                                  • Só lembrando que a maioria dos casos que acontecem isso na Smartfit é de hétero incubado que propaga o ódio nas redes sociais, mas precisa de vestiário de academia pra ter algum tipo de compensação.

                                                                                                                    • Eu fui no banheiro do shopping, estranhei a movimentação estranha e notei a poltaria acontecendo num reservado, tinha um fila de caras fazendo, er... vc sabe o quê. Depois pedem respeito, fala sério. E pior, tinha criança assistindo isso e o shopping nada faz. Os seguranças pouco se lixando e poltaria comendo solta lá.

                                                                                                                        • Pedarastia é gente com o pensamento pré-histórico igual ao seu, em pleno 2020

                                                                                                                            • A pessoa que envolve tudo em política só pode ser um retardado mental!

                                                                                                                                • Comentário tão ridículo quanto quem escreveu. Cade a moderação desse site?

                                                                                                                                    • Cara, a noticia é sobre uma utilidade pública para pessoas que, como eu, correm risco de vida por viverem num país preconceituoso, e você vem com um comentário ridículo desse? Sim, ridículo, pois assim como existe quem queira "cruzar" em qualquer lugar entre os LGBT, existe entre os heteros também, e existe mais ainda, nem por isso vejo heteros sendo generalizados ou rotulados dessa forma.

                                                                                                                                      • Isso mesmo

                                                                                                                                          • E outra, pederastia é o ato de um homem mais velho se envolver com um menino mais novo.. para deixar bem claro, orientação sexual não define se a pessoa é pedofilia ou não.. até porque tem muito hétero por ai que é pedófilo..

                                                                                                                                            É ai que vemos como o ser humano é preconceituoso.. falou em gay a pessoa já imagina um pedofilo, vulgar que blasfema contra religião e que pratica coisas em público...

                                                                                                                                              • Não são todos gays que praticam atos explícitos em qualquer lugar, da mesma forma que não são todos héteros que fazem a mesma coisa, a orientação sexual não define o caráter da pessoa e nem a forma que ela se porta nos lugares.. isso vai da personalidade de cada um..

                                                                                                                                                • Bichas seguras!

                                                                                                                                                    • Eita Brasil.

                                                                                                                                                        • Ai ai ai

                                                                                                                                                            Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                                                                                                                                                            Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                                                                                                                                                            Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                                                                                                                                                            Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas