LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Galaxy A20 vs Galaxy A20s: para manter o preço, não aconteceu a evolução | Comparativo

17 de janeiro de 2020 27

A Samsung matou a linha Galaxy J, você já sabe disso. No lugar, ela colocou a linha A, que na verdade é bem diversa e tem aparelhos mais simples como o Galaxy A10 e mais complexos com o Galaxy A80.

E, como Samsung que é, a sul coreana já lançou novas versões dessa linha, e saíram as variantes s, 1, e… e vocês ficaram com dúvidas. Aqui, no caso, vamos falar sobre o Galaxy A20. Esse lançamento, o A20s, é melhor que o A20? É uma versão mais simples? Qual deles vale a compra hoje?

Nós preparamos este comparativo para ajudar você e entender todas essas diferenças e fazer a melhor escolha, aqui no TudoCelular.com.

Índice do comparativo

Design

Samsung Galaxy A20

Samsung Galaxy A20s

Pouca coisa muda de um aparelho para outro aqui. E o que muda, nesses poucos casos, é para pior. Os dois são aparelhos em plástico brilhante que, embora deixem um visual de celular mais caro, acumulam mais marcas de dedo e riscos, sem capinha na caixa para proteção.

E, mesmo com telas praticamente do mesmo tamanho, o A20s consegue ser maior e mais pesado, mesmo com a mesma bateria. De frente eles são quase iguais, uma vez que resolvem a câmera frontal com um notch em gota.

74.7 x 158.4 x 7.8 mm
6.4 polegadas - 1560x720 px
77.5 x 163.3 x 8 mm
6.5 polegadas - 1560x720 px
Ir para página de comparação

Não espere qualquer proteção contra água e poeira nessa faixa de preço também. Diferente dos A10, aqui temos dois smartphones com conexão USB-C, só que a do A20s é mais rápida. Os dois são dual SIM e possuem slots independentes para o microSD.

O ponto que abre esse placar é do Galaxy A20.

Melhor construção Galaxy A20
Slot é hibrido ou não? Nenhum
Possui alguma resistência? Nenhum
Melhor solução do notch Nenhum
Melhor solução da biometria Nenhum
Qual é mais leve e mais fino? Galaxy A20
Melhor tipo de conexão Galaxy A20s

Multimídia e recursos

Tela


Na tela as coisas ficam bem sem sentido. A gente esperava uma melhora, mas não foi o que aconteceu. De uma AMOLED no A20 passamos para uma LCD no A20s, e passou de 6.4 para 6.5 polegadas, ainda em HD+ e aspecto 19.5:9. Não que um display LCD seja sempre ruim, mas aqui ele não é nem IPS.

E, por ser uma LCD, naturalmente as bordas ao redor da tela são maiores, pela necessidade da própria tecnologia, e isso explica o A20s ser mais pesado e bem maior. Assim, o A20 também fica com uma proporção tela/corpo melhor.

O nível de brilho de ambos é decente, e bom para ser usado fora de casa, ficando um pouco prejudicado sob o sol. Em matéria de cores o AMOLED leva a melhor e ainda permite ajustes contra o esmaecido display do A20s, que também tem ângulo de visão pior.

O ganho em tamanho não justifica uma troca dessas, e o ponto é do Galaxy A20.

Melhor tecnologia de tela Galaxy A20
Melhor resolução de tela Nenhum
Melhor proporção tela/corpo Galaxy A20
Tela de Hz elevado? Nenhum
Qualidade geral da tela Galaxy A20

Som


No som, de acordo com o preço atual dos nossos concorrentes, a qualidade do áudio externo é decente, com potência sonora boa e sem distorção no volume máximo. Isso considerando a única saída que fica próximo à conexão USB.

Já os fones para a entrada P2 deixam a desejar, uma vez que são os mesmos presentes no Galaxy A10, um celular mais barato. Eles são bem simples e não oferecem uma qualidade de acordo com o aparelho. Por fim, nenhum deles oferece protocolos de maior qualidade para Bluetooth, e a única vantagem aqui é que o A20 traz a versão 5.0 fa conexão contra a 4.2 do A20s.

Eles empatam na falta de qualidade aqui.

Som é estéreo? Nenhum
Quantas saídas de som tem? Nenhum
Possui entrada P2? Ambos
Possui protocolos de alta qualidade e ajustes para Bluetooth e fio? Nenhum
Vem fones de ouvido na caixa? Ambos

Recursos


Os dois smartphones aqui são da Samsung, então tanto o Galaxy A20 quanto o Galaxy A20s contam com a interface OneUI da sul coreana, trazendo as mesmas funções e recursos. A versão é a 1.1, que vem junto do Android 9 Pie, e os dois devem ser atualizados.

Sim, o Android 10 chega para os dois modelos, mas as coisas atrasaram e a Samsung disse que deve chegar para ambos em meados de julho deste ano, deixando o A20 sem updates por mais tempo. Vale destacar que os dois passam por pequenos tropeços no uso do sistema, nada que incomode demais, mas perceptíveis.

Nas conexões, fora o que já comentamos sobre o USB C e o Bluetooth, eles não trazem qualquer diferença e contam com o básico. Não há infravermelho e nem NFC, conexões que podem fazer alguma falta para usuários mais avançados.

Eles acabam empatando em Recursos, também.

Quantas soluções de biometria oferece? Nenhum
Sistema bem atualizado? Nenhum
Sistema será atualizado futuramente? Ambos
Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos? Nenhum
Faltam conexões? Sobram? Nenhum

Desempenho

Apesar de serem apenas gerações diferentes, temos alguma diversidade aqui. O A20 anterior conta com um processador Exynos 7884 da Samsung, enquanto o A20s mais novo traz um Snapdragon 450, completando ambos 3 GB de RAM e 32 GB de armazenamento.

E quais os resultados práticos disso? Bem, o A20 tem o mesmo hardware que o A10, mas com mais RAM acaba tendo um melhor desempenho. Ainda assim, ele fica abaixo de concorrentes, e com o A20s é a mesma coisa, pois ele é mais lento que o próprio A20. O 450 é inclusive mais antigo que o 7884.

Em nossos testes de abertura, a diferença chega a quase um minuto, e nos benchmarks a discrepância também é visível. O problema nem está no processamento, e é mais uma coisa de software e a otimização junto aos componentes, e é inclusive algo que pode ser melhorado em atualizações futuras.

E isso fica evidente quando vemos que em jogos eles não vão mal, rodando bem todos os títulos desde que você não exija qualidade máxima de gráficos nos mais pesados.

O ponto do desempenho fica obviamente com o Galaxy A20.

Quem se sai melhor no teste de abertura? Galaxy A20
Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes? Nenhum
Quem tem melhores números de benchmark? Galaxy A20
Qual o processador mais atualizado? Galaxy A20
Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador? Galaxy A20
Qual tem mais armazenamento? Nenhum

Bateria

Esse é mais um número que os dois aparelhos dividem. Tanto o galaxy A20 quanto o Galaxy A20s trazem bateria de 4.000 mAh, e em alguns resultados eles realmente foram bem similares.

Nos testes padronizados do TudoCelular eles tiveram duração máxima bem parecida, aproximadamente 20 horas e meia, com melhores resultados para o A20s. Na tela ligada, o A20s também supera seu rival por alguns minutos.

No geral, são baterias grandes que estão entre as de melhor duração da linha Galaxy A como um todo, mas quando passamos para tempo de recarga, fica tudo estranho novamente. Apesar de serem todos números dentro do esperado e de ambos virem com carregador de 15W na caixa, o tempo de recarga do A20s foi 40 minutos maior do que seu antecessor.

Por isso, teremos mais um empate, pois apesar de durar alguma coisinha a mais, o tempo extra de recarga do A20s é decepcionante.

Qual tem mais bateria? Nenhum
Qual recarrega mais rápido? Galaxy A20
Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC? Galaxy A20s
Tem carregamento sem fio? Nenhum

Câmera

Um dos sentidos de ser do Galaxy A20s é a adição de uma câmera ao conjunto óptico desse celular em relação ao anterior. Passamos de duas para três câmeras, sendo que o A20 conta com uma wide de 13 megapixels e abertura f/1.9 e uma ultrawide de 5 megapixels com abertura f/2.2.

O A20s, além de acrescentar um sensor de profundidade de 5 megapixels, traz também essas duas outras lentes, mas em versão de 13 megapixels com abertura f/1.8 e PDAF e a grande angular de 8 megapixels e abertura f/2.2.

E se você estava esperando pontos para o A20s aqui, não será o caso. Os dois tiram fotos legais em ambientes externos usando boa luz e o equilíbrio de cores é bacana, mas o uso do HDR deixa as fotos do celular mais novo com aspecto sujo e o modo retrato dos dois é complicado porque falha em acertar todo o corpo. Fotos noturnas não são o forte de nenhum deles, mas têm uma qualidade pior no caso do A20s.

Temos mais um ponto para o Galaxy A20.

Melhor conjunto de câmera traseira Galaxy A20s
Melhor DxOMark, se tiver Nenhum
Cores mais equilibradas Nenhum
Melhores fotos noturnas Galaxy A20
Melhores fotos externas Galaxy A20
Melhores fotos internas Galaxy A20

Fotos tiradas com o Samsung Galaxy A20

Não precisamos nos estender muito no quesito vídeo. Os dois filmam em qualidade FullHD a 30fps e não possuem qualquer estabilização. A gravação de vídeos à noite não é recomendada e traz muito ruído.

No geral, a qualidade é a mesma que vemos no Galaxy A10, modelo mais simples da linha, e são capturas simples para casos bem básicos. No A20s, a grande angular diminui a velocidade de captura e prejudica a fluidez, mas a captura de áudio é boa e até melhor que outros deste segmento.

Eles empatam de novo.

Possui estabilização óptica? Nenhum
Possui estabilização eletrônica? Nenhum
Grava em 4k a 60fps? Nenhum
Melhor em vídeo Nenhum

Fotos tiradas com o Samsung Galaxy A20s

A câmera frontal destes dois celulares é a mesma, e conta com 8 megapixels e abertura f/2.0. Em boa luz, temos capturas de selfies decentes, com boas cores e nitidez. O problema é usar o modo retrato, que desativa o HDR e estoura o fundo atrás da pessoa. Em baixa luz, a qualidade das fotos cai drasticamente.

Terminamos as fotos com mais um empate.

Melhor conjunto de câmera frontal Galaxy A20s
Câmera frontal grava em 4k? Nenhum
Melhor selfie Nenhum

Preço

Quando chegaram ao Brasil, em Abril e Novembro de 2019, o Galaxy A20 e o A20s receberam o mesmo preço de lançamento, R$ 1.300. Atualmente, a média de preços na nossa ferramenta comparativa está de aproximadamente R$1.030 para ambos.

É possível encontrar os dois aparelhos por menos de 900 reais, sendo o Galaxy A20 esperadamente mais barato. Porém, pelos resultados que vimos aqui no comparativo, não tem como não deixar o melhor custo benefício também com o aparelho mais antigo. Seu processador é inclusive mais novo e a câmera mesmo sendo mais simples, chega a resultados bem similares.

Por isso, o último ponto é do Galaxy A20 também.

Qual teve melhor preço de lançamento? Nenhum
Qual tem melhor custo benefício? Galaxy A20

Conclusão

É difícil entender o que a Samsung fez aqui. Para manter o preço baixo como o do anterior e entrar na tendência de câmeras triplas, a sul coreana fez cortes bizarros com uma tela que deixou o aparelho maior e mais pesado, processador mais antigo e câmera que não justifica uma nova geração.

A verdade é que se você gosta da Samsung e procura um bom aparelho por até mil reais, o mais indicado é caçar bons preços do Galaxy A30, que é um aparelho superior no geral e vale a pena colocar um pouco mais de dinheiro para essa compra.

Porém, é possível encontrar o Galaxy A20 por menos de 800 reais, e essa pode ser uma diferença grande de valor para você. Nesse nível, o modelo anterior é o que vale mais a pena, inclusive pelo fato de receber o Android 10 juntamente com o modelo mais novo, deixando outros detalhes mais importantes.

RESULTADO

Samsung Galaxy A20: 10 PONTOS

  • Ótimos detalhes de construção
  • Melhor tela
  • Boa qualidade de som
  • Recheado de recursos
  • Desempenho superior
  • Boa duração de bateria
  • Melhor câmera traseira
  • Razoável para vídeos
  • Razoável para selfies
  • Bom custo benefício

Samsung Galaxy A20s: 5 PONTOS

  • Boa qualidade de som
  • Recheado de recursos
  • Boa duração de bateria
  • Razoável para vídeos
  • Razoável para selfies

Você acha a variante A20 uma boa investida da Samsung? Quero saber aqui embaixo nos comentários, deixa a sua opinião!

(atualizado em 23 de abril de 2024, às 17:44)

27

Comentários

Galaxy A20 vs Galaxy A20s: para manter o preço, não aconteceu a evolução | Comparativo

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas